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Bacharelado em Administração Pública

por Luis Ricardo Araújo Dias publicado 13/03/2017 11h05, última modificação 13/07/2017 11h27

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APRESENTAÇÃO

Denominação do curso

A concepção do Curso de Bacharelado em Administração Pública está voltada para a formação de egressos capazes de atuarem de forma eficiente e eficaz no contexto da gestão pública, à luz da ética, buscando contribuir para o alcance dos objetivos e desenvolvimento das organizações governamentais e não governamentais, de forma a possibilitá-las atender às necessidades e ao desenvolvimento da sociedade.

Para tal, o curso contempla sólida formação nas teorias administrativas e enfatiza o desenvolvimento de competências necessárias ao bom desempenho profissional do gestor público, além de formação generalista, permitindo definir um perfil de administrador moderno, capacitado a planejar, organizar, dirigir e controlar a ação e as políticas públicas nas diversas esferas de poder e de governo.

Público Alvo

Egressos do Ensino Médio que residam nas regiões dos municípios Polos de Apoio Presencial do Curso de Administração Pública da Universidade Aberta do Brasil – UAB, selecionados por meio de processo seletivo de ingresso na Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Objetivos

O Curso Bacharelado em Administração Pública vem ao encontro das necessidades das organizações públicas contemporâneas, que buscam gestores com visão holística das ações administrativas e políticas governamentais, capacitados para exercitar a gestão na esfera regional, nacional e internacional, de forma a contribuir para o alcance dos objetivos da nação.

Objetivos específicos

Dentre os objetivos específicos do curso, podem ser destacados:

  • Oportunizar a conscientização do estudante para agir dentro de princípios éticos, morais, legais e cívicos, promovendo o ser humano como força de trabalho e capital intelectual.
  • Propiciar formação integral do indivíduo de tal forma a permitir-lhe pesquisar, estudar, analisar, interpretar, planejar, implantar, coordenar e controlar ações no campo da administração, fazendo vigorar a legislação profissional e normas éticas a que está sujeita a gestão.
  • Preparar o estudante para atuar como gestor, envolvendo-se com decisões, estratégias e adversidades, buscando estabelecer vantagens competitivas no mercado globalizado, frente às mudanças impostas pelo ambiente.
  • Preparar lideranças para a administração pública, gerar novos empreendedores e capacitar mão de obra já inserida no mercado para atuação na gestão pública.

CORPO DOCENTE

Secretário: Francisco Demontier Gonçalves de Lima Junior
Coordenador: Professor Doutor Ricardo Duarte

Período 2016.2 primeira turma

Atividades Complementares: David Neri
Auditoria e Controladoria: João Eudes 
Gestão da Regulação: Bruno Silva
Negociação e Arbitragem: Alan Francisco 
Seminários Temáticos I, II, III, IV: Lucimara Araujo / Luzia Coelho / Hesler Café
Tecnologia da Inovação: Platini Fonseca

Eletivas primeira turma 2016.2:

Ética e Responsabilidade Social: Jesus Hernandes 
Agronegócio: Nildo Cassunde 
Empreendedorismo: Deranor Gomes 
Gestão da Qualidade: Platini Fonseca

Período 2016.2 Segunda  turma

Introdução à Educação a Distância
Filosofia e Ética
Introdução à Economia
Metodologia de Estudo e de Pesquisa em AdministraçãoTeorias da Administração I
Psicologia Organizacional 
Introdução à Educação a Distância: Gabriela Lemos
Filosofia e Ética: Jesus Hernades 
Introdução à Economia: Alan Francisco
Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração: Ricardo Duarte/ Francisco Alves
Teorias da Administração I: Marcos Alberto / Francisco de Tarso
Psicologia Organizacional: Verônica da Nova Quadro Cortês

MATRIZ CURRICULAR

Componentes curriculares

I Conteúdos de Formação Básica

Relacionados com estudos antropológicos, sociológicos, filosóficos, psicológicos, ético-profissionais, políticos, comportamentais, econômicos e contábeis, bem como os relacionados com as tecnologias da comunicação e da informação e das ciências jurídicas, através das disciplinas: Introdução à Economia; Sociologia Organizacional; Economia Brasileira; Psicologia Organizacional; Filosofia e Ética; Ciência Política; Contabilidade Geral; Macroeconomia; Contabilidade Pública; Instituições de Direito Público e Privado; Legislação Tributária e Comercial; Direito Administrativo; Negociação e Arbitragem; Auditoria e Controladoria; e Políticas Públicas e Sociedade.

II Conteúdos de Formação Profissional

Relacionados com as áreas específicas, envolvendo teorias da administração e das organizações e a administração de recursos humanos, mercado e marketing, materiais, produção e logística, financeira e orçamentária, sistemas de informações, planejamento estratégico e serviços, por meio das disciplinas: Teorias da Administração I e II; Organização, Processos e Tomada de Decisão; Elaboração e Gestão de Projetos; Orçamento Público; Administração Estratégica; Teorias da Administração Pública; Teoria das Finanças Públicas; Planejamento e Programação na Administração Pública; Gestão de Pessoas no Setor Público; Gestão de Operações e Logística I e II; Sistemas de Informação e Comunicação no Setor Público; Tecnologia e Inovação; Gestão da Regulação; 23 Relações Internacionais; e Gestão Ambiental e Sustentabilidade.

III Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias

Abrangendo pesquisa operacional, matemática, modelos matemáticos e estatísticos e aplicação de tecnologias que contribuam para a definição e utilização de estratégias e procedimentos inerentes à administração, contemplados nas disciplinas: Matemática para Administradores; Estatística Aplicada à Administração; Matemática Financeira e Análise de Investimentos, além de conteúdos transversais apresentados em outras disciplinas.

IV Conteúdos de Formação Complementar

estudos de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil do formando, contemplados nos seminários temáticos, atividades complementares e nas disciplinas Informática para Administradores; Redação Oficial; Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração; Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); Seminário Integrador, Seminário Temático I, II e III; Seminário Temático I, II, III e IV das Linhas de Formação I, II e III.


POLOS DE ATUAÇÃO

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE CAMPO FORMOSO - BA
Coordenadora do Polo: Eliana Farias de Brito

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE CAPIM GROSSO - BA
Coordenador do Polo: IVANEIDE ALMEIDA SILVA

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE IRECÊ - BA
Coordenador do Polo: JOSEVÂNIA CONCEIÇÃO TEIXEIRA

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE JAGUARARI (PILAR-BA)
Coordenador do Polo: Everaldo da Silva Reis

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE JUAZEIRO - BA
Coordenador do Polo: ROSANGELA GONÇALVES CUNHA

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE OURICURI - PE
Coordenador do Polo: WILIAN OLIVEIRA SANTOS

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE PAULO AFONSO - BA
Coordenador do Polo: EDJANE QUEIROZ DA SILVA MELO

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE PETROLINA - PE
Coordenador do Polo: MARIA DE LOURDES ANTUNES MACIEL

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE SALGUEIRO - PE
Coordenador do Polo: Luzania Alves de Sousa

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE TRINDADE – PE (LAUDENOR LINS JUNIOR)
Coordenador do Polo: ELIZABETE SOUSA ALVES OLIVEIRA