Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Entrevista de junho é com o professor José Roberto

Entrevista de junho é com o professor José Roberto

Ele coordena o curso de Educação Física
por publicado: 24/07/2017 10h55 última modificação: 24/07/2017 10h55

Uma vez por mês a equipe de comunicação da SEaD/Univasf tconversará com os coordenadores dos cursos oferecidos pela Secretaria. Através de um ping pong simples e direto, você poderá conhecer um pouco do que cada um desses cursos trata e qual o seu objetivo. O entrevistado do mês de julho é o professor José Roberto, coordenador do curso de Educação Física.

Confira

O Curso de Licenciatura em Educação Física está com Processo Seletivo aberto na SEaD. Qual o público alvo do curso? Todo mundo pode participar do Processo Seletivo?

O público-alvo do Curso de Licenciatura em Educação Física será destinado a professores da rede pública da educação básica e público em geral. Qualquer pessoa que tenha realizado o ENEM nos últimos 5 anos (2012-2016) pode participar do Processo Seletivo. As 300 vagas ofertadas para o curso serão distribuídas entre os candidatos de acordo com a seguinte distribuição:

I - Vagas específicas para egressos de escola pública;

II - Ampla concorrência (público em geral).

III - Professores da rede pública de ensino.

Quem for aprovado no Processo Seletivo, deverá esperar que tipo de abordagem durante o curso? Que tipo de conteúdo será passado pelos professores?

As atividades didático-pedagógicas (aulas, atividades, fóruns etc.) acontecerão em ambiente virtual de aprendizagem por meio de ferramentas interativas, com mediação docente, tutorial e de recursos didático-tecnológicos, sistematicamente organizados, e em encontros presenciais obrigatórios. As provas e a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também são feitas presencialmente, nos polos presenciais. O curso é constituído de todos os conteúdos necessários para o a formação acadêmica integral do aluno. Os alunos deste curso terão uma formação abrangente, que vai desde aspectos de anatomia humana até o domínio de técnicas didático-pedagógicas.

Que tipo de profissional esse curso buscará formar? Como o aluno, depois de formado, poderá atuar no mercado de trabalho?

Ao concluir a licenciatura em Educação Física, o profissional estará habilitado a lecionar a disciplina de Educação Física nos ensinos infantil, fundamental e médio em escolas públicas e privadas.

É possível cursar Educação Física a distância com qualidade? Como?

Para quem sonha em cursar Educação Física, mas não tem disponibilidade de tempo para se deslocar todos os dias até a faculdade, ou mora longe dos grandes centros, a modalidade a distância é uma ótima opção. Na modalidade a distância o aluno pode montar a própria rotina de estudos, dedicando-se às aulas nos horários mais convenientes para ele. É possível cursar Educação Física a distância com qualidade, desde que o aluno participe diariamente e de forma comprometida com as atividades propostas pelos professores.

Quantos anos dura o curso e qual a carga horária?

O curso tem duração de 4 anos (8 semestres), com matriz curricular e carga horária semelhante a do curso presencial. A carga horária total do curso é de 3275 horas.

Prof. Dr. José Roberto Andrade do Nascimento Junior

Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Colegiado de Educação Física (CEFIS)

Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF-UNIVASF)