Você está aqui: Página Inicial > Servidor > Notícias do Servidor > Núcleo de Inovação Tecnológica está com inscrições abertas para I Mini-Workshop de Inovação para o Desenvolvimento de Tecnologias Verdes

publicado: 24/05/2017 17h19 última modificação: 25/05/2017 17h36
Assessoria de Comunicação

Com o intuito de promover um ambiente de estímulo à inovação na área de patentes verdes, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Univasf, em parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF-Sertão), irá promover o I Mini-Workshop de Inovação para o Desenvolvimento de Tecnologias Verdes. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de maio nos campi Sede, em Petrolina (PE), e Juazeiro (BA). Os servidores interessados em participar podem se inscrever até o dia 29, no site do evento.

A programação inclui um minicurso voltado para busca e uso de informações tecnológicas em bases de patentes, dividido em dois módulos de 4h, e também uma palestra sobre “Patenteamento de Tecnologias Verdes”, ministrada pelo pesquisador do INPI, Douglas Alves Santos. No momento da inscrição, o participante deve selecionar a atividade desejada. O minicurso, módulos I e II, será realizado no Laboratório de Computação Básica, Prédio de Colegiados, Campus Juazeiro, das 8h às12h; e a palestra no Núcleo Temático 1, Campus Sede, das 19h30 às 20h30.

Segundo a professora Vivianni Marques, coordenadora do NIT, é muito importante trazer para discussão a temática sobre tecnologias verdes. “Diante da necessidade de desenvolvimento econômico e crescente demanda dos recursos naturais e os efeitos negativos ao meio ambiente, é necessário buscar o desenvolvimento de tecnologias menos poluentes”, comenta.

Uma das contribuições do evento é a divulgação do programa Patentes Verdes, mantido pelo INPI, que visa apoiar as invenções que podem ter impactos positivos ao meio ambiente e oferecer a chance de obter patente em menos tempo. “Para a Univasf, é importante conhecer a existência desse programa, como utilizá-lo e, assim, favorecer o desenvolvimento de pesquisas na temática da sustentabilidade ambiental”, ressalta Vivianni.