Você está aqui: Página Inicial > Servidor > Notícias do Servidor > Univasf dá início ao Ciclo Avaliativo 2022 do Programa de Avaliação de Desempenho (Proad) dos servidores TAEs

publicado: 03/06/2022 12h13 última modificação: 03/06/2022 16h56

A Coordenação de Capacitação e Desempenho (CCD) da Progepe, por meio da Divisão de Desempenho, lançou no último dia 26 de maio, o Ciclo Avaliativo 2022 do Programa de Avaliação de Desempenho (Proad) dos servidores da carreira TAE. O ciclo avaliativo do Proad é realizado anualmente por meio de um questionário on-line, que este ano estará disponível para preenchimento até 30 de setembro.

Regulamentado pela Resolução Nº 2/2016, alterada pela Resolução N° 5/2021 do Conselho Universitário (Conuni), ambas disponíveis no site da Progepe, o Proad tem como objetivo verificar os resultados obtidos por meio da avaliação de desempenho realizada pelo servidor e pela equipe de trabalho. Os resultados subsidiam a política de desenvolvimento institucional e se constituem num requisito obrigatório para a garantia de progressão por mérito dos servidores TAE na carreira. Este clico do Proad contará com a participação de uma Comissão, designada pela Portaria/GR Nº 372 de 25 maio 2022, que acompanhará todas as etapas do processo avaliativo.

Desde 2016, o Proad adota a avaliação 360° da equipe de trabalho, na qual o servidor avalia seu superior hierárquico e é avaliado por ele. Este ano, o Proad retoma a interavaliação, por meio da qual o servidor avalia também os colegas de sua equipe de trabalho e é avaliado por todos os integrantes da equipe. A interavaliação havia sido suspensa no Proad de 2021, em virtude do trabalho remoto. O processo avaliativo inclui ainda a autoavaliação do servidor.

A chefe da Divisão de Desempenho da CCD, Danielle Gomes de Andrade, esclarece que para este ciclo as equipes foram organizadas considerando o maior tempo de lotação no setor. Os servidores que foram removidos de setor entre dezembro de 2021 e maio de 2022 serão avaliados pela equipe anterior. Caso o servidor identifique alguma irregularidade na equipe no sistema, antes de realizar a avaliação, deve solicitar a regularização da situação por e-mail, para o endereço: desempenho.progepe@univasf.edu.br.

Danielle destaca que o Proad é uma ferramenta criada com o intuito de promover o desenvolvimento institucional da Universidade, propiciando condições favoráveis à melhoria dos processos de trabalho por meio da identificação e avaliação do desempenho coletivo e individual de seus servidores, consideradas as condições de trabalho, bem como ajudar a garantir a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade. “A análise criteriosa e fidedigna nesse processo de avaliação entre os pares é fundamental para apontar indicadores que contribuam para o desenvolvimento profissional dos servidores”, destaca a servidora.

A equipe da CCD promoverá um treinamento on-line sobre o Proad, para possibilitar, entre outras questões, esclarecer possíveis dúvidas sobre o sistema. A data do treinamento será divulgada posteriormente.