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Projetos de Extensão em Desenvolvimento e/ou Desenvolvidos

por admin publicado 11/11/2019 15h01, última modificação 11/11/2019 15h54

Cine GEO – Cultura Visual, Meio Ambiente e Educação.

 Período: 2019 - atual

Enquanto uma modalidade do conhecimento humano, o cinema orienta e explica trajetórias formadas em ambientes em que a imagem em movimento constitui e oportuniza aprendizados que passam a compor o depósito de experiências da sociedade (SILVA, 2010). Assim, entendendo que os universos fictícios e reais projetados na tela representam cenários e contextos associados a preceitos individuais e coletivos, estes poderão ser sempre debatidos e ampliados por meio da argumentação no ambiente universitário Nesse sentido, este projeto se propõe a democratização do acesso ao cinema, por meio de exibições gratuitas e comentadas de filmes e vídeos de curta e longa-metragem relacionados a temáticas da Geografia, com prioridade para as obras do acervo da Secretaria Especial da Cultura ligada ao Ministério da Cidadania, que disponibiliza obras audiovisuais da cinematografia brasileira para circuitos não-comerciais de difusão pública. Conforme supracitado, este projeto almeja a democratização do acesso ao cinema, tendo em vista a participação da comunidade interna e externa da UNIVASF -campus Senhor do Bonfim, durante a realização de exibições mensais comentadas gratuitas no auditório do campus da universidade. Enquanto ação extensionista, a aproximação da comunidade externa com a universidade proporcionará a existência de um espaço privilegiado para a construção dialética de conhecimentos na busca da superação das desigualdades sociais, econômicas e ambientais (CHAUÍ, 2006).

 

Cine Geo NovembroCine_Geo_out.png

 

Elaboração de cartilhas sobre a conservação da água em ambientes semiáridos.

Período: 2017 - 2018

Existem várias definições do termo Educação Ambiental, dependendo da abordagem e do contexto inserido. Neste projeto, adota-se o conceito proposto pela Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, em seu art. 1º (primeiro) que entende por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (BRASIL, 1999). Desta forma, a educação ambiental conglomera o processo de formação e informação, orientado para o desenvolvimento da consciência crítica sobre as questões ambientais e de atividades que levem à participação das comunidades na tomada de decisões sobre o equilíbrio ambiental e nas transformações a partir de uma visão integrada, holística e interdisciplinar (LEFF, 2012; DIAS, 1992). Nesse contexto, a Política Nacional de Educação Ambiental (BRASIL, 1999) legitima a necessária interface entre a educação ambiental e a divulgação de informações ambientais ao esclarecer no artigo 5º que entre os seus objetivos fundamentais constam  o : I - o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos; II - a garantia de democratização das informações ambientais e o III - o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social.  Fica claro neste trecho que a confecção de cartilhas sobre o uso e conservação da água em ambientes semiáridos possibilitará a democratização do conhecimento necessário para o desenvolvimento da compreensão integrada do ambiente, possibilitando uma consciência crítica frente ao atual quadro de desequilíbrio ambiental. Ainda na Política Nacional de Educação Ambiental (BRASIL, 1999) o artigo 8º, parágrafo 3º, esclarece as ações de estudos e experimentações necessárias para a construção da Educação Ambiental, dentre os itens citados, cabe destacar o desenvolvimento de instrumentos e metodologias, visando à incorporação da dimensão ambiental, de forma interdisciplinar, nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Dentre estas estratégias, este projeto de extensão objetiva apresentar uma proposta de cartilha sobre o uso e conservação da água em ambientes tropicais semiáridos com vistas a contribuir com o planejamento agrícola e ambiental desta região.

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