Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Adm. Pública tem nova Coordenação

Notícias

Curso de Adm. Pública tem nova Coordenação

Professor Arcanjo é o novo coordenador do curso
por publicado: 09/11/2017 12h44 última modificação: 09/11/2017 12h44

Neste segundo semestre de 2017, o Secretario de Educação a Distância da Univasf, professor Ricardo Duarte, deixou, após quase 5 anos, a coordenação do curso de Bacharelado em Administração Pública, o primeiro da SEaD. Em seu lugar, acaba de assumir o professor Arcanjo Neto. Como despedida para nossos(as) alunos(as) veteranos(as) e apresentação para os nossos(as) novos(as) estudantes, apresentamos aqui uma pequena carta de despedida do professor Ricardo e um pingue pongue com professor Arcanjo. Confira!

"Desde 2013 tive a oportunidade de ser o responsável pela implementação e coordenação do Bacharelado em Administração Pública. Quando a CAPES lançou o edital em 2012, tive a iniciativa de fazer a proposta de adesão da Univasf e saiu o resultado.

Deu certo! Implementamos o curso em 2013.

Foi um desafio muito grande. A Universidade Federal do Vale do São Francisco não tinha, até então, nenhum curso de graduação na modalidade a distância, portanto, foi o nosso primeiro curso e não havia nenhum manual de como fazer EAD aqui. Então, fomos fazendo... nesse processo de fazer, fomos errando e acertando. Acredito que, no fim das contas, os acertos foram muito maiores e um grande indício disso é que nós tivemos avaliação in loco por parte do Inep (Instituto Anísio Teixeira), que é quem faz a avaliação dos cursos de graduação, e o Bacharelado foi avaliado com nota máxima. Nota 5! Ficamos muito contentes e realizados!

Hoje, estou ligado ao PROFIAP (Mestrado em Administração Pública) onde sou vice coordenador, também sou Secretario de Educação a Distância da Univasf, de maneira que, juntamente com a coordenação do Bacharelado, eram muitas atividades, muitas demandas. Isso me fez optar pela opção de me desvincular da coordenação do curso.

Acredito que agora também poderei atuar como professor em algumas disciplinas. Será muito bom!

Olhando pra esses quase cinco anos na coordenação do Bacharelado em Administração Pública, vejo que foi uma oportunidade extremamente rica. Aprendi muito! Agradeço a confiança do professor Julianeli, nosso reitor, e do professor Télio, vice-reitor, que nos permitiram implementar esse curso. Agradeço aos professores, aos servidores e a toda equipe SEaD que me deu as condições necessárias para fazer esse curso chegar onde chegou. Desejo ao professor Arcanjo que seja muito feliz, faça uma belíssima coordenação e imprima a sua cara e o seu jeito nessa missão. Acredito que o curso tem muito a ganhar com a competência e organização dele.

 Da minha parte, apenas palavras de agradecimento!

 Muito Obrigado!"

 Ricardo Duarte.

 

 Confira agora um rápido bate-papo com o professor Arcanjo Neto, novo coordenador do Curso de Bacharelado em Administração Pública.

- Professor, para os alunos que ainda não conhecem o senhor. Fale um pouco sobre sua formação, experiência acadêmica...

Sou bacharel e mestre em Administração pela UFPE e licenciado em Matemática pelas Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão (FAINTVISA). Faço parte do corpo docente efetivo da Univasf desde a sua fundação em 2004, lecionando disciplinas na área de marketing e realizando investigações e artigos científicos também nessa área. Ao longo do tempo já exerci a função de Vice-Coordenador do curso de graduação presencial em Administração, Coordenador de Estágios desse mesmo curso, Coordenador de Núcleo Temático, Ouvidor Geral e também Diretor de Desenvolvimento Institucional da Univasf.

 

- Como o senhor acredita que contribuirá para o curso de Adm. Pública?

Em primeiro lugar, não posso deixar de mencionar que tanto o corpo docente do curso quanto toda a equipe administrativa da Secretaria de Educação a Distância são profissionais muito dedicados e competentes. Não à toa, o curso obteve excelente avaliação junto ao MEC e vem contribuindo com a transformação da vida de diversos discentes. Será meu objetivo não apenas manter a qualidade que já conquistamos, mas também ampliá-la. Espero poder fazer isso utilizando a experiência que adquiri em todos os meus anos e cargos na Univasf para promover um diálogo produtivo com discentes, docentes, tutores, coordenadores de polos e toda nossa equipe administrativa. Por ter formação na área de marketing, prezo muito pela qualidade de todos os aspectos na prestação de um serviço e procuro esforçar-me para identificar as causas estruturais de qualquer problema para que, uma vez encontrada uma solução, esse problema jamais volte a se repetir. Reconheço que às vezes isso não é tarefa fácil, de fato, mas é com essa mentalidade que temos sempre que trabalhar. Espero, nessa jornada, poder contar com o apoio de todos. 

 

 - Na sua visão, qual a importância desse curso para a região? Como ele pode contribuir para os polos onde ele é oferecido ?

Se pararmos para pensar, vamos perceber facilmente que a qualidade do nosso cotidiano, nossa qualidade de vida, digamos assim, sofre influência direta ou indireta de inúmeros serviços prestados ou regulados por instituições públicas. Acontece que, em nosso país, não costuma ser tarefa das mais fáceis gerir com eficiência e eficácia tais instituições. Além da complexidade inerente às suas estruturas administrativas, muitas vezes os gestores públicos precisam lidar com a pressão de uma grande e cada vez mais exigente demanda e, na outra ponta, recursos limitados. Equilibrar essa equação com maestria, ética e transparência será muito mais fácil quando o gestor detiver conhecimentos que lhe permitam ir além do método de tentativa e erro. Assim, o Bacharelado em Administração Pública é importante para a região porque permite a qualificação dos gestores públicos, sejam eles atuais ou futuros, e, como consequência, a melhoria dos serviços prestados pelas instituições públicas. Nesse sentido, não podemos esquecer também que em alguns casos o profissional é alçado a um cargo de gestão pública sem nunca ter tido a oportunidade de obter conhecimentos na área de administração. Por ser ofertado na modalidade à distância nosso bacharelado fornece uma excelente oportunidade para isso, além de, obviamente, permitir a continuidade dos estudos em nível de pós-graduação.

 

 - Algum recado para os alunos de Adm. Pública?

Gostaria de pedir aos alunos que não deixem de aproveitar a oportunidade de fazer um ótimo curso. É necessário empenho, é verdade, mas ele será recompensado profissionalmente. Estarei à disposição para auxiliá-los durante essa jornada.