Você está aqui: Página Inicial > Proen > A PROEN

PROEN

A Pró-reitoria de Ensino (PROEN) é o órgão consultivo e deliberativo responsável por gerir todas as atividades de Ensino dos Cursos de Graduação da UNIVASF, oferecendo suporte acadêmico, logístico e pedagógico aos Colegiados Acadêmicos. A Proen atua em parceria com as demais Pró-reitorias e órgãos Administrativos da UNIVASF para promover e fomentar políticas de Ensino que visem à transformação da realidade local e uma aproximação cada vez maior com diversos setores da sociedade.

Além disso, representa a Universidade junto aos setores educacionais do Ministério da Educação, da sociedade em geral e junto ao Fórum Nacional de Pró-Reitores de Ensino de Graduação (FORGRAD).

Missão

Contribuir para a excelência do ensino superior oferecido pela instituição, desenvolvendo uma política de ensino de graduação articulada à pesquisa e à extensão, visando à formação de cidadãos nas diversas áreas do conhecimento.

Exercer uma ação integrada das atividades de ensino, gerenciando as atividades em consonância com a comunidade externa, com a área administrativa, com o corpo docente e, em especial, com os discentes da instituição.

Implantar políticas educacionais garantindo a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pela instituição, assim como das atividades relacionadas.

Pró-Reitor

Prof. Adelson Dias de Oliveira

Doutorado em Educação e Contemporaneidade - Universidade do Estado da Bahia (2019). Mestrado em Educação e Contemporaneidade - Universidade do Estado da Bahia (2013). Especialização em Educação, Cultura e Contextualidade - Universidade do Estado da Bahia (2010). Graduação em Pedagogia - Licenciatura plena pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Campus Juazeiro, Colegiado de Ciências Sociais. Professor permanente do Programa de Pós-graduação, nível Mestrado profissional, em Sociologia em Rede Nacional - PROFSOCIO. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável - PPGADT/UNIVASF, nível Doutorado profissional. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Narrativas e Experiência Docente no Ensino Médio - NARRATIVIDADES/UNIVASF. Vice-Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Juventudes - NUJUVES/UNIVASF. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO/UNEB. É Sócio da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPED e Avaliador Ad hoc do Grupo de Trabalho Ensino Fundamental da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Tem experiência na área de Educação, currículo e docência, com ênfase em Educação popular, formação de educadores, educação contextualizada e do campo, ruralidades. É pesquisador de temáticas juvenis do e no campo: Juventudes; Identidades juvenis; Culturas juvenis; Formação de jovens no campo. Desenvolve pesquisas com abordagem epistemológica do campo da (auto)biografia e atualmente insere-se no campo das pesquisas que se utilizam da Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas como perspectiva epistemológica e metodológica no universo da pesquisa-formação-ação.

Lattes