Você está aqui: Página Inicial > ESP.TEC.ABC > Sobre o Curso

Sobre o Curso

por luam publicado 22/03/2021 11h25, última modificação 22/03/2021 11h25

O conhecimento é a base para um processo de transformação. A presente preocupação com os processos de degradação da terra, que vem se agravando com as mudanças climáticas, nos obriga a buscar processos de produção em bases sustentáveis. A agenda proposta na Rio+20 para um processo de mudança comportamental quanto à vida do planeta, foi consolidada nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável - ODS, que por sua vez procuram impulsionar um conjunto de demandas que estão em curso, refletidas nos programas de governo. Neste sentido, o combate à desertificação no Brasil vem sendo realizado por meio da implementação de boas práticas de convivência com o semiárido que promovem a segurança hídrica, alimentar e energética, conservando as paisagens e os serviços ecossistêmicos. Esse esforço cria uma interseção com várias iniciativas, associadas aos sistemas agropecuários e de conservação e uso sustentável da biodiversidade.

O Plano de Agricultura de Baixo Carbono é uma iniciativa setorial que busca a mitigação e adaptação às mudanças climáticas para consolidar uma economia de baixo carbono na agricultura brasileira. Neste contexto, o Projeto Rural Sustentável - PRS, apresentado pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ao Reino Unido e por ele aprovado com financiamento do BID, visa incentivar uma agenda de iniciativas que promovam mudanças no processo de produção por meio da difusão de arranjos produtivos sustentáveis de baixa emissão de carbono que valorizem os recursos florestais e combatam o desmatamento na região, fortalecendo a agenda de boas práticas de convivência com o semiárido e agregando renda para as famílias. Essa mudança de paradigma exige uma assistência técnica qualificada, com conhecimento quanto aos avanços tecnológicos nesta área, além de parâmetros métricos para mensuração dos impactos promovidos quanto às ações de mitigação e adaptação.

Nessa perspectiva, o curso “Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono Fortalecendo a Convivência com o Semiárido”, constitui uma vertente do PRS Caatinga, coordenado pela UNIVASF/PROEX, em parceria com o Mestrado em Extensão Rural e o Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, oportunizando o conhecimento das tecnologias de baixa emissão de carbono, seus impactos nos processos produtivos e de conservação e a sinergia com as práticas de convivência com o semiárido, através dos conteúdos teórico/práticos que serão distribuídos nos módulos de ensino descritos na metodologia.