Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SALVE 15 DE OUTUBRO, DIA DAS PROFESSORAS E DOS PROFESSORES!

SALVE 15 DE OUTUBRO, DIA DAS PROFESSORAS E DOS PROFESSORES!

por publicado: 14/10/2023 16h37 última modificação: 14/10/2023 16h48

No Brasil, os professores e as professoras são celebrados em 15 de outubro. Mas você sabe por que esse dia foi escolhido? Nessa data, no ano de 1827, o então Imperador do Brasil, Dom Pedro I, sancionou a lei que criou o Ensino Elementar no Brasil, estabelecendo que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras".

Porém, a data só foi comemorada pela primeira vez 120 anos depois, em 1947, quando se formou a “Comissão Pró-oficialização do Dia do Professor”. Apesar do extenso percurso, a data só foi oficializada e definida como feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963, firmado pelo Presidente da República João Goulart.

Na SEaD (Secretaria de Educação a Distância da Univasf) não precisamos esperar para comemorar, aqui todo dia é dia do professor e da professora, aqui tudo é feito por e para professores e professoras. Na SEaD, coordenadore(a)s, tutore(a)s, secretário(a)s, servidore(a)s além do(a)s discentes – das licenciaturas – SOMOS TODO(A)S PROFESSORE(A)S!

Nossa homenagem a todo(a)s o(a)s professore(a)s que dedicam sua vida a mudar outras vidas. Sim, ser professor(a) é mudar vidas, é alterar mundos, ampliar perspectivas e possibilidades. O(A)s professore(a)s podem não ser capazes de parar o tempo, mas são, com certeza, responsáveis por nos fazer compreender o seu movimento.

A SEAD PARABENIZA OS PROFESSORES E PROFESSORAS PELO DIA 15 DE OUTUBRO E AGRADEÇE, CARINHOSAMENTE, PELOS DEMAIS 364 DIAS DO ANO. TODOS OS DIAS SÃO SEUS!

CURIOSIDADE:

O Dia Mundial dos Professores é comemorado no dia 5 de outubro, a data foi definida pela UNESCO em 1994, data que celebrava a aprovação da Recomendação da UNESCO / OIT sobre o Estatuto dos Professores, que aconteceu no dia 5 de outubro de 1966. Nessa mesma data comemora-se a adoção da Recomendação da UNESCO sobre o Estatuto do Pessoal Docente do Ensino Superior firmado na Conferência Geral da UNESCO, em 1997.