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Educação Ambiental Interdisciplinar

por Wesley Regis Feitosa publicado 31/10/2018 15h01, última modificação 06/09/2023 15h22

APRESENTAÇÃO

 

Denominação do curso

O Curso de Especialização em Educação Ambiental Interdisciplinar é resultado da experiência da Secretaria de Educação à Distância (SEAD) e do Programa Escola Verde (PEV), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em ações de capacitação e formação de professores da Educação Básica, da região do Vale do São Francisco. O curso é resultado da necessidade de criação de um instrumento de qualificação, formação e certificação em Educação Ambiental, em nível de pós-graduação, voltado, sobretudo, para professores da região do Vale do São Francisco.
A proposta visa colaborar para preencher uma lacuna existente nos processos formativos, sobretudo em nível de Licenciaturas, para a capacitação dos docentes na abordagem das temáticas ambientais em sala de aula e junto aos seus conteúdos e didáticas. Assim, visa contribuir para o cumprimento da legislação, que determina a inclusão da Educação Ambiental em todos os níveis e tipo de escolas, em todas as disciplinas e de forma continuada, implicando mudanças profundas no sistema educacional vigente. Assim, este curso pretende ser uma colaboração direta neste processo de formação para a transformação.

 

Público Alvo

Docentes e gestores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e graduados de áreas afins.

 

Objetivo

Proporcionar a Certificação, em nível de especialização, de profissionais da educação, como gestores e professores vinculados as escolas públicas do ensino médio, fundamental ou da educação infantil; bem como docentes do ensino superior, servidores federais, estaduais ou municipais, pessoas que tenham relação direta com as escolas e processos educativos, especialmente aqueles que desenvolvem projetos e atividades que interferem na rede física das escolas, visando torná-los aptos a descrever, articular, compartilhar e conduzir processos de transformação das escolas e outras organizações em espaços educadores verdes e sustentáveis.

 

Objetivos Específicos

  • Aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada área de conhecimento, de modo que se consiga passar para os educandos uma perspectiva global da questão ambiental;
  • Aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada área de conhecimento, de modo que se consiga passar para os educandos uma perspectiva global da questão ambiental;
  • Implantar e desenvolver um sistema aprofundado de ensino técnico científico e prático para professores de Biologia, Ecologia, Zoologia, Geografia, História e Química através de atividades voltadas para a preservação dos recursos naturais;
  • Capacitar professores da rede pública, privada e graduados a avaliar, transmitir conhecimentos e agir efetivamente no ecossistema no sentido de construir uma nova mentalidade e realidade comprometida com as causas socioambientais;
  • Refletir sobre o ambiente escolar e as possibilidades em torná-lo um espaço educador sustentável a partir do estabelecimento e reconstrução das relações socioambientais entre a escola e comunidade;
  • Refletir sobre o ambiente escolar e as possibilidades em torná-lo um espaço educador sustentável a partir do estabelecimento e reconstrução das relações socioambientais entre a escola e comunidade;
  • Capacitar para ações junto à comunidade escolar, articulando os conselhos, para implantar Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) nas escolas, como instrumento de gestão democrática e de planejamento participativo da transição para a sustentabilidade;
  • Estimular e conceituar estratégias para qualificar o tratamento da Educação Ambiental nos currículos, de forma transversal e interdisciplinar;
  • Estimular a escola a implementar e a participar de projetos que promovam a educação para a diversidade e a sustentabilidade;
  • Planejar uma intervenção na escola para transformá-la em espaço educador sustentável, possibilitando ser referência de sustentabilidade para as comunidades onde se insere;
  • Planejar, no caso de profissionais que não atuem diretamente no sistema de ensino, uma intervenção em organização, ou processo, referente a sua área de atuação que materialize os conteúdos de Educação Ambiental do curso possibilitando referencias de sustentabilidade socioambiental no território.

 

CORPO DOCENTE

 

Todos os professores do corpo docente do Curso são integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar (GPEAI), cadastrado no CNPq e Certificado pela UNIVASF. Dentre as características dos docentes que compõem o quadro do Curso destaque para: formação, experiência e qualificação nos temas socioambientais; domínio dos conteúdos; habilidades de comunicação; habilidades didático/pedagógicas; qualificações/atualização; relacionamento interpessoal.

 

MATRIZ CURRICULAR

 

Módulo I

  • Introdução a Educação a Distancia (30 h)
  • Didática e Educação Ambiental (30 h)
  • Metodologia da Pesquisa em Educação Ambiental (30 h)

 

Módulo II

  •  Gestão Ambiental (30 h)
  •  Percepção e Interpretação Ambiental (30 h)
  •  Responsabilidade Socioambiental (30 h)
  •  Legislação Ambiental (30 h)
  •  Ambietalização de Escolas (30 h)

 

Módulo III

  • A Interdisciplinariedade da Educação Ambiental (30 h)
  • Biodiversidade e Ecossistemas do Semiárido (30 h)
  • Politicas Públicas e Meio Ambiente (30 h)
  • Metodologia e Práticas Participativas em Educação Ambiental (30 h)
  • Horta Escolar Agroecológica (30 h)
  • Orientação do Artigo/TCC (30 h)

 

POLOS DE ATUAÇÃO

 

POLO DE APOIO PRESENCIAL CAMPO FORMOSO - BA
Coordenador do Polo: ELIANA FARIAS DE BRITO

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE JUAZEIRO - BA
Coordenador do Polo: ROSANGELA GONÇALVES CUNHA

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE PIRITIBA - BA
Coordenador do Polo: RÉVERSON NASCIMENTO LIMA SANTOS

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE SALGUEIRO - PE
Coordenador do Polo: CARLOS HENRIQUE DA SILVA

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE SERTÂNIA - PE
Coordenador do Polo: MARIA JEANE ALVES DOS SANTOS SILVA

 

Para todas as informações consulte o PPC: PCC Educação Ambiental Interdisciplinar