Você está aqui: Página Inicial > Servidor > Notícias do Servidor > Professor do Campus Serra da Capivara lança livro de poesias “O cacto não cresceu”

publicado: 09/03/2018 15h59 última modificação: 13/03/2018 17h03
O interesse de Marcus Vinicus pela poesia surgiu na pré-adolescência.

“Publicar é sempre um ato de coragem, de exposição de si, de não ter medo de compartilhar com os outros a angústia, o medo, a alegria, a guinada pela vida”. É o que afirma o professor Marcus Vinicius Santana Lima do Colegiado de Arqueologia  e Preservação Patrimonial da Univasf, autor do livro de poesias “O cacto não cresceu”, publicado pela editora Moinhos. A obra será lançada no dia 20 de março, às 20h, no espaço Café de Bule, na cidade de Petrolina (PE). Ao todo, a edição apresenta 49 poemas que falam sobre a terra, o mar, a morte, o tempo, os sentimentos e a infância.

Este é o primeiro livro de poesias do docente e foi escrito durante os meses de maio e dezembro de 2016. Com o desejo de publicar a sua produção, Lima começou a acompanhar o trabalho de editoras no Brasil que buscam descobrir novos escritores e encontrou uma chamada pública da Moinhos, de Belo Horizonte (MG). “Eles estavam recebendo material original para avaliação e meu livro, entre outros, foi escolhido”, conta.

A atração do professor pela poesia surgiu durante a pré-adolescência. “Meu interesse começou aos 12 ou 13 anos, quando tive contato com a poesia brasileira, em especial a dos cordéis, violeiros e aboiadores”. Apesar desse interesse inicial, só mais tarde Lima tornou a escrita uma prática. “Há dois ou três anos, resolvi voltar a escrever e tornar isso um hábito”, relata.

A inspiração de Lima está nas experiências pessoais, nos relacionamentos, no olhar sobre as pequenas coisas do cotidiano e nos detalhes despercebidos.  Segundo o autor, em “O cacto não cresceu” esses elementos estão presentes. "São poemas que expressam o estado contemplativo das coisas, que de alguma maneira traduzem meu olhar sobre a serenidade das relações humanas, apesar do mundo caótico em que vivemos”, diz.

A obra está em pré-venda no site da editora e custa R$ 35,00. Quem mora na região do Vale do São Francisco pode comprar diretamente com o autor, através do e-mail marcusdmba@gmail.com.