Disciplinas
Disciplinas |
Carga horária |
Créditos |
Disciplinas obrigatórias |
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Metodologia Científica |
60 horas |
04 |
Seminários |
60 horas |
04 |
Disciplinas optativas |
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Educação em Saúde |
60 horas |
04 |
Estratégias para o Ensino de Ciências |
60 horas |
04 |
Física para o Ensino de Ciências |
60 horas |
04 |
Ensino e História da Astronomia |
30 horas |
02 |
Formação de Professores de Ciências na perspectiva CTS/CTSA |
60 horas |
04 |
Didática das Ciências |
60 horas |
04 |
Arte e cultura no Ensino de Ciências |
60 horas |
04 |
Biologia para o Ensino de Ciências |
60 horas |
04 |
Química para o Ensino de Ciências |
60 horas |
04 |
Avaliação no Ensino de Ciências |
30 horas |
02 |
Aprofundando Conceitos para o Ensino de Química |
60 horas |
04 |
Introdução à Biotecnologia |
60 horas |
04 |
Tópicos Especiais de Física |
60 horas |
04 |
Tópicos Especiais de Química |
60 horas |
04 |
Tópicos Especiais de Biologia |
60 horas |
04 |
Tópicos Especiais para o Ensino de Geociências |
60 horas |
04 |
Tópicos Especiais de Matemática para o Ensino de Ciências |
60 horas |
04 |
Ementas das disciplinas
Disciplinas obrigatórias
SEMINÁRIOS |
60 horas |
Ementa Orientação sistemática e em conjunto na estruturação dos projetos de pesquisa. A interdisciplinaridade e a transdisciplinar idade nas Ciências da Natureza. Estudos teóricos e práticos das diferentes possibilidades de participação em projetos interdisciplinares, favorecendo o agrupamento dos alunos por eixos de interesse e aproximação aos diferentes conhecimentos. Questões teóricas e metodológicas da dissertação. Métodos e técnicas específicas de pesquisa, articulados aos objetos de estudo. |
Referências Bibliográficas ALARCÃO Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. ARAUJO, Ulisses Ferreira de. Temas Transversais e a estratégia de Projetos. São Paulo. Moderna, 2003. MORIN, Edgar. Acabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis-SP: Vozes, 1996. SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós modernidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997. SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa – Porto Alegre: Artes Médica Sul, 2000. |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO |
60 horas |
Ementa Introdução à Ciência. Produção, apreensão e transmissão de conhecimentos pela pesquisa. O problema da pesquisa, hipóteses e suas formulações. Instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Planejamento da pesquisa. A pesquisa bibliográfica. As normas para o trabalho acadêmico. O relatório monográfico. A linguagem e a produção científica. |
Referências Bibliográficas KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1991. 270 p. SEVERINO, Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 13. ed. São Paulo: Cortez, 1986. 237 p. BOAVENTURA, Edivaldo M.. Como ordenar as idéias. 5. ed. São Paulo: Ática, 1997. 59 p. CHASSOT, Áttico. A ciência através dos tempos. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004. 280 p. MEDEIROS, João Bosco. Correspondência: técnicas de comunicação criativa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1989. 318p. MEDEIROS, João Bosco. Manual de redação e normalização textual: técnicas de editoração e revisão. São Paulo: Atlas, 2002. 433 p. |
Disciplinas optativas
EDUCAÇÃO EM SAÚDE |
60 horas |
Ementa Concepção de educação, saúde, sociedade, e cidadania, a partir de perspectivas educacionais existentes na área da educação. A educação em saúde no processo de trabalho docente como geradora de um ser saudável e comprometido com o autocuidado individual e coletivo nas diversas instituições de ensino. A adolescência e a sexualidade. Políticas públicas de educação em saúde. Planejamento de programas de educação em saúde. |
Referências Bibliográficas FREIRE,P. Educação e mudança.15 ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. 79p. VALLA,V.V.; VASCONCELOS,E.M.; PEREGRINO,M.; FONSECA,L.C.S.; Mc KNIGHT,J.L. Saúde e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. 115p. FAGIOLI,D.; NASSER L.A. Educação nutricional na infância e adolescência: planejamento, intervenção, avaliação e dinâmicas. São Paulo: RCN Editora, 2006. 244p. BORDENAVE,J.D.; PEREIRA,A.M. estratégias de ensino-aprendizagem. 16 ed., Petrópolis:Vozes, 1995. 316p. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretoria de Programas de Educação em Saúde. Educação em saúde: histórico, conceitos e propostas. ______ . Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. 2 ed. rev. Brasília: 2005. 48p. (Série B. Textos Básicos de Saúde). http://portal.www.saude.gov.br/alimentacao. ______.Secretaria de Vigilância em Saúde. Política Nacional de Promoção de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 58p. 1 ______. Secretaria de Atenção à Saúde/Departamento de Atenção Básica. Política nacional de atenção básica. Brasília: ministério da Saúde, 2006. 59p. ______. Secretaria Executiva/Departamento de Apoio à Descentralização/Coordenação-Geral de Apoio à Gestão Descentralizada. Diretrizes operacionais dos pactos pela vida, em defesa dos SUS e de gestão. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 77p. 11.___________________. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE/ Diretoria de Ações Educacionais/Coordenação Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE. Diretrizes operacionais para o planejamento de atividades do programa nacional de alimentação escolar(PNAE)- programação e controle de qualidade. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. 30p. |
ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
60 horas |
Ementa A importância do Ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental; Ensino de Ciências e Interdisciplinaridade; Aspectos metodológicos relativos ao Ensino de Ciências em Espaços Formais (Uso de laboratório e de material alternativo, Aulas práticas e demonstrações, Investigação, Jogos e softwares, recursos audiovisuais, modelagem) e Não Formais (Trabalho de campo, relações museu e escola, trilhas ambientais). |
Referências Bibliográficas AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A, M. P. (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2009. BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 19, n.3: p.291-313, dez. 2002. CALDEIRA, A. M. A. ARAÚJO, E. S. N. (orgs.). Introdução à didática da biologia. São Paulo: Editora Escrituras, 2009. (vários artigos) GOHN, M. G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol.públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006. MANUAL DE INTRODUÇÃO À INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL. Projeto Doces Matas/Grupo Temático de Interpretação Ambiental. Belo Horizonte, 2002. MARANDINO, M. Interfaces na relação museu-escola. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 18, n.1: p.85-100, abr. 2001. TEIXEIRA. J. N. ALVES, L. A.Comunicações: projeto: arte e ciência no parque – uma abordagem de divulgação científica interativa em espaços abertos. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 1: p. 171-187, abr. 2010. WARD, H. RODEN, J. HEWLETT, C. FOREMAN, J. Ensino de ciências. 2ª ed. Tradução Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2010. TV UVIVESP. Vídeos diversos. São Paulo: UNESP, 2012. |
FÍSICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
60 horas |
Ementa Possibilitar a interdisciplinaridade fazendo uso da aproximação da Física com outras áreas de conhecimento, contemplando a relação entre a Física, a Arte e a Cultura. Promover a realização de experimentos com material de baixo custo. Promover novas formas de ensinar a Física, a partir de elementos atrativos aos jovens, tais como filmes e histórias em quadrinhos. Incentivo à percepção, à abstração e à leitura do mundo a partir dos fenômenos físicos. |
Referências Bibliográficas HEWITT, Paul. Física Conceitual, Porto Alegre: EditoraBookman, 2001. GOMES, Maria Letícia. Einstein e a Relatividade entram em cena, 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Juazeiro - BA, 2015. GILMORE, Robert. Alice no pais do quantum. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1998. VALADARES, Eduardo de Campos. Física mais que divertida – eventos eletrizantes baseados em materiais reciclados de baixo custo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. BRONOWSKI, Jacob. O olho visionário: ensaios sobre arte, literatura e ciência, tradução de Sérgio Bath.Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998. |
ENSINO E HISTÓRIA DA ASTRONOMIA |
30 horas |
Ementa Estudos de episódios significativos da História da Astronomia, desde a Antiguidade até o período contemporâneo, mostrando as principais etapas de mudanças do pensamento científico, voltado para as formas de compreender o céu, os astros e seus fenômenos. Observação astronômica e reconhecimento do céu noturno, sistemas de medidas astronômicas, instrumentos astronômicos, corpos do Sistema Solar e evolução estelar. |
Referências Bibliográficas OLIVEIRA, K. SARAIVA, M. F. Astronomia e Astrofísica. Editora Livraria da Física. 2ed., 2004. FRIAÇA, A. C. S. Astronomia – Uma visão Geral. EDUSP. 2006. HORVARTH, J. (org.)Cosmologia Física do Micro ao Macro Cosmos e Vice-versa. Editora Livraria daFísica, 2007. CAMENIETZKI, A. Z. A Cruz e a Luneta: Ciência e Religião na Europa Moderna. Editora Access, 2001. HAWKING, S. O Universo numa casca de noz. Editora Ediouro. ROCHA. J. F. Origens e Evolução das Ideias da Física. EDUFBA. 2002. SILVA, F. P. O. Utilização de celulares como ferramentas no ensino deastronomia: aplicativo star Chart como planetário. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, CampusJuazeiro - BA, 2016. |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA CTS/CTSA |
60 horas |
Ementa O movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade-CTS/Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente-CTSA no contexto nacional e internacional. Tendências das pesquisas sobre formação de professores de ciências na perspectiva CTS/CTSA. Contribuições teórico-metodológicas das abordagens CTS/CTSA para o processo de ensino e aprendizagem em ciências. |
Referências Bibliográficas ACEVEDO DÍAZ, J. A. La tecnologíaenlas relaciones CTS. Enseñanza de lasCiencias, v. 14, n. 1, p. 35-44, 1996. AIKENHEAD, G. S. What is STS science teaching? In: SOLOMON, J.; AIKENHEAD, G. S. STS education: international perspectives on reform.New York: TeacherCollege Press, 1994. p. 47-59. AULER, D. Enfoques Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência e Ensino, v. 1, n. especial, 2007. AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001. CACHAPUZ, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência e Ensino, v.1, n. especial, 2007. SANTOS, W. L. P. D. Significados da Educação científica com enfoque CTS. In: SANTOS, W. L. P. D.; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora UNB, 2011. SASSERON, L. H. Alfabetização científica no ensino fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula. 2008. 265f. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. STRIEDER, R. B. Abordagem CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas. 2012. 283 f. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. VIEIRA, C. T.; VIEIRA, R. M. Construção de práticas didático-pedagógicas com orientação CTS: impacto de um programa de formação continuada de professores de Ciências do Ensino Básico. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 191-211, 2005. |
DIDÁTICAS DAS CIÊNCIAS |
60 horas |
Ementa A didática: história, objeto de estudo. Fundamentos epistemológicos, socioculturais, psicológicos e ético-políticos da prática pedagógica docente e a sua vinculação com a prática social mais ampla; organização do trabalho pedagógico docente centrado no processo de ensino-aprendizagem, na investigação, nos sujeitos da prática, e na relação com um dado projeto educativo e uma determinada realidade concreta. Metodologia didático-pedagógica para o Ensino de Ciências. Investigação didática em Ciências da Natureza. Estudo dos princípios, fundamentos e procedimentos do planejamento da práxis pedagógica, segundo os paradigmas e normas legais vigentes norteando a construção do currículo e do processo avaliativo no Projeto Político Pedagógico da escola de Educação Básica. |
Referências Bibliográficas BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil?. 2ª Edição, São Paulo: Editora Ática, 2000. CARVALHO,A.M.P de GIL-PEREZ,D.G. Formação de professores de Ciências. 7ª Ed.São Paulo: Cortez,2003. LUCKESI, Cipriano Carlos. A didática em questão. Petrópolis:Vozes, 1987. SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2000. HOFFMAN, Jussara Maria Lerch. Pontos e Contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. 3.ed. Porto Alegre: Mediação, 1998. 140p. PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. |
ARTE E CULTURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
60 horas |
Ementa Despertar para as diversas relações entre a arte e a ciência. Perceber a ciência sob a ótica da beleza; Conhecer autores que defendem as várias relações encontradas entre a arte e a ciência e as aplicações dessas relações no ensino. Buscar, a partir dessa nova percepção, o incremento de elementos da arte no ensino das ciências, tornando-as mais lúdicas e divertidas. |
Referências Bibliográficas BRONOWSKI, J. O Olho visionário: ensaios sobre arte, literatura e ciência. Tradução de Sergio Bath. Brasília: Editora Universidade de Brasília, pp. 27-40, 1998. ZANETIC, J. Física e literatura: construindo uma ponte entre duas culturas. História, Ciência, Saúde - Manguinhos, v. 13 (suplemento), pp. 55-70, outubro 2006. FERREIRA, F. R. Ciência e arte: investigações sobre identidades, diferenças e diálogos. Educação e Pesquisa, v. 36, pp. 261-280. 2010. SNOW, C. P. As duas culturas e uma segunda leitura: uma versão ampliada das duas culturas e a Revolução Científica. Tradução de Geraldo Gerson de Souza e Renato de Azevedo Rezende Neto. São Paulo: Editora da Universidade São Paulo, 1995. |
BIOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
60 horas |
Ementa Conceito de biodiversidade; relações humanidade-biodiversidade; padrões de distribuição qualitativa e quantitativa da biodiversidade no planeta; Conceitos de espécie; História da taxonomia e princípios da sistemática, relação sistemática/história evolutiva das espécies. Características gerais dos seres vivos, com ênfase nas espécies animais e vegetais típicas da região, sua importância ecológica e sua relevância para o homem. Noções básicas de biotecnologia. Atualização em vários aspectos da Biologia como a nomenclatura, novas classificações dos seres vivos, dentre outros. |
Referências Bibliográficas AMORIM. Princípios básicos de evolução e filogenia. 2000. HICKMAN, C.P.C.; ROBERTS, L.S.; LARSON, A. Princípios integrados de zoologia 11ª. Ed. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2009. JUDD, W.S.; CAMPBELL, C.S.; KELLOG, E.A.; STEVENS, P.F.; DONOGHUE, M.J. Sistemática Vegetal – um enfoque filogenético. 3ª ed. Artmed, Porto Alegre, 2009. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4ª. ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora da USP, 2011. PAPAVERO, N. Fundamentos Práticos da Taxonomia Zoológica (2ª Ed). Editora UNESP, 2004. RAVEN, P.H.; EVERT, R.F. & EICHHORN, S.E. Biologia Vegetal. 7ª ed. EditoraGuanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2007. RICKLEFS, R. E. A economia da natureza. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2003. |
QUÍMICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
60 horas |
Ementa Conceitos químicos e a sua relação com o cotidiano. A química e a sociedade. Utilização de estratégias didáticas variadas para o ensino de química. Os diversos fenômenos químicos presentes na cozinha. O papel da experimentação no ensino de química. A química posta em prática a partir de recursos acessíveis e de baixo custo.
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Referências Bibliográficas CHAGAS, Aécio Pereira. Como se faz Química: Uma reflexão sobre a Química e a atividade do químico. 2. ed. Campinas: UNICAMP, 2006. CHRISPINO, Álvaro. O que é química. São Paulo: Brasiliense, 1995. ATKINS, P. & JONES, L. Princípios de Química. Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2005. FARIAS, Robson Fernandes. Química, ensino e cidadania – manual para principiantes. São Paulo: Edições Inteligentes, 2002. Wolke, Robert. O que Einstein Disse a Seu Cozinheiro 1 – A Ciência na Cozinha. Rio de Janeiro:Editora Jorge Zahar, 2011. |
AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
30 horas |
Ementa Perspectivas teóricas da avaliação da aprendizagem. Avaliação diagnóstica, mediadora, formativa e contínua. Critérios e instrumentos de avaliação da aprendizagem de Ciências Naturais. |
Referências Bibliográficas ESTEBAN, M. T. (Org.) Avaliação; uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. HOFFMANN, J. M. L. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. 9ª. ed. rev. Porto Alegre: Mediação, 2005. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4ª. ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora da USP, 2011. SANT’ANNA, I. M. Por que avaliar?:como avaliar? critérios e instrumentos. 17ª ed. Petrópolis , RJ: Vozes, 2014. |
APROFUNDANDO CONCEITOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA |
60 horas |
Ementa Estados Físicos e Transformações da Matéria; Modelos Atômicos e Estrutura Atômica; Ligações Iônicas, Covalentes e Metálicas; Fórmulas Químicas; Equações Químicas, Balanceamento e Estequiometria; Equilíbrio Químico; Estrutura de Moléculas; Periodicidade das Propriedades dos Elementos; Teorias de Ligações; Teorias Ácido-Base; Estudo das Funções Orgânicas; Relação entre Estrutura e Propriedade dos Compostos Orgânicos; Análise Conformacional e Estereoquímica; Reações Orgânicas. |
Referências Bibliográficas ATKINS, P. e JONES,L. Princípios de Química. Bookman 3ª Ed. Porto Alegre, RS, 1999. RUSSEL, J. B. Química Geral 2ª Ed. Vol. 1 e 2. MacGraw – Hill. São Paulo, 1994. SOLOMONS, Graham. e FRYHLE, Craig. Química Orgânica. 9ª Ed. Vol. 1 e 2. LTC, Rio de Janeiro 2009 |
INTRODUÇÃO À BIOTECNOLOGIA |
60 horas |
Ementa: Aspectos químicos dos ácidos nucléicos e suas funções nos seres vivos. Dogma Central da Biologia Molecular. Nível de organização estrutural dos ácidos nucléicos. Genoma eucarionte e genoma procarionte. História, importância e uso da Biotecnologia nos processos biológicos. Aplicações da Biotecnologia e o Ensino de Biologia. |
Objetivos: Proporcionar ao aluno da especialização o aprimoramento de sua formação em temas chaves da Biotecnologia. |
Bibliografia: BIOTECNOLOGIA. Disponível em: <www.biotecnologia.com.br>. GRIFFTHS, WESSLER, LEWONTIN, GELBART, SUZUKI, MILEER. Introdução à Genética. 8ª Ed. Editora: Guanabara, Rio do janeiro. 2006. Periódicos científicos indexados de circulação nacional e internacional. |
TÓPICOS ESPECIAIS NO ENSINO DE FÍSICA |
60 horas |
Ementa: Ementa a ser aprovada pelo colegiado, a partir de proposta apresentada pelo professor do Programa. |
Objetivos: Proporcionar ao aluno da especialização o aprimoramento de sua formação em uma área ou tema relacionado ao Ensino de Física. |
Bibliografia: Livros e Periódicos científicos indexados de circulação nacional e internacional |
TÓPICOS ESPECIAIS NO ENSINO DE QUÍMICA |
60 horas |
Ementa: Ementa a ser aprovada pelo colegiado, a partir de proposta apresentada pelo professor do Programa. |
Objetivos: Proporcionar ao aluno da especialização o aprimoramento de sua formação em uma área ou tema relacionado ao ensino de Química |
Bibliografia: Livros e Periódicos científicos indexados de circulação nacional e internacional |
TÓPICOS ESPECIAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA |
60 horas |
Ementa: Ementa a ser aprovada pelo colegiado, a partir de proposta apresentada pelo professor do Programa. |
Objetivos: Proporcionar ao aluno da especialização o aprimoramento de sua formação em uma área ou tema relacionado ao Ensino de Biologia. |
Bibliografia: Livros e Periódicos científicos indexados de circulação nacional e internacional |
TÓPICOS ESPECIAIS PARA O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS |
60 horas |
Ementa: Ementa a ser aprovada pelo colegiado, a partir de proposta apresentada pelo professor do Programa. |
Objetivos: Proporcionar ao aluno da especialização o aprimoramento de sua formação em uma área ou tema relacionado ao Ensino de Geociências. |
Bibliografia: Livros e Periódicos científicos indexados de circulação nacional e internacional |
TÓPICOS ESPECIAIS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
60 horas |
Ementa: Ementa a ser aprovada pelo colegiado, a partir de proposta apresentada pelo professor do Programa. |
Objetivos: Proporcionar ao aluno da especialização o aprimoramento de sua formação em uma área ou tema relacionado a Matemática no Ensino de Ciências. |
Bibliografia: Livros e Periódicos científicos indexados de circulação nacional e internacional |