Você está aqui: Página Inicial > Departamentos > Procuradoria Educacional Institucional - PEI > Sistemas de Avaliação

Sistemas de Avaliação

publicado 28/12/2023 16h25, última modificação 28/12/2023 16h25

SINAES

Conforme a Portaria nº 2.051/04 - MEC, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) é responsável por assegurar os processos de exames das instituições e cursos de educação de nível superior no país, reunindo as informações disponibilizadas através das avaliações institucionais, de cursos e do Enade, tendo por finalidade a melhoria na qualidade de educação, expansão de oferta e eficácia institucional, além da dedicação a responsabilidade social nos ambientes acadêmicos, promovendo avaliações sob coordenação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E DE CURSOS

As Avaliações Externas in loco de Instituições de Nível Superior e Cursos de Graduação (Avaliações in loco), se constituem como um dos pilares avaliativos do SINAES, possibilitando o credenciamento ou recredenciamento das instituições, através dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa (IAIE), assim como de autorização e reconhecimento dos cursos, por meio dos Instrumentos de Avaliação de Cursos de Avaliação (IACG) com base nos seus resultados. As avaliações são realizadas pela Secretaria Nacional de Avaliação de Educação Superior (Seres/MEC) e fornecem uma base de informações para decisão social acerca da qualidade da educação superior no país.

CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pelo processo de auto-avaliação institucional, de ocorrência anterior às avaliações externas in loco. Com base na Lei nº 10.861/2004 toda instituição de ensino superior, pública ou privada, deve compor Comissão Própria de Avaliação. É atribuição da CPA conduzir os procedimentos das avaliações internas e o fornecimento das informações solicitadas ao INEP.

Mais informações também podem ser encontradas no site institucional da CPA

registrado em: , , ,