Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SEaD Univasf tem se consolidado como centro de excelência em Administração Pública

por publicado: 23/05/2017 14h31 última modificação: 23/05/2017 14h31

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) tem se tornado um centro de excelência em Administração Pública no Nordeste. Cursos de graduação (bacharelado em Administração Pública), de especialização e de mestrado profissional em Administração Pública estão sendo oferecidos pela Universidade e as avaliações e frutos têm sido cada vez melhores. Recentemente, o curso de Bacharelado em Administração Pública foi avaliado pelo MEC com nota máxima. Um reconhecimento ao trabalho realizado pela SEaD, através de seus professores e tutores.

O professor João Gouveia, Procurador Institucional no processo de avaliação do curso, explica que para a emissão de autorização de funcionamento do curso de Bacharelado em Administração Pública, era preciso que fosse realizado um processo de avaliação in loco de reconhecimento. "No processo, feito por representantes do INEP, é feita a avaliação de três dimensões (Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial, Infraestrutura) e são dadas notas para vários itens. A nota final varia de 1 a 5, sendo que, igual ou maior que 3, o curso é recomendado",  explica.

Após a visita, deu-se inicio ao trabalho de devolver os relatórios ao MEC com comentários e uma proposta de plano de melhoria para os itens que necessitam de modificações. "Agora, o relatório de avaliação foi disponibilizado no sistema e-mec e estamos organizando, a partir dele, a proposta de melhoria para apresentar para a coordenação do curso", disse o professor Gouveia.

O Reitor da Univasf, Julianeli Tolentino afirmou que a nota máxima obtida é resultado de muito trabalho e dedicação de uma equipe que é apaixonada pela educação. "É uma conquista importante para a Univasf, o reconhecimento do trabalho realizado, um caminho com muitos desafios e êxito que estamos trilhando com humildade e determinação, fruto de dedicação da equipe e esforço coletivo. Parabéns à SEaD pelo merecido sucesso com resultados significativos para a nossa região", comemorou Tolentino.

Além do bacharelado, desde de 2013 a Univasf oferece os cursos de especialização em Gestão em Saúde, Gestão Pública e Gestão Pública Municipal, que faz parte do PNAP (Programa Nacional de Formação em Administração Pública).

Segundo o coordenador do Curso de especialização em Gestão Pública, professor Jorge Cavalcanti, esse curso tem por objetivo a qualificação de pessoal de nível superior visando ao exercício de atividades gerenciais. "Pretendemos capacitar quadros de gestores para atuarem na administração de macro (governo) e micro (unidades organizacionais) sistemas públicos; capacitar profissionais com formação adequada a intervirem na realidade social, política e econômica; entre outros pontos", explicou.

Desde o ano passado, 2016, a Univasf oferta também o Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), que tem como objetivo capacitar profissionais para o exercício da prática administrativa avançada nas organizações públicas. Para entrar no PROFIAP é preciso fazer o teste ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração). Até 2015, os moradores da região do Vale do São Francisco e regiões circunvizinhas precisavam viajar até Recife, Salvador ou outra capital para realizar o teste. Graças a uma ação da SEaD, há dois anos, ele está sendo realizado em Petrolina, no campus sede da Univasf.

O vice-reitor da Univasf, Telio Nobre Leite acredita que este resultado demonstra que a  Universidade está no caminho certo, que busca a excelência acadêmica nos mais diversos níveis em que atua, com ensino superior de qualidade. "Este resultado é, sem dúvida, uma conquista importante para a nossa comunidade acadêmica e para a nossa região, e também põe em destaque o trabalho positivo realizado pela SEaD", disse Nobre.