Você está aqui: Página Inicial > Servidor > Notícias do Servidor > Servidor da Univasf assume a Secretaria de Tecnologia e Acesso à Informação da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB)

publicado: 16/08/2021 16h46 última modificação: 16/08/2021 16h46

Milton Carvalho com seu cão-guia, a cadela Shiva, em frente à Reitoria: luta pelos direitos das pessoas com deficiência visual. Foto: Arquivo Ascom

O revisor de texto braile da Univasf Milton Carvalho assumiu, no final de julho, a Secretaria de Tecnologia e Acesso à Informação da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), uma organização não-governamental sem fins lucrativos, que reúne entidades representativas do movimento unificado de cegos de todo o País. Carvalho tem uma longa trajetória na luta pelos direitos das pessoas com deficiência visual e já atuava voluntariamente como assessor da ONCB há cerca de um ano e meio.

A nova função na ONCB também é voluntária e, como secretário, Carvalho continuará contribuindo para fortalecer as ações em prol da garantia de direitos das pessoas com deficiência visual. Entre as funções da Secretaria de Tecnologia e Acesso à Informação destacam-se elaborar pareceres sobre tecnologias assistivas, sensibilizar o mercado para as necessidades dos consumidores cegos ou que têm baixa visão, mobilizar a sociedade para a aprovação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência visual e promover ações formativas com outras secretarias temáticas da ONCB.

Servidor lotado no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Univasf desde 2017, Carvalho está feliz com a oportunidade de atuar na ONCB. “Sou ativista pelos direitos das pessoas com deficiência visual e estou muito satisfeito por poder dar minha contribuição. Para mim, esse é um sinal de que o trabalho que venho desenvolvendo na Univasf, e na minha vida de uma maneira mais ampla, está no caminho certo”, afirma.

Milton Carvalho graduou-se em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e também é consultor em audiodescrição. Antes de passar no concurso para a Univasf, ele trabalhou durante dez anos na Unicap, dos quais cinco deles na Assessoria de Comunicação (Assecom). Paralelamente, também atuou como professor brailista na Secretaria de Educação de Pernambuco. Na Univasf, ele integra vários projetos do NAI, a exemplo do Sentindo na Pele, Incluir Kids e A Inclusão Começa em Mim, já ministrou diversas capacitações para servidores e estudantes e, mais recentemente, durante a pandemia, tem apresentado lives e outros eventos remotos promovidas pela Instituição.