Notícias
SEaD estuda parceria por curso de Biblioteconomia
Esta semana, um grupo de professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), coordenado pelo professor Darlindo Ferreira, esteve na Universidade do Vale do São Francisco, nos campi Juazeiro e sede, em Petrolina, para, juntamente com o Secretario de Educação a Distância da Univasf, professor Ricardo Duarte, e sua equipe, discutirem a respeito da implantação do curso de Biblioteconomia na modalidade EAD.
O professor Darlindo Ferreira, coordenador do Núcleo de Educação a Distância CAV-UFPE, informou que a ideia surgiu pela sua proximidade com a Univasf, já que ele já foi professor da Universidade em Petrolina. "Essa ideia surgiu de uma maneira natural. Eu reconheço a capacitação da SEaD. Então, como nós já temos esse curso aprovado na formatação presencial, eu conversei com professor Ricardo a respeito de oferecê-lo via Educação a Distância e agora estamos dando os passos necessários para essa implantação", disse.
Esses próximos passos já começam a ser realizados. Professor Ricardo Duarte informou que, antes de tudo, é necessária a formalização entre as duas universidades, depois disso, o documento de criação do curso precisará tramitar internamente na Univasf. "O curso já foi criado na Universidade Federal de Pernambuco. Aqui dentro, ele precisará passar na Câmara de Graduação e no Conuni, que é o Conselho Universitário. Então, é preciso fazer as adaptações que, uma vez feitas, tramitará o processo de criação do curso . O ultimo passo será aguardar o edital da CAPES para implementar de fato o curso", informou o Secretario Duarte.
Um dos grandes impulsionadores da implantação do curso na região do Vale do São Francisco é a ausência desse curso e a necessidade do profissional de biblioteconomia. Anna Elizabeth Galvão, professora de Biblioteconomia da UFPE , no campus Recife, contou que a demanda na região da capital é bastante alta. "Temos uma pesquisa que mostra que o curso de Biblioteconomia é o 5º que mais emprega. A demanda é bastante grande. A maioria sai praticamente empregada. Temos muita coisa para ser feita também no Vale do São Francisco. Aqui, no semiárido, temos a questão do agronegócio e é necessário gerenciar as informações dessas empresas", contou.
A carência neste setor na região de Petrolina e Juazeiro é algo confirmado por Márcio Pataro e Renato Alves, bibliotecários da Univasf. Professor Ricardo lembrou, ainda, que existe uma lei federal que obriga toda escola pública ter um profissional de biblioteconomia. "Como teremos esse profissional se não o formarmos? Esse curso virá pra isso. Temos tido o apoio dos professores Julianeli e Telio (Reitor e vice-reitor da Univasf) e acredito muito que esse curso irá ser realidade através dessa parceria com a UFPE", confessou Duarte.
Ao final da visita, as equipes da UFPE e SEaD visitaram as instalações da biblioteca da Univasf Juazeiro e encerrou a visita realizando visita a biblioteca do campus Petrolina, campus sede. Lugar ideal para fechar um encontro como este.