Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf homenageia professora Lucia Marisy com Título Honorífico de Mérito Educacional Dom José Rodrigues

Notícias

Univasf homenageia professora Lucia Marisy com Título Honorífico de Mérito Educacional Dom José Rodrigues

por publicado: 11/04/2022 15h01 última modificação: 11/04/2022 15h02
Renata Freitas


Lucia Marisy receberá Título Honorífico de Mérito Educacional Dom José Rodrigues.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, na tarde de hoje (11), a sessão solene do Conselho Universitário (Conuni) para outorga do Título Honorífico de Mérito Educacional Dom José Rodrigues à professora Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira. A solenidade acontecerá a partir das 17h, no auditório do Cineteatro, no Campus Sede, em Petrolina (PE) e será transmitida ao vivo pelo canal da TV Caatinga no YouTube.

A homenagem acontece no dia do aniversário de 75 anos da professora Lucia Marisy e marca a aposentadoria compulsória da docente por idade. A concessão do Título Honorífico de Mérito Educacional Dom José Rodrigues à professora foi aprovada pelo Conuni por meio da Decisão Nº 34/2022.

A professora titular Lucia Marisy ingressou na Univasf em 2004 como membro do Colegiado de Psicologia. Em 2009, passou a fazer parte do corpo docente do curso de Ciências Sociais, criado por meio do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e de cuja criação ela participou. Entre 2004 e 2011, ministrou 23 disciplinas para 40 turmas dos mais diversos cursos de graduação e realizou diversos projetos de extensão. De 2012 a 2020 foi pró-reitora de Extensão, na gestão do reitor Julianeli Tolentino de Lima. Em 2021, retornou à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) como pró-reitora, cargo que deixa agora, ao se aposentar compulsoriamente.

A aposentadoria de servidores públicos por idade é regulamentada pela Lei Complementar Nº 152/2015, que determina a aposentadoria compulsória dos agentes públicos aos 75 anos, com proventos proporcionais, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Títulos Honoríficos – A outorga de Títulos Honoríficos é o maior reconhecimento acadêmico de uma Universidade. O Título de Mérito Educacional Dom José Rodrigues é concedido a personalidades que tenham contribuído com relevantes serviços à causa da educação, servido de exemplo para a comunidade acadêmica e para a sociedade.

Fonte: Ascom Univasf