Você está aqui: Página Inicial

Bacharelado em Ciência da Computação - Campus Salgueiro

O curso de Bacharealado em Ciência da Computação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Salgueiro-PE, tem como objetivos a formação de pessoas para o desenvolvimento científico e tecnológico em computação (hardware e software) para atender os interesses da sociedade. Neste sentido, a Ciência da Computação é ciência básica com a qual se expressa melhor a função dos computadores que é a de computar. Assim, tudo que se passa no interior de um computador é uma computação, independente do objeto sendo computado: informação, imagem, gráfico, texto, som ou números.

Entre as necessidades da sociedade que podem ser atendidas com o auxílio de computadores pode-se citar: armazenamento de grandes volumes de informações dos mais variados tipos e formas, e sua recuperação em tempo aceitável; computação de cálculos matemáticos complexos em tempo extremamente curto; comunicação segura, rápida e confiável; automação, controle e monitoração de sistemas complexos; computação rápida de cálculos repetitivos envolvendo grande volume de informações; processamento de imagens de diferentes origens; jogos e ferramentas para apoio ao ensino. Suas aplicações são encontrados também na rotina diária de empresas (computação envolvendo informações econômicas, financeiras e administrativas geradas por atividades empresariais, industriais e de prestação de serviços); no processamento de imagens geradas por satélites para previsões meteorológicas; em atividades ligadas à área da saúde (em hospitais, consultórios médicos e em órgãos de saúde pública); em sistemas de controle de tráfego aéreo; na comunicação através da Internet; nos sistemas bancários, entre outros. Portanto, a computação é para o homem uma ferramenta indispensável e fundamental na vida moderna.

Há de se ressaltar a importância do moderno currículo do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Univasf para que possa efetivamente, preparar pessoas críticas, ativas e cada vez mais conscientes dos seus papéis sociais e da sua contribuição no avanço científico e tecnológico na região do semiárido, do país e do mundo. O conteúdo social, humanitário e ético garante a expansão das capacidades humanas em íntima relação com as aprendizagens técnico-científicas no campo da computação. Trata-se pois, de uma formação superior na qual os indivíduos estarão, também, sendo capacitados a lidar com as dimensões humanas e éticas dos conhecimentos e das relações sociais. Condição essa inseparável quando uma das finalidades fundamentais da Universidade e do ensino superior é preparar as futuras gerações de modo crítico e propositivo, visando a melhoria da vida social, cultural e planetária.

Últimas notícias