Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Programas e Ações de Extensão > Degustação de Teoremas

Degustação de Teoremas

por admin publicado 04/11/2016 17h14, última modificação 31/05/2021 16h26

 A proposta desse evento é promover um ambiente integrador, propício para o compartilhamento de experiências, ideias, conhecimentos e oportunidades para estudantes e profissionais que utilizam, de alguma forma e intensidade, o conhecimento matemático.

Dentre as atividades previstas estão a exposição de teoremas, relatos pessoais de experiências com a matemática, divulgação de pesquisas, aplicações da matemática e relatos de experiências pedagógicas bem sucedidas.

As atividades ocorrem geralmente  na última sexta-feira de cada mês. Submeta uma proposta de  palestra enviando um e-mail para profmat@univasf.edu.br 

Próxima Palestra

O trabalho intitulado “Um método matemático para estimar subnotificação de casos de COVID-19 será apresentado pelo Prof. Dr. Alison Marcelo Van Der Laan Melo,  docente do PROFMAT/UNIVASF.

 Data: 18/06/2021 - Horário: 17:0 - Webconferência: meet.google.com/csr-nkht-pfp.

Resumo da Palestra:

Nesta apresentação consideramos uma população que pode ser dividida em dois grupos. Supomos que para o grupo 1 há notificação adequada para os casos de COVID-19, enquanto que para o grupo 2 não há. Queremos estimar o número acumulado de casos do segundo grupo a partir dos dados do primeiro. Contudo, antes é necessário discutir quais condições são necessárias para tal estimativa.  Nessa abordagem usamos o modelo SEIRD com dois grupos.

Por fim, será apresentada uma aplicação desse método às cidades de Petrolina e Juazeiro num período em que apresentam diferenças significativas no nível de testagem para COVID-19. A apresentação é baseada num trabalho em desenvolvimento, em colaboração com o Prof. Matheus Santos (UFRGS), e a aplicação usa dados coletados pelo Grupo de Modelos Matemáticos para a COVID-19 do Vale do São Francisco.

                

Palestras Realizadas

  1.  O ressurgimento das Essências, a convicção dos Elos. Palestrante: Prof. Aroldo Ferreira Leão, UNIVASF.
  2. A Matemática e o impacto ambiental de transgênicos.  Palestrante: Prof. Dr. Rinaldo Vieira da Silva Júnior, UFAL.
  3. O grau Topológico de Brouwer e o Teorema da Esfera Cabeluda. Palestrante:  Prof. Dr. Alison Marcelo Van Der Laan Melo
  4. Ensino de Geometria e Matemática: Um relato de Pesquisas. Palestrante: Profa. Mírian Ferreira de Brito.
  5. Toda  função  Continua  é   Lipchitziana ?   Palestrante: Beto Rober Bautista Saavedra
  6.  Integrais de Linha: Aplicação do Teorema de Green no desenvolvimento de um planímetro polar para fins didáticos. Palestrante: Marcos Antônio O. Lima, Graduando em Eng. Mecânica, UNIVASF.
  7. “NENHUM A MENOS NA AULA DE MATEMÁTICA: expectativas da escola em relação a aprendizagem de estudantes com deficiência”. Palestrante: Prof. Dr. Evanilson Landim Alves (UPE - Campus Petrolina).
  8.  “Aproximações de funções por polinômios ortogonais”.  Prof. Dr. Adson Mota Rocha,  (UFRB).