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Finalizados

por admin publicado 27/09/2019 18h40, última modificação 11/11/2019 15h57

Projetos Finalizados

por Sirius Oliveira Souza publicado 11/11/2019 15h57, última modificação 11/11/2019 15h58

MAPEAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM ENQUANTO SUBSÍDIO AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL E TERRITORIAL.

Período: 2018 - 2019     Modalidade: Projeto de Pesquisa

Descrição: O objetivo deste projeto foi diagnosticar as principais formas de uso e ocupação da terra no município de Senhor do Bonfim, ao longo dos últimos trinta anos. A área em estudo constitui o município de Senhor do Bonfim, localizado no centro norte do estado da Bahia, entre as latitudes 10°25'56.37"S e 10°32'36.87"S e longitudes 40°11'27.97"O e 40°14'55.88"O de Greenwich. Para este diagnóstico, serão utilizadas como base as imagens orbitais do Satélite Landsat-TM, posteriormente integradas e processadas no Sistema de Informação Geográfica, pelo software ArcGis, por meio da classificação híbrida. Os resultados a serem obtidos poderão apontar a gradativa expansão de determinados tipos de uso, paralelamente a redução de outros tipos de uso. Desta forma, o este trabalho pretende contribuir com os estudos de evolução da paisagem e subsidiar melhores propostas de planejamento para o uso e a ocupação da terra nesse município.

 

 

Elaboração de cartilhas sobre a conservação da água em ambientes semiáridos

Período: 2017-2018  Modalidade: Projeto de Extensão

Descrição: Existem várias definições do termo Educação Ambiental, dependendo da abordagem e do contexto inserido. Neste projeto, adota-se o conceito proposto pela Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, em seu art. 1º (primeiro) que entende por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (BRASIL, 1999). Desta forma, a educação ambiental conglomera o processo de formação e informação, orientado para o desenvolvimento da consciência crítica sobre as questões ambientais e de atividades que levem à participação das comunidades na tomada de decisões sobre o equilíbrio ambiental e nas transformações a partir de uma visão integrada, holística e interdisciplinar (LEFF, 2012; DIAS, 1992). Nesse contexto, a Política Nacional de Educação Ambiental (BRASIL, 1999) legitima a necessária interface entre a educação ambiental e a divulgação de informações ambientais ao esclarecer no artigo 5º que entre os seus objetivos fundamentais constam  o : I - o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos; II - a garantia de democratização das informações ambientais e o III - o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social.  Fica claro neste trecho que a confecção de cartilhas sobre o uso e conservação da água em ambientes semiáridos possibilitará a democratização do conhecimento necessário para o desenvolvimento da compreensão integrada do ambiente, possibilitando uma consciência crítica frente ao atual quadro de desequilíbrio ambiental. Ainda na Política Nacional de Educação Ambiental (BRASIL, 1999) o artigo 8º, parágrafo 3º, esclarece as ações de estudos e experimentações necessárias para a construção da Educação Ambiental, dentre os itens citados, cabe destacar o desenvolvimento de instrumentos e metodologias, visando à incorporação da dimensão ambiental, de forma interdisciplinar, nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Dentre estas estratégias, este projeto de extensão objetiva apresentar uma proposta de cartilha sobre o uso e conservação da água em ambientes tropicais semiáridos com vistas a contribuir com o planejamento agrícola e ambiental desta região.