Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Luta pela Inclusão dos/as estudantes de EaD na PNAES (Política Nacional de Assistência Estudantil).

por publicado: 14/11/2023 10h25 última modificação: 14/11/2023 10h25

Os/as alunos/as de cursos à distância precisam, nesse instante, unir forças na luta por uma causa crucial: a inclusão dos/as estudantes de EAD na Política Nacional de Assistência Estudantil | PNAES. Esta é uma oportunidade única para garantir que nossos interesses sejam representados, nossas necessidades atendidas e nossa voz seja ouvida.

A EaD tem se tornado uma alternativa valiosa para muitos que buscam aprimorar seus conhecimentos e conquistar um diploma de graduação ou de pós-graduação. No entanto, enfrentamos desafios específicos, desde a gestão do tempo até a acessibilidade tecnológica e a conciliação entre estudos, trabalho e família. Muitos/as estudantes enfrentam situações de vulnerabilidade que podem prejudicar sua capacidade de sucesso acadêmico.

O Projeto de Lei nº 3.474/2015, atualmente tramitando no Congresso Nacional, visa instituir a PNAES como uma política de apoio aos/às estudantes do ensino superior. No entanto, atualmente, a PNAES não inclui estudantes de graduação e pós-graduação em EAD, uma lacuna que precisamos preencher.

É hora de agir! Está em nossas mãos a oportunidade de garantir que a PNAES seja verdadeiramente inclusiva e equitativa, abrangendo todo(a)s o(a)s estudantes, independentemente da modalidade de ensino. Nossa mobilização é fundamental para assegurar que esse Projeto de Lei, com a emenda proposta, seja aprovado, garantindo apoio financeiro, assistência tecnológica, alimentação adequada, moradia digna e todos os recursos necessários para nosso sucesso.

O/a estudante comprometido/a com a educação e com o futuro da EaD precisa, agora, mais do que nunca, fazer a diferença.

Ao responder ao QUESTIONÁRIO, o/a estudante em EaD participa da luta pela sua inclusão na PNAES.

Precisamos unir nossas vozes, sensibilizar nossos/as representantes no Congresso Nacional e conscientizar a sociedade sobre nossas necessidades. Juntos/as, podemos influenciar as políticas que vão moldar nosso percurso acadêmico e nosso sucesso no futuro.

A importância da causa requer participação em debates, fóruns e ações de sensibilização. Compartilhem suas histórias, desafios e realizações para ilustrar a importância de incluir os estudantes de EaD na PNAES. Contactem seus/suas representantes locais e nacionais para expressar seu apoio a esta emenda vital.

A mobilização dos/as estudantes é a chave para transformar nossa realidade e assegurar que todos tenham igualdade de oportunidades na busca do ensino superior. Juntos/as, podemos tornar a EaD mais acessível, inclusiva e equitativa.

Vamos unir forças, ser a mudança que queremos ver e garantir que todos/as os estudantes/as tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial.

Juntos/as pela inclusão na PNAES!