Você está aqui: Página Inicial > Servidor > Notícias do Servidor > Professor da Univasf recebe duas premiações em congresso nacional

Professor da Univasf recebe duas premiações em congresso nacional

publicado: 10/09/2020 14h57 última modificação: 10/09/2020 14h57

O professor do curso de Engenharia de Produção do Campus Salgueiro (PE), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Kliver Lamarthine, recebeu, durante o V Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais da Paraíba (CONCICAT), o prêmio de melhor trabalho e também menção honrosa na categoria de Contabilidade Financeira e Governança Corporativa por dois estudos que apresentou sobre avaliação de títulos de renda fixa. Os trabalhos submetidos pelo docente da Univasf obtiveram destaque entre um total de 16 artigos apresentados na modalidade por cientistas de todo o país. As obras estão publicadas nos anais do congresso, que foi promovido online pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre os dias 27 e 29 de agosto.

Os artigos são frutos da pesquisa de doutorado de Kliver, defendida em março deste ano, e foram produzidos em coautoria com a docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Joséte Florêncio, que também foi a orientadora do professor no Programa de Pós-Graduação em Administração (Propad) da UFPE. No CONCICAT, o trabalho “Spread das debêntures brasileiras: uma aplicação da modelagem de equações estruturais sob os direcionadores de covenants brasileiro” conquistou o prêmio de melhor trabalho da categoria, enquanto o artigo “Direcionadores de convenants e o spread das debêntures: quais covenants são relevantes no mercado brasileiro” foi o homenageado em Menção Honrosa.

O professor Kliver Lamarthine conta que o primeiro artigo, premiado como melhor da sua categoria, foi considerado uma inovação por utilizar a Modelagem de Equações Estruturais, uma técnica pouco explorada em pesquisas de administração e contabilidade, e contribuir para evidenciar os conceitos de Desempenho Financeiro, Situação Patrimonial e de Endividamento (DFSPE) e Comprometimento da Dívida (CD). Além disso, segundo ele, o trabalho “Direcionadores de covenants e o spread das debêntures: quais covenants são relevantes no mercado brasileiro” foi homenageado por seu desempenho nos quesitos Metodologia e Contribuição Teórica e Empírica.

Os dois trabalhos realizam análises sobre as debêntures, um tipo de investimento no mercado financeiro utilizado por empresas para captar recursos. As pesquisas estudaram fatores que influenciam a valorização das debêntures e identificaram algumas regras, chamadas de covenants, que se aplicam às empresas que se beneficiam destes recursos, como elementos que possuem efeito sobre esta valorização.

De acordo com Lamarthine, as debêntures são investimentos considerados arriscados para os investidores em renda fixa, mas com potencial de grande retorno financeiro, além de serem formas de captação de recursos para empresas que têm ganhado muita expressão nos últimos anos. O professor explica que, diante dessa realidade, a realização de estudos como esses é muito importante e os resultados encontrados podem ser considerados por investidores ao analisarem qual tipo de debênture é mais coerente com o seu perfil de investimento, além de serem úteis para órgãos reguladores, que podem se inspirar nestes covenants para estruturar a legislação das informações obrigatórias para a emissão dos títulos para este tipo de aplicação financeira.

Para o docente, as conquistas alcançadas pelos trabalhos representam o reconhecimento de muito esforço e dedicação. “Os sentimentos são de orgulho, gratidão e reconhecimento, especialmente sendo fruto de uma pesquisa de doutorado, estudo o qual dedicamos muitos anos. Por isso, é muito gratificante receber destaque por um trabalho acadêmico como esse”, afirma.