Você está aqui: Página Inicial > Arqueologia > Sobre o curso

Sobre o curso

por admin publicado 24/05/2017 11h03, última modificação 04/05/2018 20h40

O curso de graduação em Arqueologia e Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) é pioneiro em diversos sentidos. Estabelecido no ano de 2004, trata-se do primeiro curso de graduação nesse campo do conhecimento em instituições públicas de ensino no Brasil. Representa um dos primeiros esforços em levar educação pública de nível superior ao interior do Brasil, em especial ao semi-árido nordestino. O curso propõe formar profissionais capazes de lidar sob diferentes perspectivas, com as mais diversas esferas do patrimônio cultural, em especial aquele denominado de patrimônio arqueológico, representado pela materialização de todos os tipos de comportamentos humanos. Lida com as interações estabelecidas entre homem e a natureza, que em consonância com os discursos mais atuais relativizam crescentemente a primazia de qualquer destes agentes; com todo o espectro temporal que corresponde a existência de humanidade na terra, desde o distante período que no velho mundo antecede a escrita, e no mundo americano a chegada do colonizador ibérico, denominado discutivelmente de pré-história, até tempos bastante atuais, caracterizados pela propagação do capitalismo e pela incipiência de uma pós-modernidade.

 

ATUAÇÃO

Na profissão de arqueólogo, cujo exercício foi recentemente regulamentado pela Lei Ordinária 13653/2018, não se está apto apenas a escavar sítios arqueológicos, mas atua-se em praticamente toda a cadeia que envolve a gestão do patrimônio cultural. O profissional pode trabalhar em museus, institutos e organizações não governamentais, pode assessorar na criação de políticas públicas de promoção ao turismo cultural, trabalhar com educação patrimonial, em orgãos fiscalizadores como o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e na academia. Porém, o principal filão do mercado de trabalho que  tem contribuido para a expansão do campo no Brasil é a arqueologia preventiva. Devido a legislação existente no país previamente a construção de grandes empreendimentos como pontes, barragens e linhas de trasmissão, entre outras, cabe ao arqueólogo contratado diagnosticar o potencial arqueológico de tais áreas sugerindo até mesmo a modificação dos locais a serem construídos, ou procedendo o resgate dos sítios arqueológicos direta e indiretamente impactados.

 

LOCALIZAÇÃO

O curso de bacharelado em Arqueologia e Preservação Patrimonial da UNIVASF está inserido no Campus Serra da Capivara, no munícipio de São Raimundo Nonato, Sudeste do Piauí. Além dele existem atualmente no campus os cursos de Ciências da Natureza, Antropologia e Química (licenciatura). O Parque Nacional Serra da Capivara, tombado como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO, está localizado há cerca de 30 km do campus. Conhecido internacionalmente devido as descobertas realizadas pela arqueóloga Niéde Guidon no sítio Boqueirão da Pedra Furada, que tem contribuido assertivamente para o recuo da chegada das primeiras populações humanas nas Américas; abriga ainda um dos maiores complexos existentes de sítios arqueológicos com representações gráficas.  Junto ao Parque Nacional Serra das Confusões, praticamente inexplorado, garante-se forte vocação para o turismo cultural a essa região. A cidade de São Raimundo Nonato possui pouco mais de 30 mil habitantes e é o polo comercial da região. No entorno da cidade está um dos maiores territórios quilombolas do país: a Comunidade Quilombola Lagoas, que conta com mais de cem pequenas comunidades distribuídas em um território de mais de 60 mil hectares. 

 

 

registrado em: