O Decreto nº 10.936, de 2022 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e regulamenta o tratamento (separação e destinação final) adequado dos resíduos sólidos produzidos pelas pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado.
Visando cumprir tal Decreto, a Univasf, em 28 de maio de 2015, assinou o Termo de Cooperação Técnica com a Organização Não Governamental (ONG) Ecovale do São Francisco, a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Petrolina (Coomarca) e a Cooperativa dos Catadores de Petrolina Renascer para a realização de coleta seletiva de resíduos recicláveis nos campi da Universidade. Inicialmente, a coleta seletiva está acontecendo nos campi Sede e Ciências Agrárias, em Petrolina (PE), e no Campus Juazeiro (BA) e, posteriormente, será estendida aos outros campi da instituição.
Os materiais coletados diariamente são depositados em contêineres cedidos pela Ecovale, instalados em locais estratégicos da Univasf, nos campi inicialmente designados para a coleta seletiva. As cooperativas credenciadas recolhem estes rejeitos uma a duas vezes por semana, de acordo com a demanda.
A Universidade também adquiriu coletores próprios de menor porte para o depósito de materiais recicláveis, que foram encaminhados a todos os campi.
Treinamento com funcionários terceirizados
Há o constante treinamento e sensibilização dos servidores terceirizados, ligados a atividade de limpeza, sobre a destinação dos materiais recicláveis separados pela comunidade acadêmica. Como atores estratégicos neste projeto eles fazem a ligação entre a atitude da comunidade e o recolhimento dos materiais pelas Cooperativas viabilizando a Coleta Seletiva Solidária na Univasf.
Coleta Seletiva de Pilhas e Baterias
Foram instalados coletores de pilhas de baterias nos pavilhões de aula dos campi Petrolina Sede, Juazeiro e Ciências Agrárias. As ações foram empreendidas pelo PEV, em parceria com o Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar. Para o recolhimento e destinação deste material nocivo, foi realizada uma parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente do município de Petrolina-PE. Há o empenho para estender estas iniciativas aos demais campi da UNIVASF.