Simpósios
HORÁRIOS | 16/07 | Segunda-feira | 17/07 | Terça-feira | 18/07 | Quarta-feira |
|
ARTES VISUAISLocal - Miniauditório 3 S1.AV. PESQUISA EM ARTE E EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADORA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Tema: Arte/Educação e experiências de ensino/aprendizagem em contextos formais RINOCERONTE NA AULA DE DESENHO (II): DESENVOLVENDO POTENCIALIDADES GRÁFICAS EM DESIGN E ARTES PLÁSTICAS. PRODUÇÃO DE WEBDOCUMENTÁRIO NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA EDUCACIONAL SITUADA A ARTE/EDUCAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIADA DA UNEB EM JUAZEIRO/BA A PEDAGOGIA DO PALHAÇO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
Local: Miniauditório 4 S2.AV. TEMPOS DA ARTE: ESTÉTICA, HISTÓRIA E CRÍTICA DESCONSTRUINDO WOLFFLIN: DOS USOS DA PALAVRA “RAÇA” NOS “CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE HISTÓRIA DA ARTE.” LINHAS SUBVERSIVAS: UMA ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA DO BORDADO FEMININO AS ARTES INDÍGENAS BRASILEIRAS E A ANTROPOLOGIA DA ARTE
Local: Miniauditório 6 S6.AV. REVERSABILIDADES ESTÉTICAS – MEANDROS ENTRE EDUCAÇÃO E POÉTICAS ARTÍSTICAS NAS ARTES VISUAIS PERCURSOS COTIDIANOS ESTÉTICOS E POÉTICOS PELA IMAGEM DA CAATINGA CARTOGRAFIAS DA MEMÓRIA, BORDANDO PROCESSOS E LEMBRANÇAS SOBRE O DISTRITO DE VERMELHOS/PE PONTO AMOR: TRAMA CONFESSIONAL MULHER, PONTO E LINHA: VISIBILIZANDO E EMPORANDO O FEMININO
MÚSICALocal: Miniauditório 7 S1. M. DA MARGEM AO CENTRO: POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA MÚSICA NA ESCOLA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA MUSICAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DO IF-SERTÃO-CAMPUS PETROLINA
TEATROLocal: Miniauditório 8 S1.TE: TEATRO E ARTES DA CENA: PRÁTICAS ARTÍSTICAS E EDUCATIVAS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO Tema: Dramaturgia, Encenação e outras poéticas em diálogo CENAS RIBEIRINHAS: POÉTICAS POPULARES NA EXPERIÊNCIA DE UMA PESQUISA TEATRAL NO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO ETNOCENOLOGIA E AS ARTES CÊNICAS NO SEMIÁRIDO BAIANO: POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES MITOS, RITOS E TIPOS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE MÁSCARAS PARA “A HORA DA ESTRELA”, DE CLARICE LISPECTOR PALHAÇOS MÚSICOS-PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO
DANÇALocal: Miniauditório 1 S.D1 – DANÇA-EDUCAÇÃO: DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE ARTE/DANÇA VIVENCIADA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE PERNAMBUCO UM OLHAR CURRICULAR EM DANÇA: UMA FORMAÇÃO QUEER! TER CORPO, SER CORPO, UM CAMINHO DA DANÇA PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ O CORPO QUE DANÇA: REFLEXÃO ENTRE A ESTÉTICA E A INCLUSÃO SOCIAL
|
ARTES VISUAISLocal - Miniauditório 3 S1.AV. PESQUISA EM ARTE E EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADORA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Tema: Arte/Educação e experiências de ensino/aprendizagem em contextos formais GARATUJA ESCOLINHA DE ARTE: UMA EXPERIÊNCIA A CIA DE DANÇA DO SESC PETROLINA: POSSIBILIDADES DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM UMA PERSPECTIVA CONTEXTUALIZADA POR QUE ESTUDAR OS ESCRITORES DO VALE DO SÃO FRANCISCO? A PARTICIPAÇÃO DO NÚCLEO DE LITERATURA DO SESC PETROLINA
Local: Miniauditório 4 S2.AV. TEMPOS DA ARTE: ESTÉTICA, HISTÓRIA E CRÍTICA CIDADE, PICHAÇÃO E IDENTIDADE: RECONSTRUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO ESPACIAL EM JUAZEIRO-BA E PETROLINA-PE A ADAPTAÇÃO DE ‘A FALECIDA’, DE NELSON RODRIGUES, POR LEON HIRSZMAN E A ESTRELA NO CINEMA DE FERNANDA MONTEGRENO OLHARES EM DESVIO: ANA DAS CARRANCAS E AS NOÇÕES DE CONTEMPORANEIDADE E GESTO
Local: Miniauditório 5 S4.AV. POÉTICAS DO BARRO: REVERBERAÇÕES DOS PROCEDIMENTOS CERÂMICOS NAS ARTES VISUAIS PENSAMENTOS INTRODUTÓRIOS SOBRE O PROCEDIMENTO CERÂMICO INCORPORADOS POR UM SINCRETISMO ARTÍSTICO-ESPIRITUALISTA KAMBIWÁ EM ESPALHAMENTOS: PROVOCAÇÕES SOBRE FRONTEIRAS POLÍTICAS E POÉTICAS DE TERRITÓRIOS INDÍGENAS ATRAVÉS DO BARRO LUGAR DE TERRA: TERRITÓRIOS POÉTICOS, ATRAVESSAMENTOS POLÍTICOS, ESPITITUAIS E DE MEMÓRIA
Local: Miniauditório 6 S6.AV. REVERSABILIDADES ESTÉTICAS – MEANDROS ENTRE EDUCAÇÃO E POÉTICAS ARTÍSTICAS NAS ARTES VISUAIS ATRAVESSAMENTOS POÉTICOS NAS PESQUISAS E NOS PROCESSOS ARTÍSTICOS O CORPO EM MOVIMENTO E O DESENHO NO PROCESSO CRIATIVO O CADERNO DE ARTISTA COMO SUPORTE PARA A PRODUÇÃO DE IMAGENS PROCESSO “CAETANA”: EXPERIMENTAÇÕES ARTÍSTICAS ATRAVÉS DA ARTE, MODA E MESSIANISMO NO NORDESTE BARSILEIRO
TEATROLocal: Miniauditório 7 S1.TE. TEATRO E ARTES DA CENA: PRÁTICAS ARTÍSTICAS E EDUCATIVAS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO Tema: O teatro acolhedor: gênero, sexualidade e negritude TEATRO, GÊNERO E SEXUALIDADE: REFLEXÃO CRÍTICA A PARTIR DE HISTÓRIAS DE VIDA DE ARTISTAS LGBTQ+ COMO CAMPO CONCEITUAL DE PESQUISA (EN) CENAÇÕES E PRÁTICAS DISCURSIVAS EM GÊNEROS E SEXUALIDADES: VOZES DISSONANTES NO SEMIÁRIDO PERCEPÇÃO POLÍTICO-SOCIAL DO ESPETÁCULO “FILHO DE DEUS MENINO MEU” NA CIDADE DE PETROLINA-PE
MÚSICALocal: Miniauditório 8 S2.M. DOCÊNCIA E PERFORMANCE MUSICAL: O ENCONTRO DE MARGENS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO O CORDEL COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO POLÍTICO-SOCIAL: UM RECORTE DOS VERSOS DE MAVIEL MELO CAMINHOS NA PERFORMANCE MUSICAL A PARTIR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DO IF SERTÃO-PE CORAL VOZES DO SERTÃO: ENSINO E COLETIVIDADE MUSICAL |
ARTES VISUAISLocal - Miniauditório 3 S1.AV. PESQUISA EM ARTE E EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADORA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Tema: Arte/Educação e experiências de ensino/aprendizagem em contextos formais EXPERIÊNCIA DO SENSÍVEL: APONTAMENTOS PARA ARTE/EDUCAÇÃO SEGUINDO O OLHAR: DIREÇÕES APRENDIDAS A FOTOGRAFIA COMO EXPRESSÃO DA DIVERSIDADE: UMA EXPERIÊNCIA VISUAL CONTEXTUALIZADORA
Local: Miniauditório 6 O ENSINO DAS ARTES VISUAIS ATRAVÉS DO OLHAR DE DISCENTE NO PROJETO PIBID CAPITAL CULTURAL E DOCÊNCIA EM ARTES VISUAIS: QUAIS SABERES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA A MEDIAÇÃO CULTURAL PARA O PÚBLICO INFANTIL: UMA FERRAMENTA DE ENSINO E EXPANSÃO INTELECTUAL A CRIANÇA E O GRAFISMO INFANTIL
TEATROLocal: Miniauditório 7 S1.TE: TEATRO E ARTES DA CENA: PRÁTICAS ARTÍSTICAS E EDUCATIVAS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO Tema: Teatro, Artes da Cena e Educação: limites e (im)possibilidades ROMEU E JULIETAS AMOR FRATERNAL: APRENDIZAGEM E FRATERNIDADE NA LEITURA DRAMÁTICA DA OBRA DE EDELTRUDES FERREIRA DA SILVA ESCOLAS E ESCOLHAS: UMA PROPOSTA REVISTEIRA PARA O ENSINO/ESTÍMULO DE HISTÓRIA DO TEATRO Karina Andréa da Silva Faria
|