Você está aqui: Página Inicial > Pós Graduação em Ensino de Ciências > Corpo Docente

Corpo Docente

publicado 27/04/2017 09h19, última modificação 09/05/2017 11h58

Corpo Docente

publicado 09/05/2017 12h58, última modificação 09/05/2017 12h58

Linhas de Pesquisa:

 

- Formação de Professores

  • Alessandro Pereira Moisés

Bacharel em Física pela Universidade Federal de Alagoas (2002), Mestre em Astronomia pelo Observatório Nacional-RJ (2005) e Doutor em Ciências (Hab. em Astronomia) pelo IAG/USP (Conceito CAPES 7). Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica do Meio Interestelar, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de imagens astronômicas, wavelets, Nebulosas Planetárias, Regiões HII, estrelas de alta mass e estrutura morfológica da Galáxia. Seu trabalho envolve o tratamento de dados no visível e no infravermelho próximo e médio, por meio de instrumentação em telescópios terrestres de 4 e 8 metros de diâmetro. Sua pesquisa está direcionada ao mapeamento morfológico da Galáxia, por meio da determinação de distâncias de traçadores da estrutura espiral da Via Láctea.

  • Anderson Camatari Vilas Boas

Atualmente é Professor Assistente A da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em regime de dedicação exclusiva. Possui graduação em Fisica pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2012) e atualmente está cursando Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Formação de Professores, Natureza da Ciência, História e Filosofia da Ciência, Abordagens Metodológicas para o Ensino de Ciências.

  • Cixto Bandeira Filho

Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Educação de Jovens e Adultos (1998) e Especialização em Gestão Pública contemporânea, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2003). Atualmente é professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco UNIVASF? Colegiado de Ciências da Natureza. Co-autor do livro infanto juvenil? Mundinho do rio? Artista autodidata em artes visuais (pintura, escultura, fotografia e vídeo). Pesquisador na área de educação, com ênfase na intersubjetividade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade e teoria da complexidade/religação dos saberes, discutido a docência, o processo de ensino-aprendizagem, a práxis em sala de aula, a arte educação, sexualidade, gênero. Pesquisador em arte e cultura, com ênfase na cultura popular no/do semiárido brasileiro, com populações ribeirinhas, indígenas, quilombolas e no ensino de arte e educação. Desenvolve pesquisa qualitativa, etnográfica em antropologia visual. Participou do projeto de pesquisa? Cartografia das Sensibilidades Docentes numa Escola Pública? com base na etnografia/antropologia visual, financiado pelo CNPQ. Coordenou o Projeto de extensão? Água e Intersubjetividade? UNIVASF/PIBIN, Olhos dágua: descortinando saberes, e atualmente coordena o projeto: olha pro céu. Foi Secretário de Cultura do Município de Juazeiro-BA (2001 a 2004).

  • Emanuella Lopes Franco

Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco, lotada no Colegiado de Licenciatura em Ciências da Natureza - Campus Senhor do Bonfim - BA. É Doutora em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (linha de pesquisa - Bioecologia e Manejo de Artrópodes de Importância Agrícola), Mestre em Botânica (linha de pesquisa - Ecologia Vegetal) e Bacharel em Biologia com ênfase em Ecologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Tem experiência em pesquisa com Ecologia trófica de abelhas, polinização e redes ecológicas de interação ecológica abelha-planta.

  • Gustavo Frensch

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2008), mestrado (2010) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2014), com estágio sanduíche de um ano na University of Pennsylvania, e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professor Adjunto 1 da Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Senhor do Bonfim. Possui experiência em Química Orgânica, com ênfase em Síntese Orgânica e Ecologia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Identificação de Infoquímicos, Desenvolvimento de Metodologias Sintéticas, Catálise utilizando Zinco e Paládio e Química Medicinal.

  • Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira

Doutora em Educação na Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino da Universidade Federal do Paraná (2016). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2000), Especialista em Alfabetização (1995) e Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1992) . Docente efetiva da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, vinculada ao Curso de Licenciatura em Ciência da Natureza, Campus São Raimundo Nonato- Piauí. Membro do Grupo de Pesquisa: Educação, Ambiente e Sociedade, vinculado a UFPR.Tem experiência em Pós-Graduação atuando no Curso de Especialização Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias ofertado pela UNIVASF / SEAD, tendo atuado também no Instituto Brasileiro de Pós-Graduação - IBPEX, no Curso de Docência em Ensino Superior da Faculdade da Cidade de Salvador e em Consultoria Pedagógica. Atua principalmente como os seguintes temas: Formação de professores; Pesquisa e Prática Pedagógica Interdisciplinar; Estágio Curricular; Teoria da Hibridação Sociocultural; Hibridação Teoria e Prática Pedagógica; Alfabetização; Cognição e Aprendizagem.

  • José Ronaldo Alves

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2008) e mestrado em Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2014). Possui experiência no ensino de matemática das redes pública e privada do ensino básico, tendo atuado durante quase dez anos como professor de matemática de escolas públicas e particulares no interior da Bahia e também no estado da Paraíba nas cidades de Campina Grande e João Pessoa.

  • Laís Feitosa Machado

Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), responsável pelas disciplinas: Ecologia de Micro-organismos, Poluição, Metodologia Científica e Manejo de Recursos Naturais. Licenciada (2010) e Bacharel (2011) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará. Mestre (2014) e Doutora (2016) em Ciências (Microbiologia) pelo Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ecologia e Microbiologia Ambiental, com enfoque nas Relações simbióticas estabelecidas entre micro-organismos e animais, Biorremediação, Biologia Molecular de procariotos e Biotecnologia enzimática, e na área de Educação.

  • Leonésia Leandro Pereira

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Possui graduação em Ciências da Natureza - Licenciatura pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Senhor do Bonfim Bahia. Tem experiência na área de Ensino de Ciências por Investigação, Formação de Professores de Ciências, Avaliação em Larga Escala e Divulgação Científica. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), através do subprojeto; Viver Ciências: práxis docente e conexão de saberes;. É sócia na Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Participa do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GRUPEC/UESC/CNPq) e do Núcleo de Pesquisa Educação em Ciências (NPEC/UNIVASF/CNPq). Atualmente é professora Assistente do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da UNIVASF - Campus Senhor do Bonfim.

  • Letícia Maria de Oliveira

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002), doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e um pós-doutoramento na área de Saneamento Ambiental (2009). Atuou nas áreas de magnetismo e materiais magnéticos, materiais poliméricos, com ênfase no efeito da radiação em polímeros biológicos, além da área de biodegradabilidade e no estudo de microrganismos no tratamento de resíduos líquidos. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco, onde vem reestruturando suas atuações e tem buscado inovações no ensino da física e das ciências, além do estabelecimento de diálogos entre a física, a arte e a cultura e suas representações da Natureza. Também atua como docente no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.

  • Liliane Gallindo Dantas de Oliveira

É formada em biologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV - UFPE) na área de Ecologia e Conservação (bolsa CNPq) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco-Centro Acadêmico de Vitória (bolsa CAPES). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Vegetal, Genética da Conservação e Filogeografia. Foi professora substituta da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), ministrando as disciplinas Biotecnologia, Genética Molecular e Biologia Evolutiva. Atualmente é professora adjunta de Genética e Biologia Celular da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) campus Senhor do Bonfim. 

  • Manoel Messias Alves de Souza

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2001), Especialista em Saúde da Família pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA - BA ( 2003), Mestre em Psicologia Social pela UFES (2010). Doutorando em Educação pela UNIVERSIDAD CATOLICA DE SANTA FE - ARGENTINA. Atualmente é professor da UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SAO FRANCISCO - UNIVASF, Professor dos cursos de Ciências da Natureza e Enfermagem, e Residência Multiprofissional em Saúde da Família - UNIVASF. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas de Saúde, Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Vigilancia à Saúde, Políticas de Saúde. Programa Saúde da Família, Gestão de Sistemas, Educação em Saúde, Ensino de Ciências, docente dos módulos Semiologia e Semiotécnica, Políticas de Saúde e Saúde na Coletividade do Curso de Enfermagem da UNIVASF.

  • Maria Cilene de Menezes

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em CIÊNCIAS COM HABILITAÇÃO EM BIOLOGIA pela Universidade de Pernambuco, especialização e mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é Professora do Colegiado de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Sr. do Bonfim/BA . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em métodos e técnicas de Ensino, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de ciências, formação de professores, projetos pedagógicos, teorias de aprendizagem, sexualidade e meio ambiente.

  • Paula Dagnone

Doutora em Geografia Humana na Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa na área de Ensino de Geografia articulada com Geografia Urbana. É Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) no curso de Licenciatura em Geografia, ministrando as disciplinas Psicologia da Educação, Metodologia do Ensino em Geografia e Núcleo temático. Atua na área de Ensino de Geografia e Geografia Urbana.

  • Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega

Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco em Licenciatura em Geografia (2006); Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente com ênfase em Gestão e Políticas Ambientais pela UFPE (2009); Doutor em Geografia Humana pela USP (2015); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Produção Social do Espaço – GEPPSE – UNIVASF (início 2016) e Líder do Grupo Geografia, trabalho e ontologia do ser social: estudos sobre a essência da relação sociedade-natureza – GTOSS – UNIVASF (início 2016); Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco – UPE, campus Petrolina (Início 2016). Pesquisador do grupo Desenvolvimento do Espaço, Território e Região – GPDeTER da UPE – Campus Nazaré da Mata (início 2013). Professor Adjunto da UNIVASF, campus Senhor do Bonfim no colegiado acadêmico do curso de Geografia. Possui experiência de pesquisa e docência (nacional e internacional) nas áreas de Geografia, Geografia Humana, Geografia do Envelhecimento, Geografia Urbana, Planejamento Regional, Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Envelhecimento Humano e Epistemologia da Ciência Geográfica, com interesse em ferramentas e metodologias pedagógicas de auxílio ao ensino de Geografia.

  • Rosangela Vieira de Souza

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2002). Especialista em Educação Ciência e Tecnologia pela Universidade do Estado da Bahia (2007) Mestre em Ensino de Ciência pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2013). Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) atuando em Educação nas subáreas Ensino de Ciências e Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Ambiental e Educação em Ciências em Espaços Formais e Não Formais. Atualmente coordena a Especialização em Ensino de Ciências Anos Finais do Ensino Fundamental na modalidade a Distância e desenvolve pesquisa sobre Formação de Professores de Ciências para utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. Coordena o Laboratório de Pesquisa em Ciências da Vida (LAPECIV/ UNIVASF) onde pesquisa a Educação Cientifica realizada nos espaços não formais.

  • Virgínia Farias Pereira de Araújo

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado/ Licenciatura) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, atuando principalmente Entomologia, Biodiversidade, Conservação e Caatinga. Desenvolve projetos sobre ecologia de solos e decomposição em área de Caatinga. Também atua nos seguintes temas: docência, ludicidade e ciências naturais.

- Divulgação científica

  • Alessandro Pereira Moisés
  • Cixto Bandeira Filho
  • Leonésia Leandro Pereira
  • Letícia Maria de Oliveira
  • Maria Cilene de Menezes
  • Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira

 

- Ensino de Química

  • Gustavo Frensch

 

- Ensino de Física

  • Alessandro Pereira Moisés
  • Anderson Camatari Vilas Boas
  • Letícia Maria de Oliveira

 

- Ensino de Biologia e Saúde

  • Cixto Bandeira Filho
  • Emanuella Lopes Franco
  • Laís Feitosa Machado
  • Liliane Gallindo Dantas de Oliveira
  • Manoel Messias Alves de Souza
  • Maria Cilene de Menezes
  • Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega
  • Virgínia Farias Pereira de Araújo