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por Juliane Lima publicado 13/03/2018 19h18, última modificação 17/06/2024 09h26

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Revitalização Artística do Campus Juazeiro / UNIVASF

Cordenadora: Prof. Dr. Flora Romanelli Assumpção

2024

Revitalização Artística do Campus Juazeiro, para readequação de usos e convivência, bem como revalorização e restauro de patrimônio público, através da realização de obras de arte e de paisagismo no Galpão de Artes do curso de Artes Visuais, no Restaurante Universitário, na torre da caixa d'água principal e criação de um gazebo.

Integrantes: Ariel Guedes Farfan - Integrante / Mirele Silva Moreira - Integrante / Sarah Rafaely Afan Lopes - Integrante / Ueide Santos Lima Oliveira - Integrante / Jeová da Rocha Santos - Integrante / Silvia dos Santos Dantas - Integrante / Bruno Martins Moura - Integrante / Francisco Machado Pereira - Integrante / Tavio Ruan dos Santos Silva - Integrante / Alana Vitória Lima Silva - Integrante / Bernardo Francisco Beserra Viana - Integrante.


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A Universidade vai à escola: um deslocamento necessário para formação inicial de professores em Artes Visuais.

Cordenadora: Prof. Dr. Isabela Barbosa Rodrigues

Contemplado com Bolsa PIBEX no edital 01/2024

Aprovado em 1º lugar dentre os inscritos do Campus Juazeiro

O projeto nasce da inquietação de um grupo de estudantes da graduação do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco, dos componentes curriculares Laboratório Artístico/Educativo I e Práticas de Ensino II. O projeto prevê sua realização no Complexo Integrado de Educação Básica do Colégio Rui Barbosa (CIEB Rui Barbosa), em Juazeiro - BA, em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco e com a Secretaria Estadual de Educação da Bahia. Visando a expansão da experiência docente dos estudantes da graduação do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UNIVASF, o projeto ora apresentado, busca uma atuação próxima ao Colégio Rui Barbosa e, consequentemente, uma maior aproximação com a comunidade. A presença desses estudantes da graduação contribui de forma rica para o fortalecimento de um conhecimento específico, ainda em construção na região e que, por esse motivo, carece de profissionais qualificados na área de Arte/Educação. Neste espaço, as oficinas serão trabalhadas de forma interdisciplinar, articulando arte, cultura e educação, aliadas à criatividade e criticidade como princípio educativo.

Bolsista: Alana Vitória

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Revitalização de patrimônio público através da arte no Espaço Plural / UNIVASF

Cordenadora: Prof. Dr. Flora Romanelli Assumpção

Contemplado com Bolsa PIBEX no edital 01/2024

Trata-se de um projeto de revitalização artística dos equipamentos arquitetônicos do Espaço Plural, visando contribuir para ações de valorização do patrimônio público como forma de celebrar os 20 anos da UNIVASF, através de ações de pintura, mural com cerâmica, escultura e paisagismo guiadas pelo pensamento de desenho expandido e instalação de artes visuais, executadas por estudantes e para a comunidade que participa de cursos e atividades de formação ali oferecidos. As ações artísticas serão realizadas a partir de diálogos com os usuários dos espaços, visando criar conexões afetivas e culturais entre as obras de artes visuais realizadas e as pessoas envolvidas no Espaço Plural. Essas ações estão aliadas ao conceito de bem viver que está presente nas práticas promovidas pela referida instituição, além de criar estratégias para formar novos públicos para a arte ao levá-la a se inserir no cotidiano de quem não a procura, transformando suas rotinas. Serão produzidos um vídeo e/ou fotografias para registro e ampla divulgação do projeto. O projeto dialoga com referências artísticas e acadêmicas, resultando de pesquisas recentes concluídas e em andamento no Espaço Plural e propõe contribuir com a formação de cidadãos e agentes sociais da comunidade interna e externa à UNIVASF

Bolsista: Ueide Lima | Integrantes: Salomão Sobreira, Mirele Moreira e Sarah Rafaely Afan Lopes


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Laboratórios de Criação

Responsavel:Prof. Dr. Edson Macalini

2023-2024

O programa de extensão Laboratórios de Criação envolve múltiplas atividades e ações cujo propósito consiste em ampliar as experiências docentes e discentes do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Univasf entre os mais distintos ambientes acadêmicos, escolares e comunitários da região do Vale do São Francisco. Com objetivo de disseminar os conhecimentos adquiridos nos laboratórios de processos artísticos do CARTES/UNIVASF, o programa propõe a oferta de oficinas diversificadas, gratuitas e extracurriculares para o público em geral. As ações tem por finalidade principal promover a interlocução entre a universidade e a comunidade através de oficinas que partem do amplo universo em que se enquadram os laboratórios do curso de artes visuais e de seu respectivo ensino. Além de ser um espaço de integração entre disciplinas práticas, didáticas e pedagógicas das artes visuais. Envolvendo, portanto, estudos de procedimentos e poéticas artísticas, investigação do trabalho criador quanto a fatura e criação poética, produção e partilhas sensíveis entre artistas, docentes e discentes que atuam, principalmente, no ensino das artes visuais em espaços educativos. Colaborando para a formação docente e artística de seus participantes e permitindo maior relação entre universidade e comunidade, assim como interações sociais e culturais.


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Esculturas vivas de sucata para retorno dos elementos ao meio ambiente através de biodegradação

Cordenadora: Prof. Dr. Flora Romanelli Assumpção

Contemplado com bolsa Pibex-Univasf no edital 01/2023

O projeto Esculturas vivas de sucata para retorno dos elementos ao meio ambiente através de biodegradação propõe a criação de esculturas com sucata eletrônica #8210;proveniente majoritariamente do Centro de Recondicionamento de Computadores - CRC da UNIVASF, mas também de outros setores desta instituição#8210; às quais serão destinadas a se tornar substratos para o crescimento de plantas (preferencialmente nativas), posicionadas ao ar livre, integrando-as ao ambiente externo no campus Espaço Plural, em diálogo visual/espacial com a Agrofloresta Francisco Caporal. As esculturas são consideradas vivas na medida em que o material artificial descartado será parcialmente recoberto por terra e em que mudas de espécies vegetais serão plantadas sobre estas esculturas, criando um diálogo entre natural e artificial. Portanto este projeto, além de dialogar com outros desenvolvidos no local e na universidade, envolve pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, como Artes Visuais e Ciências Biológicas, e se propõe contribuir com a formação de cidadãos e agentes sociais da comunidade interna e externa à UNIVASF. Estão entre os temas envolvidos nesta pesquisa: o debate entre natureza e cultura; sustentabilidade e o reuso de materiais; o questionamento do lixo gerado e a reconfiguração do lixo enquanto resíduo que pode ser matéria-prima em outros processos produtivos; antropoceno/capitaloceno X bem viver etc. Expor arte fora do ambiente de museus e galerias especializadas nesta área é criar estratégias para trocas de saberes entre os usuários dos espaços e para formar novos públicos para a arte ao levá-la a se inserir no cotidiano de quem não a procura, transformando suas rotinas. Serão produzidos video e/ou fotografias para registro e ampla divulgação do projeto. Concomitantemente à orientação da realização das esculturas de sucata e instalações das mesmas, o(a) professor(a) coordenador(a) deste projeto promoverá o entrosamento entre bolsista, voluntários e participantes do seu Grupo de Pesquisa, de modo a proporcionar a troca de saberes entre graduandos e pesquisadores.Palavras-chave: Artes Visuais e Paisagismo, Escultura, sustentabilidade, reuso de recursos.

Coordenadora: Flora Romanelli Assumpção / Elizabeth de Carvalho Simplício - Integrante / Mirele Silva Moreira - Integrante / Carina Karla Lacerda Almeida - Integrante / Ueide Santos Lima Oliveira - Integrante / Salomão Aragão Sobreira Filho - Integrante.


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Cineclube Cinemática

Responsavel: Prof. Dr. Francisco Gabriel de Almeida Rego

2022-2024

O Projeto de cineclubismo voltado para exibição, debate e crítica de filmes de ficção científica, nacionais e internacionais. Busca-se estabelecer uma relação entre ciência e arte, tendo como base o cinema ficcional e documental. Busca-se criar um espaço propício e criativo, de modo a problematizarmos questões importantes comuns à ficção cientifica e à representação do futuro, da tecnologia, da sociedade e da cultura.


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Revitalização Artística do Campus Serra da Capivara - UNIVASF

Responsável: Prof. Dr. Flora Romanelli Assumpção

Contemplado com bolsa Pibex-Univasf no período 2022

Trata-se de um projeto de revitalização artística dos equipamentos arquitetônicos do Campus Serra da Capivara (Piauí), através de ações de pintura e pesquisa tridimensional, guiadas pelo pensamento de desenho expandido e instalação de artes visuais, executadas por estudantes. As ações de pintura serão realizadas a partir de observação e reflexão sobre a arquitetura e a paisagem deste campus e em diálogos com os usuários dos espaços. Essas ações estão aliadas ao conceito de bem viver e procura criar estratégias para formar novos públicos para a arte ao levá-la a se inserir no cotidiano de quem não a procura, transformando suas rotinas. Serão produzidos um vídeo e fotografias para registro e ampla divulgação do projeto. A proposta atual deriva de outros projetos já realizados na universidade e se propõe contribuir com a formação de cidadãos e agentes sociais da comunidade interna e externa à UNIVASF. Concomitantemente com a orientação das pinturas e instalações de artes visuais a serem realizadas, o(a) professor(a) coordenador(a) deste projeto promoverá o entrosamento entre bolsistas e participantes do seu Grupo de Pesquisa, de modo a proporcionar a troca de saberes entre graduandos e pesquisadores.

Integrantes: Sarah Rafaely Afan Lopes - Bolsista / Juliene Moura - Integrante / Luiz Henrique - Integrante / Glennda Vieira - Integrante / Mirele Moreira - Integrante / Carina Lacerda - Integrante / Petterson Nobre - Integrante / Ariel Farfan - Integrante / Vanessa Campelo - Integrante / Elizabeth de Carvalho Simplício - Integrante


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Estudos práticos aplicados a serviços de Artes Visuais através do Design Gráfico para o CARTES e a comunidade UNIVASF

Coordenador - Francisco Gabriel de Almeida Rêgo

Vice-Coordenadora - Flora Romanelli Assumpção

Contemplado com bolsa Pibex-Univasf no período 2022

O presente projeto pretende demonstrar a efetividade das artes visuais através aplicabilidade do desenho enquanto design gráfico e campo especializado do saber, por meio da realização de peças de divulgação para comunicação online em sites e redes sociais do CARTES (Colegiado de Artes Visuais) e das comunidades interna (outros colegiados e setores) e externa da UNIVASF. Apesar do uso disseminado ─ e até desenfreado ─ de imagens em tempos de internet e redes sociais (através de softwares e/ou aplicativos) ser considerada uma maneira de popularizar a linguagem visual e de haver aspectos positivos, há rigores internos próprios desta área do conhecimento que podem ser aprendidos e ensinados, para melhor eficácia da comunicação em geral. A proposta é discentes de Artes Visuais realizarem peças de divulgação do colegiado e da universidade, orientados por artistas e docentes de Artes Visuais (e utilizando computadores e dispositivos próprios e/ou do CARTES), para oferecer serviços de Design Gráfico para informes, eventos e atividades do CARTES e da UNIVASF. O design será pensado a partir de seu caráter artístico e de políticas de design inclusivo e sustentável e contará com a colaboração do NAI (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão). Esta proposta visa problematizar e pensar formas de difundir a noção de que a linguagem visual é importante enquanto formação humana e formação profissional nível de ensino superior com profissão e amplas opções de carreira. Palavras-chave: Artes visuais, linguagem visual, design gráfico, políticas do design sustentável e inclusivo.

Integrantes: Ana Luiza Miranda - Integrante / Petterson Domingues - Integrante / Mirele Silva Moreira - Integrante / Fernando Marques - Integrante / Isaac Paulo - Integrante / Cora Coralina - Integrante.


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Revitalização Artística do Espaço Plural

Responsável: Prof. Dr. Flora Romanelli Assumpção

Contemplado com duas bolsas Pibex-Univasf no período 2021

Confira em: https://portais.univasf.edu.br/proex/paginas/catalogo_REPRESA_FloraAssumpcao_2021_LOW.pdf

Trata-se de um projeto de revitalização artística dos equipamentos arquitetônicos do Espaço Plural, através de ações de pintura, guiadas pelo pensamento de desenho expandido e instalação de artes visuais, executadas pela docente coordenadora e por estudantes assistentes e propositores orientados pela docente coordenadora. As ações de pintura serão realizadas a partir de diálogos com os usuários dos espaços, visando criar conexões afetivas e culturais entre as obras de artes visuais realizadas e as pessoas envolvidas no Espaço Plural. Essas ações estão aliadas ao conceito de bem viver que está presente nas práticas promovidas pela referida instituição, além de criar estratégias para formar novos públicos para a arte ao levá-la a intervir no cotidiano de quem não a procura, transformando suas rotinas. Serão produzidos um vídeo e fotografias para registro e ampla divulgação do projeto. O projeto dialoga com referências artísticas e acadêmicas, resultando de pesquisas recentes concluídas e em andamento no Espaço Plural e propõe contribuir com a formação de cidadãos e agentes sociais da comunidade interna e externa à UNIVASF.

Coordenadora: Flora Romanelli Assumpção / Elizabeth de Carvalho Simplício - Integrante / Ariel Guedes Farfan - Integrante / Juliene Moura da Silva - Integrante / Mirele Silva Moreira - Integrante / Carina Karla Lacerda Almeida - Integrante / Sarah Rafaely Afan Lopes - Integrante / Petterson Domingos Sousa Nobre - Integrante / Bruno Abreu de Melo - Integrante / Fredson Adjar Lima Pereira - Integrante.


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O ensino de Artes Visuais na BNCC: discutindo as implicações com os professores da Educação Básica

Responsável: Profª. Drª. Janedalva Pontes Gondim

O projeto integra o Programa de extensão Neavis: ações de formação continuada em Artes Visuais baseada na Pedagogia Histórico-Crítica, o qual objetiva ampliar as discussões acerca do ensino de Artes Visuais junto a estudantes e professores da disciplina de Arte das escolas da Educação Básica da região bem como aos interessados no tema do ensino de Artes Visuais. A proposta consiste na realização de 01 Ciclo de Palestras prevista para o mês de outubro e 03 episódios de Podcasts, produzidos a cada 2 meses (agosto/outubro/dezembro) para complementar o debate. O propósito do projeto é discutir junto à professores e estudantes o contexto histórico, político e econômico aonde se delineiam as atuais reformas educacionais, em particular a Base Nacional Comum Curricular/BNCC (2017). A idéia é evidenciar as contradições das reformas educacionais, sobretudo, em relação ao ensino de Arte, a fim de assentar o debate acerca das políticas curriculares a partir da análise sobre as implicações da aprovação da BNCC em um contexto de crise política e econômica em iminência no país. Dessa forma, o Ciclo de Palestras reunirá pesquisadores/as nacionais renomados que discutem o tema articulado com a produção de 3 Episódios de Podcast, recurso de comunicação muito utilizado atualmente, para produzir e divulgar conteúdo.

Cordenadora: Janedalva Pontes Gondim / Tacylla Kaline Gomes de Oliveira - Integrante / Bruno Abreu de Melo - Integrante / JOAO VICTOR FERREIRA OLIVEIRA - Integrante / ANA ELISMALY DA SILVA OLIVEIRA - Integrante.


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Deslocamentos múltiplos: experimentos em publicações artísticas

Responsáveis: Prof. Me. Edson Macalini e Profª Me. Sarah Hallelujah Vicentini de Sampaio

2017-2019

Linha temática: Publicações e Escritos de Artistas

O projeto pretende estimular o espaço para o estudo e a produção em Artes Visuais Contemporâneas que promovam publicações de artistas, como também, a consolidação de coletivos, biblioteca temática, Feira de Artes e Impressos e a criação gráfica.


Narrativas e Visualidades

Responsável: Prof. Dr. Fulvio Torres Flores

Contemplado com bolsa Pibex-Univasf no período 2012-2019

Linha Temática: Oferta de cursos e publicação eletrônica

Narrativas e Visualidades é um projeto que envolve duas ações: 1) a oferta de cursos e debates sobre expressões artísticas diversas, tais como a literatura, o cinema e teatro, e também sobre vida cultural e políticas públicas, todos com embasamento sócio-histórico. Os cursos e debates são oferecidos presencialmente para a comunidade interna e externa da Univasf, abrangendo, assim, o público interessado nesses temas. Serão quatro cursos e debates oferecidos ao longo da duração do projeto sob a égide do presente edital Pibex n. 01/2019 vigência 2019-2020, seguindo as etapas de: a) preparação; b) divulgação; c) realização; d) certificação; 2) uma revista eletrônica de acesso gratuito para disponibilização de textos sobre dramaturgia e teatro, aberta para publicação aos membros e participantes do projeto, assim como a toda e qualquer pessoa interessada em publicar sobre o tema, desde que cumpra com as regras e atenda os requisitos mínimos de submissão. O projeto Narrativas e Visualidades está em andamento desde 2011, quando teve aprovação na Câmara de Extensão e já ofereceu ao longo destes oito anos mais de 70 cursos à comunidade do Vale do São Francisco. A partir de 2017, o projeto, além dos cursos, criou a revista semestral Dramaturgia em Foco, hoje com quatro edições integrais publicadas e uma em andamento (ahead of print).


Fazendo Arte na Univasf: Oficinas de criação e exposição artística

Responsável: Profª Me Inês Regina Argôlo

2017-2019

Linha Temática: Educação em artes visuais

O projeto oferta um conjunto de cursos gratuitos de extensão na área de Artes Visuais, como também apresenta uma ou mais exposições coletivas, ambos de caráter inclusivo, para a comunidade interna e externa ao curso de Licenciatura em Artes Visuais. A proposta é que os discentes da disciplina de “Práticas de Ensino em Artes Visuais III” (e eventualmente outros alunos do curso que se voluntariem a participar das ações do projeto) sob orientação da professora proponente, elaborem e ministrem os cursos, bem como a exposição coletiva, materiais educativos relacionados a esta e sua mediação cultural. Todas as oficinas e a exposição têm caráter inclusivo e para isso, conta com o apoio da Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (NPSI) da UNIVASF.


Arte ambiental: interferências urbanas

Responsável: Profª Dr. Clarissa Campello Ramos

2018-2020

Realizar trabalhos coletivos de intervenção artística no espaço público urbano através de ações como o plantio de árvores nativas nas calçadas, recuperação de jardins e pinturas murais nas residências e praças da cidade, a fim de promover a qualidade de vida dos moradores da região do Vale do São Francisco. Os trabalhos são realizados por meio da participação colaborativa e do envolvimento da sociedade, visando atender principalmente os bairros desfavorecidos de espaços verdes e, portanto, vulneráveis ao calor, assim como os setores de atendimento público, tais como creches, asilos, escolas, universidades, secretarias de cultura e associações de bairro. As interferências artísticas são realizadas de acordo com o contexto específico, histórico e social do lugar onde o trabalho é realizado.


Alegrarte: ações formativas em Artes Visuais na Educação Infantil (Edital 01/2017- UNIVASF-PME)

Responsável: Profª. Drª. Janedalva Pontes Gondim

2017 – 2018

O projeto consistiu em desenvolver ações formativas que possibilitem o professor da Educação Infantil do município de Petrolina seja capaz de apreciar e produzir imagens artísticas, elaborar propostas pedagógicas que visem a aprendizagem das Artes Visuais para a Primeira Infância e refletir sobre sua prática docente por meio da socialização de suas experiências pedagógicas. Nesse sentido, o projeto está dividido em 3 (três) fases, uma intitulada de Formação artístico-cultural onde teremos encontros quinzenais para se discutir a importância das artes no desenvolvimento e aprendizagem infantil assim como a realização de oficinas para explorar e experimentar as poéticas do desenho, pintura e tridimensional. A Segunda fase denominada de Acompanhamento pedagógico será um momento para elaboração e execução de projetos educativos colocando em prática o que fora aprendido na primeira fase. Por último, a criação de um espaço de divulgação e socialização experiências pedagógicas tanto por meio de um blog como em artigos para compor uma coleção da Revista de Extensão da Univasf possibilitando a reflexão da prática pedagógica.


Projeto Acervo Euvaldo Macedo Filho

Responsável: Prof. Dr. Elson de Assis Rabelo

2016 – 2018

Projeto certificado pela empresa FERNANDO PEREIRA DE ARAUJO 09291096431 em 04/12/2016

O Projeto consistiu na limpeza, catalogação e digitalização do acervo do poeta e fotógrafo juazeirense Euvaldo Macedo Filho (1952-1982), cuja produção se deu no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, na cidade de Juazeiro, Bahia, tendo deixado considerável obra, na qual somam milhares de fotografias impressas e em negativos. O Projeto surgiu em consideração às condições materiais de conservação desse acervo, que exigem limpeza e catalogação, e às atuais políticas de arquivo e de memória, que se direcionam para a digitalização dos documentos a fim de melhor os disponibilizar para os futuros pesquisadores, para exposições e acesso do público em geral. O Projeto elaborou o site <> e publicou o livro O Tempo na Esquina da Vida. Situação: Concluído; Natureza: Extensão. Integrantes: Elson de Assis Rabelo – Coordenador/ Marina Diniz S. de Medeiros Angelim – Integrante/ Fernando Pereira de Araújo – Integrante/ Odomaria Rosa Bandeira de Macedo – Integrante/ Cledson Kelvin de Almeida Carneiro – Integrante. Financiador(es): Instituto Itaú Cultural - Auxílio financeiro.