Você está aqui: Página Inicial > Servidor > Notícias do Servidor > Univasf dá início ao Ciclo Avaliativo 2022 do Programa de Avaliação de Desempenho (Proad) dos servidores TAEs

Notícias

Univasf dá início ao Ciclo Avaliativo 2022 do Programa de Avaliação de Desempenho (Proad) dos servidores TAEs

publicado: 03/06/2022 12h13 última modificação: 03/06/2022 16h56

A Coordenação de Capacitação e Desempenho (CCD) da Progepe, por meio da Divisão de Desempenho, lançou no último dia 26 de maio, o Ciclo Avaliativo 2022 do Programa de Avaliação de Desempenho (Proad) dos servidores da carreira TAE. O ciclo avaliativo do Proad é realizado anualmente por meio de um questionário on-line, que este ano estará disponível para preenchimento até 30 de setembro.

Regulamentado pela Resolução Nº 2/2016, alterada pela Resolução N° 5/2021 do Conselho Universitário (Conuni), ambas disponíveis no site da Progepe, o Proad tem como objetivo verificar os resultados obtidos por meio da avaliação de desempenho realizada pelo servidor e pela equipe de trabalho. Os resultados subsidiam a política de desenvolvimento institucional e se constituem num requisito obrigatório para a garantia de progressão por mérito dos servidores TAE na carreira. Este clico do Proad contará com a participação de uma Comissão, designada pela Portaria/GR Nº 372 de 25 maio 2022, que acompanhará todas as etapas do processo avaliativo.  

Desde 2016, o Proad adota a avaliação 360° da equipe de trabalho, na qual o servidor avalia seu superior hierárquico e é avaliado por ele. Este ano, o Proad retoma a interavaliação, por meio da qual o servidor avalia também os colegas de sua equipe de trabalho e é avaliado por todos os integrantes da equipe. A interavaliação havia sido suspensa no Proad de 2021, em virtude do trabalho remoto. O processo avaliativo inclui ainda a autoavaliação do servidor.

A chefe da Divisão de Desempenho da CCD, Danielle Gomes de Andrade, esclarece que para este ciclo as equipes foram organizadas considerando o maior tempo de lotação no setor. Os servidores que foram removidos de setor entre dezembro de 2021 e maio de 2022 serão avaliados pela equipe anterior. Caso o servidor identifique alguma irregularidade na equipe no sistema, antes de realizar a avaliação, deve solicitar a regularização da situação por e-mail, para o endereço: desempenho.progepe@univasf.edu.br.

Danielle destaca que o Proad é uma ferramenta criada com o intuito de promover o desenvolvimento institucional da Universidade, propiciando condições favoráveis à melhoria dos processos de trabalho por meio da identificação e avaliação do desempenho coletivo e individual de seus servidores, consideradas as condições de trabalho, bem como ajudar a garantir a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade. “A análise criteriosa e fidedigna nesse processo de avaliação entre os pares é fundamental para apontar indicadores que contribuam para o desenvolvimento profissional dos servidores”, destaca a servidora.

A equipe da CCD promoverá um treinamento on-line sobre o Proad, para possibilitar, entre outras questões, esclarecer possíveis dúvidas sobre o sistema. A data do treinamento será divulgada posteriormente.