Você está aqui: Página Inicial > Servidor > Notícias do Servidor > Univasf promove I Ciclo Formativo sobre Direitos Humanos, Racismo e Diversidade para servidores

publicado: 16/09/2021 12h03 última modificação: 16/09/2021 12h03

Capacitar servidores da Univasf para lidar com temáticas relativas a ações afirmativas. Esse é o intuito do I Ciclo Formativo sobre Direitos Humanos, Racismo e Diversidade, que acontece entre os dias 24 de setembro e 21 de outubro. A capacitação é uma ação da Coordenação de Políticas Afirmativas, Diversidade e Inclusão (CPADI) realizada em conjunto com a Progepe, por meio da Coordenação de Capacitação e Desempenho (CCD). O Ciclo é composto por três minicursos, que serão ministrados pelo Google Meet. Os servidores interessados podem realizar as inscrições até o dia 22 de setembro.

As inscrições podem ser efetuadas pelo SGE. O link da sala será enviado posteriormente aos inscritos. Os minicursos serão ministrados por professoras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Cada um deles irá abordar uma temática social específica, numa carga horária de quatro horas, divididas em dois encontros de duas horas. Os servidores interessados podem optar por fazer o ciclo completo ou escolher apenas um ou dois minicursos. A carga horária total é de 12 horas.

O primeiro minicurso tem como temática a comunidade “LGBTQIA+” e será ministrado pela professora Simone Brandão, nos dias 24 de setembro, das 14h às 16h, e no dia 6 de outubro, das 10h às 12h. O minicurso seguinte irá abordar as “Trajetórias de enfrentamento à desigualdade social no Brasil”. Este será instruído pela professora Luane Neves, nos dias 28 de setembro, das 14h às 16h, e 29 de setembro, das 10h às 12h. O tema do último minicurso é “Educação Antirracista”, que irá acontecer nos dias 14 e 21 de outubro, das 10h às 12h, e terá como instrutora a professora Maria Goretti da Fonseca.

Segundo a coordenadora da CPADI, Leilane Diena, a ação busca fazer com que os servidores da Univasf possam ter uma visão mais ampla sobre as temáticas relativas a ações afirmativas. “Acredito que o Ciclo irá proporcionar aos servidores uma formação para atuar com toda a comunidade acadêmica. A ideia é que eles entendam sobre diversidade e gênero, consigam adotar práticas antirracistas no seu dia a dia e possam compreender o cenário de desigualdade social em que vivemos, para que possam atuar de maneira mais efetiva sobre essas temáticas”, destaca.

Cronograma:

Minicurso 1: LGBTQIA+

Dias: 24/09 (14h às 16h) e 6/10 (10h às 12h)

Instrutora: Simone Brandão (UFRB)

Minicurso 2: Trajetórias de enfrentamento à desigualdade social no Brasil

Dias: 28/09 (14h às 16h) e 29/09 (10h às 12h)

Instrutora: Luane Neves (UFRB)

Minicurso 3: Educação Antirracista

Dias: 14 e 21/10 (10h às 12h)

Instrutora: Maria Goretti da Fonseca (UFRB)