Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lançamento "A Univasf no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)"

por última modificação: 19/01/2024 09h38

Por meio do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), o presente relatório objetiva apresentar o resultado da análise dos PPC - Projetos Pedagógicos dos Cursos de graduação ofertados pela UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco, com o propósito de averiguar se os mesmos cumprem o artigo 7 do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIVASF, no que se refere à educação ambiental, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, bem como o objetivo 4, em específico a meta 4.7 da Agenda 2030 dos ODS/ONU - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que trata da Educação de Qualidade. É fruto de uma pesquisa descritiva de caráter documental exploratória, cujos dados foram obtidos através do site dos cursos na página da UNIVASF e, quando necessário, pela interlocução com as coordenações dos mesmos para dirimir dúvidas e esclarecer fatos que permitiam múltiplas interpretações. Com os dados obtidos construiu-se uma matriz de análise considerando os elementos do PPC, as atividades acadêmicas que compõem o currículo, tais como, os programas de cada disciplina e os documentos internos consultados no confronto com a legislação pertinente e a Agenda 2030, com a qual a UNIVASF assumiu compromisso para a sua execução. Este Produto Final é parte integrante da Tese de Doutorado intitulada “CURRÍCULO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: saberes necessários à formação humana e cidadã de membros da academia”, defendida no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, cujas conclusões poderão subsidiar a PROEN – Pró-Reitoria de Ensino nas atualizações dos PPC dos Cursos de Graduação, na perspectiva do atendimento aos requisitos do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIVASF e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Bruno Cezar Silva, além de egresso do PPGADT Univasf, é também pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi) e professor colaborador do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) da Univasf. Silva conta que, desde o início do processo seletivo, a escolha do tema deveria alinhar o direito ambiental, campo de pesquisa em que atua, à área de concentração do curso. “Ao longo do programa, em virtude da pandemia, houve a necessidade em mudar o tema, metodologia e abordagem principal da pesquisa, mas sem tirar o foco do programa Univasf Sustentável. Em conjunto com minhas orientadoras, buscamos dentro das limitações do processo pandêmico, que nos impossibilitou de ir a campo, desenvolver um produto com qualidade e totalmente alinhado com o PDI da Univasf e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, relata. Leia mais em: https://ppgadt.univasf.edu.br/index.php/2021/11/09/primeira-defesa-de-tese-de-doutorado-da-univasf-acontece-nesta-quarta-feira-10/

Clique abaixo para fazer o download:

A Univasf no contexto dos  Objetivos de Desenvolvimento  Sustentável (ODS)

Tese: “CURRÍCULO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: saberes necessários à formação humana e cidadã de membros da academia” - Bruno Cezar Silva