Você está aqui: Página Inicial > Residência em Fruticultura Irrigada > Sobre o curso

Sobre o curso

por luam publicado 21/05/2021 09h28, última modificação 05/08/2022 08h34

A Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) coordena as ações de implementação do Programa de Residência Profissional Agrícola, instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Portaria MAPA nº 193, de 16 de junho de 2020. O Programa destina-se a estudantes e profissionais recém egressos para um período de treinamento prático, orientado e supervisionado. Nesse contexto, foi aprovada em 2020 a proposta de criação da “RESIDÊNCIA PROFISSIONAL EM FRUTICULTURA IRRIGADA”, que é coordenada pela Profª. Drª. Karla dos Santos Melo de Sousa, do Colegiado de Engenharia Agronômica (CEAGRO), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Petrolina-PE. “Acreditamos que a existência de uma Especialização em Residência Profissional em Fruticultura Irrigada localizada no Vale do São Francisco será de extrema importância para a região pois irá servir de ponte entre os recém-egressos com o mercado de trabalho, tornando esse desafio inicial mais fácil, e terão a oportunidade de aprimorar as habilidades e competências na área, contribuindo para a formação de um profissional capaz de compreender, intervir e oferecer soluções para os desafios das mais diversas etapas produtivas".
Nosso público-alvo serão jovens entre 15 e 29 anos de idade, graduados nos cursos de Engenharia Agronômica e/ou Engenharia Agrícola, os quais tenham concluídos o curso há no máximo, 24 meses.

 

Coordenadora: Karla dos Santos Melo de Souza - e-mail: karla.smsousa@univasf.edu.br 

Vice coordenador: Marcos Sales Rodrigues - e-mail: marcos.rodrigues@univasf.edu.br

Unidades residentes 

As unidades residentes são fazendas ou unidades de produção, empresas do agronegócio, cooperativas, empresas de assistência técnica (nacionais ou internacionais), da administração direta e indireta e a sociedade civil organizada. As unidades residentes conveniadas com a Residência Profissional em Fruticultura Irrigada estão listadas abaixo:

 

Argofruta
Avant Agroquímica
Cappellaro Fruits
Cappellaro & Cappellaro
Frutecer
Gamundi
Petromudas
Plantebem
PlantSoil Laboratórios
Sweet Valley
ValeAgro
VSF Agricultura Sustentável