Notícias
ATENÇÃO: estudantes inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE 2022
Este ano, participarão do ENADE todos os cursos superiores de Administração ofertados no Brasil e mais 25 outros cursos, vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo. O Curso de Administração da UNIVASF, que tem atingido o conceito máximo (5) em todas as edições desde o ano de 2009, possui 98 estudantes inscritos na atual edição.
Veja, aqui, se você é um/a dos/as discentes inscritos. Caso seu nome esteja nessa lista e não tenha recebido e-mail do CADM com orientações sobre o Exame, entre em contato pelo endereço cadm@univasf.edu.br.
Veja, a seguir, as principais orientações.
O que é o ENADE?
Esse exame é um dos mecanismos previstos pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Lei nº 10.861, de 2004). O Enade tem por objetivo avaliar os cursos e as Instituições de Ensino Superior (IES), a partir do desempenho dos estudantes e de suas percepções sobre o processo formativo da graduação, sendo que os resultados obtidos servirão para a produção de informações subsidiárias às ações de indução da qualidade da educação superior. Os resultados do Enade serão utilizados para fins de cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, conforme definido pela Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018.
Quais estudantes foram inscritos/as?
Toda(o)s estudantes que tenham integralizado 75% ou mais que não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022; ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2022, foram inscritos.
A prova é obrigatória para todos os inscritos?
Sim, pois o Enade é componente curricular obrigatório, conforme determina o § 5º do art. 5º da Lei nº 10.861/2004 e o § 1º do art. 39 da Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018, sendo condição necessária para a conclusão do curso de graduação para todos os inscritos.
A existência de irregularidade no Enade impossibilita, portanto, a colação de grau do estudante, pois significa o não cumprimento de componente curricular obrigatório, conforme previsto no § 5º do art. 5º da Lei nº 10.861, de 2004.
O que será avaliado na prova?
O Enade aferirá o desempenho dos Estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Bacharelado em Administração, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
O que deve fazer quem está inscrito/a?
Primeiramente, o estudante deverá criar, caso ainda não possua, perfil de acesso ao Sistema Gov.br, no endereço acesso.gov.br, que deverá ser memorizada e/ou anotada em local seguro.
Esta senha será solicitada para:
a) preencher o cadastro;
b) solicitar atendimento especializado, quando necessário;
c) solicitar tratamento pelo nome social, quando necessário;
d) alterar dados cadastrais, durante o período de cadastro
e) acompanhar a situação de sua inscrição;
f) preencher o Questionário do Estudante;
g) consultar o local de provas;
h) consultar e imprimir o Cartão de Confirmação da Inscrição;
i) acessar o Boletim de Desempenho Individual.
Após criar a sua senha acesse o link: https://enade.inep.gov.br/enade/ e preencha o cadastro do estudante. O Preenchimento do cadastro pelos estudantes concluintes habilitados já está aberto e se encerra em 20 de novembro de 2022, mas não deixe para o último dia, pois erros no sistema e instabilidade na conexão à internet, por exemplo, podem prejudicar a conclusão do procedimento, impactando em sua colação de grau.
Quando e como será a prova?
A aplicação das provas do Enade 2022 ocorrerá dia 27 de novembro de 2022 e seguirá o horário de Brasília-DF. Os locais de provas serão divulgados a partir do dia 16/11.
As provas do Enade 2022 têm duração total de 4 (quatro) horas.
Serão compostas por uma parte de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico, próprio de cada área de avaliação.
A parte de Formação Geral terá 10 (dez) questões, sendo 2 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
As questões discursivas da parte de Formação Geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.
A parte de Componente Específico de cada área de avaliação terá 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
Até a data da prova, haverá algumas ações do Colegiado de Administração para acompanhar este processo.