Você está aqui: Página Inicial > ESP.TEC.ABC > Componentes Curriculares > Módulo 5 – Uso de Ferramentas Digitais no Ensino e no Ater Remoto

Módulo 5 – Uso de Ferramentas Digitais no Ensino e no Ater Remoto

por Márcia Bento Moreira publicado 22/03/2021 14h33, última modificação 27/04/2021 12h38

Carga horária: 30h (teórico-práticas)

EMENTA

A realidade da tecnologia na educação brasileira. O uso do computador como instrumento de ensino nas atividades pedagógicas. Novas tecnologias aplicadas ao processo ensino-aprendizagem. Principais funções e aplicações dos softwares aplicativos tais como: Google Sala de Aula, Google Meet, Google Agenda, Google Docs, Google Planilha, Google Apresentações, Google Formulários (Forms), Jamboard, outros como: https://dashmyclass.com/, https://dictation.io/ e https://www.mindmeister.com/

 

OBJETIVO

Contribuir para que o(a) estudante se situe no panorama educacional tecnológico brasileiro e nas possibilidades reais de melhoria no processo de ensino-aprendizagem, nas  formas  de  diálogo estabelecidas  entre  as  famílias agricultoras e os agentes técnicos de ATER e outros sujeitos sociais, realizadas através da internet, rádio e outros meios de comunicação não presenciais; bem como, em seu desempenho a partir da aquisição de competências digitais. Utilizar as tecnologias da informação e Comunicação (TIC) de maneira adequada a fim de desenvolverem as habilidades do futuro aplicando os recursos tecnológicos adequados. Indicar os objetos tecnológicos que podem ser utilizados diante da realidade escolar e profissional. Fornecer os conhecimentos básicos da tecnologia computacional com o uso de softwares aplicativos. Fazer uso da internet como instrumento de ensino e de trabalho.

 

REFERÊNCIAS

RABELLO, C. Estratégias Didáticas e Ferramentas digitais para a Educação On-Line. 2020. UFF.

OLIVEIRA, A. P. A; SILVA, A.G.P.; BARROS, G.C.F.; SALES, P.A.; SANTOS, T.N.B. GUIA PARA ATIVIDADES REMOTAS: ferramentas digitais. Ed. Positivo. UFPE. 2020.

Parceria FIDA/CAATINGA. Relatório ‘Práticas de ATER Remota no contexto da Pandemia COVID‐19: potencialidades e desafios.’ Brasil. 2021. 71p.

Artigos científicos e materiais para leitura.