Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SEaD estuda parceria por curso de Biblioteconomia

SEaD estuda parceria por curso de Biblioteconomia

Encontro com professores da UFPE é primeiro passo
por publicado: 09/11/2017 11h16 última modificação: 09/11/2017 11h16

Esta semana, um grupo de professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), coordenado pelo professor Darlindo Ferreira, esteve na Universidade do Vale do São Francisco, nos campi Juazeiro e sede, em Petrolina, para, juntamente com o Secretario de Educação a Distância da Univasf, professor Ricardo Duarte, e sua equipe, discutirem a respeito da implantação do curso de Biblioteconomia na modalidade EAD.

encontro biblioteconomia 1

O professor Darlindo Ferreira, coordenador do Núcleo de Educação a Distância CAV-UFPE, informou que a ideia surgiu pela sua proximidade com a Univasf, já que ele já foi professor da Universidade em Petrolina. "Essa ideia surgiu de uma maneira natural.  Eu reconheço a capacitação da SEaD. Então, como nós já temos esse curso aprovado na formatação presencial, eu conversei com professor Ricardo a respeito de oferecê-lo via Educação a Distância e agora estamos dando os passos necessários para essa implantação", disse.

Biblioteconomia 2

Esses próximos passos já começam a ser realizados. Professor Ricardo Duarte informou que, antes de tudo, é necessária  a formalização entre as duas universidades, depois disso, o documento de criação do curso  precisará tramitar internamente na Univasf. "O curso já foi criado na Universidade Federal de Pernambuco.  Aqui dentro, ele precisará passar na Câmara de Graduação e no Conuni, que é o Conselho Universitário. Então, é preciso fazer as adaptações que, uma vez feitas, tramitará o processo de criação do curso . O ultimo passo será aguardar o edital da CAPES para implementar de fato o curso", informou o Secretario Duarte.

Um dos grandes impulsionadores da implantação do curso na região do Vale do São Francisco é a ausência desse curso e a necessidade do profissional de biblioteconomia.  Anna Elizabeth Galvão, professora de Biblioteconomia da UFPE , no campus Recife, contou que a demanda na região da capital é bastante alta. "Temos uma pesquisa que mostra que o curso de Biblioteconomia é o 5º que mais emprega. A demanda é bastante grande. A maioria sai praticamente empregada. Temos muita coisa para ser feita também no Vale do São Francisco. Aqui, no semiárido, temos a questão do agronegócio e é necessário gerenciar as informações dessas empresas", contou.

Biblioteconomia 3

A carência neste setor na região de Petrolina e Juazeiro é algo confirmado por Márcio Pataro e Renato Alves, bibliotecários da Univasf. Professor Ricardo lembrou, ainda, que existe uma lei federal que obriga toda escola pública ter um profissional de biblioteconomia. "Como teremos esse profissional se não o formarmos? Esse curso virá pra isso. Temos tido o apoio dos professores Julianeli e Telio (Reitor e vice-reitor da Univasf) e acredito muito que esse curso irá ser realidade através dessa parceria com a UFPE", confessou Duarte.

Ao final da visita, as equipes da UFPE e SEaD visitaram as instalações da biblioteca da Univasf Juazeiro e encerrou a visita realizando visita a biblioteca do campus Petrolina, campus sede. Lugar ideal para fechar um encontro como este.