Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadores do Grupo PROADES participam de reunião estratégica para alinhamento dos PAEs

Notícias

Pesquisadores do Grupo PROADES participam de reunião estratégica para alinhamento dos PAEs

o objetivo de alinhar estratégias entre os estados e a UNIVASF para a elaboração dos Planos de Ação Estaduais (PAEs)

publicado: 18/11/2024 13h56 última modificação: 18/11/2024 13h56

Os pesquisadores do Grupo PROADES, coordenado pelo professor Gustavo Hees Negreiros, participaram de uma reunião estratégica junto a representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), incluindo Alexandre Pires, do Departamento de Combate à Desertificação, Victor Uchôa, da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), e representantes dos estados do Semiárido brasileiro. O encontro, que contou também com a presença dos professores Airton de Deus Cysneiros Cavalcanti (Colegiado de Ecologia), Cristiano Marcelo Pereira de Souza (Colegiado de Geologia) e Sirius Oliveira Souza (Colegiado de Geografia), foi realizado com o objetivo de alinhar estratégias entre os estados e a UNIVASF para a elaboração dos Planos de Ação Estaduais (PAEs).

 

A reunião, parte fundamental do Programa de Ação contra a Desertificação, Efeitos da Seca e Revisão dos Planos Estaduais (PROADES), buscou promover um diálogo aberto sobre as diretrizes e metodologias para a revisão e atualização dos PAEs. Durante o encontro, foram discutidas as principais etapas para a construção dos planos, que têm como foco enfrentar os desafios impostos pela desertificação e promover políticas de convivência sustentável com a seca, de maneira integrada e adaptada às realidades locais de cada estado do Semiárido.

Os professores Cristiano Marcelo e Sirius Oliveira, que também integram o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sustentabilidade Territorial (NEPST), ressaltaram a importância da reunião como um marco no processo de planejamento e ação estratégica para a convivência com a seca. “Esse momento é essencial para consagrar políticas de planejamento que considerem tanto os aspectos ambientais quanto sociais, promovendo soluções que realmente atendam às populações do Semiárido e enfrentem problemas de desertificação com eficácia e sustentabilidade”, afirmou Cristiano Marcelo.

Para Sirius Oliveira, o diálogo entre os estados, a UNIVASF e órgãos federais como o MMA e a SUDENE é fundamental para garantir que os PAEs sejam construídos de forma colaborativa e alinhada com as diretrizes nacionais e internacionais. “Reuniões como essa fortalecem a articulação entre as diversas esferas envolvidas e garantem que as políticas públicas sejam embasadas em conhecimento científico e na realidade territorial”, destacou o pesquisador.

O PROADES segue atuando com o objetivo de revisar os PAEs até setembro de 2025, com apresentação prevista para a COP 30, que será realizada em Belém (PA). Essa reunião reflete o comprometimento do programa em construir planos robustos, participativos e orientados para o enfrentamento das vulnerabilidades do Semiárido brasileiro, consolidando a integração entre academia, governo e sociedade civil.