Você está aqui: Página Inicial > Proen > A PROEN

PROEN

A Pró-reitoria de Ensino (PROEN) é o órgão consultivo e deliberativo responsável por gerir todas as atividades de Ensino dos Cursos de Graduação da UNIVASF, oferecendo suporte acadêmico, logístico e pedagógico aos Colegiados Acadêmicos. A Proen atua em parceria com as demais Pró-reitorias e órgãos Administrativos da UNIVASF para promover e fomentar políticas de Ensino que visem à transformação da realidade local e uma aproximação cada vez maior com diversos setores da sociedade.

Além disso, representa a Universidade junto aos setores educacionais do Ministério da Educação, da sociedade em geral e junto ao Fórum Nacional de Pró-Reitores de Ensino de Graduação (FORGRAD).

Missão

Contribuir para a excelência do ensino superior oferecido pela instituição, desenvolvendo uma política de ensino de graduação articulada à pesquisa e à extensão, visando à formação de cidadãos nas diversas áreas do conhecimento.

Exercer uma ação integrada das atividades de ensino, gerenciando as atividades em consonância com a comunidade externa, com a área administrativa, com o corpo docente e, em especial, com os discentes da instituição.

Implantar políticas educacionais garantindo a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pela instituição, assim como das atividades relacionadas.

Pró-Reitor

Prof.Dr. Marcelo Silva de Souza Ribeiro

Possui Especialização em Educação Especial (UFAL/1994) e Educação a Distância (SENAC/AL/2011), Especialização em Produção de Mídias para Educação Online (UFBA/2018), Mestrado em Educação em Pesquisa - Université du Québec (2003) e doutorado em Ciências da Educação - Université du Québec à Chicoutimi / Université du Québec à Montréal (2013). Pós doutor em Educação - UFBA. Professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, lotado no Colegiado de Psicologia, professor do Mestrado em Psicologia (Univasf), professor do programa de Mestrado em Formação Docente da Universidade de Pernambuco/UPE (Campus Petrolina), professor do Mestrado de Psicologia da Univasf e editor da Revista de Educação do Vale do São Francisco/Revasf. Coordena o Núcleo de Estudos e Práticas Sobre Infâncias e Educação Infantil - NUPIE (http://nucleonupie.blogspot.com.br) e o Laboratório de Estudos e Práticas em Pesquisa Formação. Coordena ainda o projeto de pesquisa, “A relação das crianças com os seus pais o lugar da brincadeira”, em cooperação internacional com a Université du Québec à Trois Riviéres (UQTR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, novas tecnologias, processos inclusivos e formação profissional.

Lattes