Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Entrevista de junho é com o professor Marcelo Ribeiro

Entrevista de junho é com o professor Marcelo Ribeiro

Ele apresenta o curso "Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias"
por publicado: 28/06/2017 12h53 última modificação: 28/06/2017 12h53

A cada mês a equipe de comunicação da SEaD/Univasf tem conversado com os coordenadores dos cursos oferecidos pela Secretaria. Assim, você poderá conhecer um pouco, de maneira rápida e direta, do que cada um deles trata e qual o seu objetivo. O entrevistado do mês de junho é o professor Marcelo Ribeiro, coordenador do curso "Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias".

Confira

Professor, o nome da curso, "Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias", não é comum. Para aquelas pessoas que não estão familiarizadas com o curso, mas querem entender do que se trata: a que público ele é direcionado? E o que é visto ao longo dele?

A ideia do curso é abordar questões que atravessam o campo da educação na contemporaneidade marcadas, sobretudo, pelas chamadas novas tecnologias, sobretudo as digitais. Certamente o curso não está voltado exclusivamente para questão das novas tecnologias, mas como estas são marcas indeléveis da atualidade não dá para abordar uma coisa são tocar na outra. Nesse sentido, abordamos o campo da educação para além do escolar (porque processos educativos ocorrem em qualquer contexto humano) e almejamos também compreender os cenários que são postos.  Sendo assim, discutimos os desafios da educação contemporânea, as mudanças que estamos vivendo ou que somos convocados a responder em relação a formação, ao currículo, a avaliação, aos processos de aprendizagem. Para tudo isso, procuramos tratar os assuntos em uma perspectiva atualizada das teorias e sempre de um modo crítico.

Que tipo de profissional/cidadão este curso pretende formar?

O nosso curso tem um alargamento em termos de receptividade. Isto significa dizer que qualquer pessoa com o ensino superior completo pode fazer o nosso curso, desde que, obviamente, tenha interesse pela temática.

Como este curso contribui com o crescimento do Vale do São Francisco ?

Este curso já está na sua terceira edição e sempre financiado pela CAPES e pela Univasf. Temos recebido alunos que já são professores de universidades, institutos federais, da rede básica de ensino, profissionais diversos da área de educação, saúde e tecnologia....O impactos têm sido enormes. Só para citar uma ideia alguns alunos já estão fazendo mestrado (desenvolvendo temas que foi iniciados na nossa especialização), alguéns publicaram seus tccs em revistas científicas, outros se tornaram professores, inclusive na modalidade EaD e muitos outros , que são professores, transforaram suas realidades locais, inovando suas práticas pedagógicas.

Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias. Qual a importância desses temas no ensino vivenciado no século XXI ?

A importância é enorme! Não dá para pensar a educação se não a contextualizamos e se não pensarmos de maneira articulada com as profundas transformações provocadas pelas novas tecnologias. Até mesmo o modo do ser humano pensar, se organizar e aprender é impactado pelo que vivemos na contemporaneidade, ou melhor, pelo modo que vivemos. Então não há como pensar a educação sem levar em consideração essas transformações. A velocidade com a informação circula, o modo como lidamos com os conteúdos, a organização e produção de dados, tudo isso impacta profundamente o modo como ensinamos, como aprendemos e como nos relacionamos.  É claro que nem tudo é “paraíso” e que , se por um lado alguns problemas foram parcialmente ultrapassados (acesso a informação), outros novos são gerados (o que fazer com tanta informação). Por isso é importante termos uma perspectiva crítica em relação aos fenômenos da contemporaneidade e das novas tecnologias