Você está aqui: Página Inicial > Departamentos > Diretoria de Programas Especiais de Graduação - DPEG > Programa de Educação Tutorial (PET)

Programa de Educação Tutorial (PET)

publicado 13/02/2017 10h01, última modificação 23/07/2020 20h34

Criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES com o nome Programa Especial de Treinamento – PET, este programa foi transferido no final de 1999 para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, ficando a sua gestão sob a responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior – DEPEM. Em 2004 o PET passou a ser identificado como Programa de Educação Tutorial.

Regulamentado pela Lei Nº 11.180, de 23 de setembro de 2005, e pela Portaria MEC Nº 976, de 27 de julho de 2010, o PET destina-se a apoiar grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior – IES.

O Programa é composto por grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua matriz curricular.

Almeja-se, desta forma, proporcionar a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET. Este apoio pode ser concedido ao estudante bolsista até a conclusão da sua graduação e ao professor tutor; para o desenvolvimento das atividades, o MEC disponibiliza, anualmente, recursos para custeio.

Os grupos PET em atividade na Univasf são:

- PET Arqueologia

Tutor: Prof. Dr. Rodrigo Lessa Costa (rodrigo.lessa@univasf.edu.br)

- PET Conexões e Saberes - Saneamento Ambiental

Tutor: Profa. Dra. Miriam Cleide Cavalcante de Amorim (miriam.cleide@univasf.edu.br)

- PET Biomecânica

Tutor: Prof. Rodrigo Gustavo da Silva Carvalho (rodrigo.carvalho@univasf.edu.br)

- PET Educação Física

Tutor: Prof. Sérgio Rodrigues Moreira (sergio.moreira@univasf.edu.br)

Link para Editais: http://portais.univasf.edu.br/proen/servicos-proen/editais

Link para formulários: http://portais.univasf.edu.br/proen/servicos-proen/formularios

Link para o Regimento Interno do CLAA-PET: http://portais.univasf.edu.br/proen/departamentos/diretoria-de-programas-especiais-de-graduacao/regimento-interno-do-claa-pet_final_marco2016.pdf/view

registrado em: , , ,