Enade

publicado 28/12/2023 16h19, última modificação 28/12/2023 16h43

O Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (Enade) integra o sistema de avaliação de instituições e cursos composto pelo Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (Sinaes), avaliando o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação, tendo por objetivo acompanhar os processos de aprendizagem em relação aos conteúdos programáticos previstos dentro das diretrizes curriculares.

O Enade dispõe de aplicação periódica para os cursos, determinada pelo Ciclo Avaliativo do Enade. A vinculação a um curso de bacharelado ou superiores de tecnologia inseridos na edição do Enade, torna a inscrição obrigatória para discentes ingressantes e concluintes, pelos coordenadores de curso. A participação é indispensável à regulação e emissão do histórico escolar. Os discentes não selecionados para a aplicação do exame terão seu histórico registrado com: “dispensado do ENADE pelo MEC nos termos do Art. 5O da Lei no 10861/2004”.

 

Ciclo Avaliativo do Enade

De acordo com a Portaria MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018 as áreas de conhecimento que terão os cursos avaliados a cada ano, dentro do ciclo avaliativo trienal, são determinados conforme a seguinte organização:

Ano I: Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins; Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo; Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança. 

Ano II: Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; e áreas afins; Cursos de licenciatura nas áreas de conhecimento de Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Humanas e Ciências da Saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas; Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.

Ano III: Cursos de bacharelado nas Áreas de Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins; Cursos de bacharelado nas Áreas de Conhecimento Ciências Humanas e áreas afins que não tenham cursos também avaliados no âmbito das licenciaturas; Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design. 

 

Cursos da Univasf no Ciclo Avaliativo do Enade
  Ano I              Agronomia, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia.
  Ano II Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Sociais (Bacharelado), Ciências Sociais (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura) Geografia, História, Pedagogia e Química
  Ano III Administração, Administração Pública e Psicologia

*Cursos da Univasf que não se enquadram no Enade: Antropologia, Arqueologia e Preservação Patrimonial, Ciências da Natureza, Ecologia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Gestão Ambiental, Geologia e Letras - Libras.

 

Os estudantes poderão acompanhar os resultados através da página do Enade ou através dos relatórios da instituição de cada edição.

As provas e gabaritos das edições anteriores, estão disponibilizadas para acesso aqui.

Acesse também a página de notícias sobre o Enade.

 

registrado em: , , ,