Você está aqui: Página Inicial > Departamentos > Procuradoria Educacional Institucional - PEI > Indicadores de Qualidade de Educação Superior

Indicadores de Qualidade de Educação Superior

publicado 28/12/2023 16h38, última modificação 28/12/2023 16h38

Conceito Enade

Como parte dos indicadores de qualidade da Instituição de Ensino Superior, o conceito Enade calcula o desempenho por curso de graduação dos participantes do exame. Os relatórios referentes aos resultados da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Instituição de Ensino Superior (Enade), podem ser encontrados abaixo:

Relatório de IES 2022

Relatório de IES 2021

Relatório de IES 2019

Relatório de IES 2018

Relatório de IES 2017

Relatório de IES 2016

Relatório de IES 2015

Relatório de IES 2014

Relatório de IES 2013

Índice Geral de Cursos Avaliados pela Instituição (IGC)

O Índice Geral de Cursos Avaliados na Instituição (IGC) participa dos indicadores de qualidade vinculados ao Ministério de Educação, sendo produzido a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O indicador é elaborado pelo Inep verificando uma média do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) do último triênio, dos conceitos de avaliação dos programas de pós graduação stricto sensus atribuídos pelo Capes e da distribuição dos estudantes dos diferentes níveis de ensino, atendendo como uma base qualitativa para o aprimoramento e tomada de decisões nas instituições e cursos do ensino superior.

O IGC das instituições é divulgado de acordo com o triênio do ciclo do Sinaes, após os resultados do Enade, sendo mensurado dentro de uma escala que varia de 1 (pior qualidade) à 5 (maior qualidade). A partir de 3, o conceito é considerado satisfatório.

Conceito Institucional

O Conceito Institucional (CI) constitui um dos indicadores de qualidade da IES no Sistema Nacional de Avaliação de Ensino Superior. Sendo definida após uma visita presencial do MEC à instituição, a nota atribuída na avaliação varia de 1 à 5, sendo que as notas 1 e 2 podem condicionar penalidades e até mesmo o descredenciamento da organização. Enquanto as notas 3, 4 e 5 são consideradas satisfatórias e conferem uma maior qualidade, quanto mais próxima ao 5, sob a ótica do MEC.

O exame verifica a qualidade e aptidão para oferecimento de ensino da IES e ocorre no período de avaliação para recredenciamento . A Universidade  Federal do Vale do São Francisco obteve o índice 4 na última avaliação do Conceito Institucional, ocorrida em 2015.

registrado em: , , ,