Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe da UFPE visita a SEaD Univasf

Equipe da UFPE visita a SEaD Univasf

Equipe da Centro Acadêmico de Vitória irá implementar EAD
por publicado: 06/08/2018 11h47 última modificação: 07/08/2018 09h15

Na última semana, uma equipe da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória, CAV, esteve na Univasf Petrolina, campus sede, visitando a Secretaria de Educação a Distância. Além de verem as instalações da Secretaria, a comitiva assistiu a uma apresentação sobre as principais atividade a distância desenvolvidas na Univasf e também conheceu o colegiado de Educação Física,  bem como uma visita de cortesia ao Vice-reitor, no exercício da reitoria, Prof. Télio Nobre Leite.

De acordo com a vice-reitora da UFPE, Florisbela Campos o objetivo da visita foi conhecer a experiência da SEaD. “Nós vamos abrir cursos novos no interior, na modalidade “a distância” e é tudo novo pra gente, por isso queríamos ver, in loco, um núcleo de EAD que está consolidado. Queremos nos espelhar na experiência exitosa da SEaD, disse.

Apesar de já possuir cursos na modalidade EAD no campus Recife, a UFPE ainda não possui cursos a distância no interior, algo que o CAV pretende implantar com o auxílio da Univasf. “Sabemos que se fizermos seguindo os passos e com a empolgação e entusiasmo que o pessoal da SEaD tem, dará certo. Além disso, estamos perto e sabemos que se necessitarmos de uma ajuda, teremos. Vai ser uma necessidade nossa entrar na EAD e embarcar com vontade. Para isso, precisamos escolher um parceiro e a parceria ideal é a Univasf”, afirmou Florisbela.

A experiência da SEaD chegou até a UFPE através do professor Darlindo Ferreira, que foi professor da Univasf por 9 anos e hoje é o Coordenador do NEaD CAV (Núcleo de Educação a Distância do Centro Acadêmico de Vitória. “Conheço professor Ricardo (Duarte) e professor David (Neri) dos tempos em que eu era professor da Univasf. E já via o ótimo trabalho que eles faziam com EAD. Quando fui para Vitória, continuei acompanhando e vendo a excelência desse trabalho”, contou.

Para o professor Darlindo, alguns pontos chamaram a atenção durante a visita. “A SEaD mostra duas coisas mais importantíssimas. Uma delas é a dimensão da gestão em EAD. Aqui está sendo desenvolvido um know-how próprio sobre gestão e maneira de lidar com professor, aluno, tecnologias. Isso é fruto dos mais de 10 anos de trabalho. Outra coisa interessante é a adaptação de tecnologias de EAD pra facilitar a vida tanto do professor quanto do aluno, inclusive do presencial”, elenca.

A UFPE e a Univasf realizarão também uma parceria na criação de Especialização em Designe Institucional, onde a Univasf vai capacitar em torno de 100 professores da UFPE, principalmente dos campis do interior, na área de designe institucional de saúde e educação. “Estamos, hoje, fazendo os primeiros contatos, mas já temos algumas diretrizes delineadas. Em breve daremos início a essa parceria”, informou Darlindo.