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Grupos de Pesquisa do CARTES

por Juliane Lima publicado 13/03/2018 19h22, última modificação 19/04/2019 19h21

Grupos de Pesquisa do CARTES

Constelações: arte e cultura de uma perspectiva crítica

Responsável:  Prof Dr. Elson de Assis Rabelo

Encontros quinzenais: sextas-feiras, das16h às 18h

Grupo de investigação e discussão, que reúne projetos de pesquisa, extensão e trabalhos de conclusão de curso que abordem problemáticas teóricas a partir de perspectivas interdisciplinares e críticas. A linha de Arte e Imagem abrange trabalhos sobre a imagem, sua poética e sua estética, dentro e fora dos contextos artísticos, incluindo: a articulação entre imagens e textos, nos diferentes "media" e suportes; a relação entre corpo e imagem; a imagem e a produção de espaços; a renovação crítica da estética e da história da arte; a curadoria e a expografia; a imagem e a memória; o diálogo ético e epistemológico da arte com a ciência; a fotografia e seus usos sociais. A Linha de Arte, Natureza e Culturas Populares abrange as investigações sobre as práticas, os processos e as formas culturais populares; os movimentos artísticos e políticos de resistência; a intersecção entre naturezas e culturas e as novas cosmopolíticas; as etnogêneses quilombolas e indígenas contemporâneas; a dimensão semiótica das religiosidades e cultos populares; as artes e as relações étnico-raciais; a produção de subjetividades; as políticas cultural; a contribuição da arte para a cidadania; o combate ao preconceito.


 Projetos de pesquisa:

2018 – 2019: Iniciação Científica

1.Ficções do documental: investigações em torno da poética fotográfica de Euvaldo Macedo Filho

Descrição: O Projeto se propõe a fazer uma análise iconográfica de recortes temáticos do acervo fotográfico de Euvaldo Macedo Filho (1952-1982), problematizando as categorias poéticas de seus processos criativos, como o plano de construir a memória social através do registro de práticas culturais populares e da transformação das paisagens do sertão nordestino, no final dos anos 1970. A pesquisa, possibilitada pela recuperação recente desse acervo de mais de 7000 imagens cuja grande maioria é inédita, permitirá a interpretação inovadora dessa importante documentação, para a compreensão das referências da cultura visual, da produção artística local, da trajetória do artista e dos espaços possíveis para a criação e circulação fotográfica, e ainda poderá lançar luzes sobre as conexões desses processos criativos com a fotografia documental baiana, nacional e internacional, em termos de formas e temas.. Integrantes: Elson de Assis Rabelo - Coordenador / Marina Diniz S. de Medeiros Angelim - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Bolsa.


2017 – 2018: Bolsa de Incentivo Acadêmico


2. Arte e cosmopolítica no semiárido: o Movimento de Defesa do São Francisco e o papel da arte nas questões ambientais dos anos 1980

Descrição: No auge da implementação de práticas de desenvolvimento econômico-social das zonas semiáridas, na segunda metade do século XX, a agricultura irrigada foi central em áreas como as margens do rio São Francisco, tendo sido lastreada por pesquisa e investimento estatal e promovida por empresas privadas. No ano de 1984, a empresa Agroindústrias do Vale do São Francisco (Agrovale) despejou grande quantidade da substância química conhecida como vinhoto nas águas do rio São Francisco, na altura das cidades de Juazeiro e Petrolina, provocando a morte de toneladas de peixes e a poluição das águas para consumo. Diante desse acontecimento de grande repercussão, um grupo de artistas e educadores locais criou o Movimento em Defesa do Rio São Francisco, com o propósito de combater os desastres ambientais advindos da agricultura irrigada no semiárido e de abrir um amplo debate, junto a diversas instâncias da sociedade, sobre a importância da preservação ambiental e os impactos do que se considerava como desenvolvimento. Essa proposta de trabalho, aprovada no Edital de Bolsas de Incentivo Acadêmico UNIVASF/FACEPE, investigou a documentação produzida por esse grupo sobre suas práticas artísticas e educativas, com o objetivo de dar visibilidade à atuação do Movimento e analisar o papel desempenhado pela produção artística para a construção de uma relação política com a natureza dos espaços semiáridos e com o rio São Francisco, naquele momento de retomada da participação cidadã, quando a sociedade brasileira vivia a redemocratização a partir do protagonismo de diferentes movimentos sociais emergentes. Esta investigação produziu a exposição Arte e denúncia: outras memórias do São Francisco, com o material levantado, com projeto curatorial dos discentes do Núcleo Temático Lugares Sociais da Arte no Vale do São Francisco, sob orientação do professor coordenador, e que foi montada na Escola de Referência em Ensino Médio Osa Santana de Carvalho, em Petrolina. Integrantes: Elson de Assis Rabelo - Coordenador / Isaac Paulo Saraiva Lima da Silva - Integrante. Bolsa de Incentivo Acadêmico da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco


2017 – Atual


FotoBahia: sociologia do trabalho coletivo e espaços discursivos da imagem fotográfica

Descrição: O projeto pretende dar continuidade à pesquisa iniciada em nível de iniciação científica sobre a atuação do Grupo de Fotógrafos da Bahia, no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, ampliando o espectro de investigação sobre as trajetórias dos fotógrafos, o panorama social de onde procediam, até as suas relações de troca e trabalho coletivo de colaboração para montagens de exposições em espaços consagrados ou não à arte, para a realização das pioneiras publicações fotográficas, e a constituição de uma linguagem, entre artística e documental, para a fotografia, no engajamento pelo direito ao crédito fotográfico e na criação de um lugar para a prática fotográfica afastada dos grandes centros. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elson de Assis Rabelo - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


2015 – 2016: Iniciação Científica


Espaços discursivos da imagem fotográfica na publicação FotoBahia

Descrição: O projeto investigou os espaços de articulação construídos para a fotografia baiana, a partir da publicação FotoBahia, problematizando o status dado às imagens por esse veículo enquanto documento e enquanto obras de arte. A pesquisa analisou os critérios de seleção dos fotógrafos participantes, os discursos que pretendiam direcionar os sentidos das imagens, os aspectos formais e temáticos do material produzido e a inserção da publicação na história da fotografia brasileira de vanguarda, no século XX. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elson de Assis Rabelo - Coordenador / Rafaela Novaes Feitoza - Integrante / Adolf Nascimento Bezerra da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Bolsa.

 

MITA - Estudos Multi, Inter e Trans em Artes

Responsável: Prof Dra Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos

Encontros semanais: quinta-feira (16h às 18h)

Link de acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0053714269460681


Projetos de pesquisa:

1. O Desenho além da linha reta: investigação em Artes Visuais e Neurociência

Esta pesquisa busca aprofundar conceitualmente o Desenho como campo múltiplo, polissêmico e expandido na formação integral desde investigações recentemente realizadas. Por conseguinte, na base do debate proposto com este projeto, estão conceitos, contextos que historicamente influenciam não apenas o exercício da docência, mas também a construção da produção artística em narrativas visuais. Destarte, faz parte dessa pesquisa a análise de narrativas visuais do Projeto de Extensão Desenho e Arte Contemporânea no Campo expandido: da universidade à comunidade, do Edital 01/2016 do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Além disso, procura desenvolver uma sistematização de interpretações que possam indicar o Desenho como elemento indispensável no desenvolvimento de habilidades e competências do olhar e do perceber as visualidade no contexto em que se vive. Para o desenvolvimento da pesquisa, é previsto aprofundamento bibliográfico amplo nas áreas de Desenho, Artes Visuais, Arte/Educação e Neurociência e a construção de narrativas visuais que contextualizam os textos e o contexto entre os pesquisadores participantes. Ao longo do processo da pesquisa serão divulgados entendimentos e resultados em publicações científicas especializadas e eventos na área. Por fim, intenta-se com a investigação supracitada dispor o acesso a processos artístico/educativos que rompam paradigmas do Desenho e do desenhar como processos indispensáveis no desenvolvimento intelectual da região do Vale do São Francisco.


2. Arte/educação contextualizada: redesenhando o semiárido

Esta pesquisa busca aprofundar teorias e práticas da Arte/Educação numa perspectiva contextualizada e crítico/reflexiva a partir de um debate ampliado do ensino/aprendizado artístico, percebendo-o como campo de conhecimento na formação integral de professores de Artes, artistas e gestores culturais. Por conseguinte, na base do debate proposto com este projeto, estão conceitos, contextos que historicamente influenciam não apenas o exercício da docência, mas também a construção e a estética da produção artística e cultural no semiárido. Destarte, adjunta a esta pesquisa outras que estão sendo desenvolvidas por meio do Grupo de Pesquisa Multi, Inter e Trans em Artes - MITA, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ. Por fim, intenta-se desenvolver olhares ampliados, polissêmicos sobre a produção, a pesquisa e o ensino artístico, redesenhando a práxis artístico/educativa com os processos criativos e investigativos na formação de professores/artistas/pesquisadores das Artes Visuais, da Dança, do Teatro e da Música da Educação Formal à Educação Não- formal no semiárido.

 

Novas possibilidades do audiovisual na era digital

Responsável: Prof Me Wayner Tristão Gonçalves e Profª Dra Clarissa Campelo

Link de acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0053714269460681

 

Narrativas e Visualidades: análise e crítica sócio-histórico

Resposável: Prof Dr. Fulvio Torres Flores

Link de acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3402694324365010

O grupo investiga as diversas narrativas literárias e (áudio)visuais a partir da interlocução entre essas formas artísticas, analisando-as de uma perspectiva sócio-histórica. O GP tem criado uma uma rede de conhecimento com os seguintes desdobramentos: a) pesquisa: publicação do livro "Narrativas, Visualidades, Intertextualidades" (CRV, 2015) e de artigos em revistas especializadas, e orientação no mestrado em Extensão Rural da Univasf de trabalho relacionado a teatro; b) extensão: a oferta de cursos a distância e presenciais, assim como uma exposição sobre videoarte intitulada Os Rios (2014); c) ensino: a oferta de disciplinas como Narrativas e Visualidades, Da literatura às telas, Roteiro cinematográfico, além da criação  de linha de pesquisa em Narrativas e Visualidades para os TCCs de Artes Visuais da Univasf, com três trabalhos realizados; d) participação em bancas de TCC, mestrado e doutorado na Univasf e outras universidade públicas do país. A revista Dramaturgia em Foco integra os trabalhos do GP a partir de 2017, tendo publicado quatro edições integrais até o momento e uma em andamento (ahead of print).


Projetos de pesquisa:
1. A dramaturgia curta de Tennessee Williams: do realismo às formas “ultrajantes”

O projeto pretende analisar a representação de questões sócio-históricas em peças curtas de Tennessee Williams, escritas no período de 1930 a 1983. Essas peças são de vital importância para a compreensão da sociedade estadunidense desse período tanto do ponto de vista do conteúdo manifesto e latente, quanto do ponto de vista da forma. Tendo iniciado sua escrita durante a era da Depressão Econômica (década de 1930), Williams testemunhou o envolvimento de seu país em diversas guerras – as mais conhecidas, sem dúvida, a II Guerra Mundial e a Guerra do Vietnã –, acompanhou a ascensão dos movimentos sociais de mulheres, negros e homossexuais em busca de liberdades e direitos civis, renovou-se artisticamente durante a onda contracultural que se estabelecia nos anos 1960 e encerrou sua carreira no período de extremo conservadorismo da era Reagan. Em todos esses períodos, sua dramaturgia dialogou com as questões mais relevantes que se inscreviam na História de seu país, num percurso que se apoiou inicialmente no realismo (embora não de forma exclusiva) e depois foi rompendo com as amarras da crítica, das formulações acadêmicas e dos conceitos cristalizados, permitindo que elementos épicos fizessem parte de modo cada vez mais denso em seus trabalhos, o que levou parte da crítica a chamar seu trabalho de “ultrajante”, sem perceber a qualidade da representação artística que o autor estava propondo.

 

Núcleo de estudos e pesquisas em Educação e Poéticas Visuais

Responsáveis: Profa. Dra. Janedalva Gondim e Prof. Me. Edson Macalini

Encontros semanais: segunda-feira e quarta-feira (16h)

Link de acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2147002694655539


Projetos de pesquisa:
Linha: Poéticas do desenho no ensino e na prática pedagógica

1. O ensino do desenho nos cursos de Artes Visuais da Bahia: da formação inicial à prática pedagógica docente - Prof. Edson Macalini

Este projeto faz parte do Núcleo de Estudos e pesquisas em Cultura, Artes Visuais e Educação – UNIVASF compõe a linha de pesquisa “Poética do Desenho no Ensino e na prática pedagógica” e tem por objetivo realizar um mapeamento das instituições do Estado da Bahia que possuem o Curso de Artes Visuais e a Disciplina “Desenho”, acompanhada das análises que orientam a formação do docente formador, seguidas das suas perspectivas teóricas e, em suas respectivas atividades didáticas/pedagógicas ao ensino do Desenho na prática educativa. Esse estudo pretende compreender se a disciplina tem contribuído a pensar a imagem na contemporaneidade ou se ela assume uma postura meramente técnica ou ilustrativa. Para tanto, analisar-se-á os aspectos: local de formação do professor formador, política educacional da instituição em que atua, perspectivas teóricas que assumiu na prática docente e no ensino do desenho, bem como, seus respectivos resultados pedagógicos, artísticos e poéticos. Para tanto, o projeto vem ser uma sistematização desses dados para a compreensão da poética no ensino do desenho nesses cursos e se de fato questões contemporâneas assumem lugar de destaque nessa disciplina e na formação dos futuros professores.


Linha: Praticas educativas em Artes Visuais: aspectos da docência

2. Capital cultural e docência em Artes Visuais: saberes da prática pedagógica (Edital 04-PIVIC 2018-2019) - Profª. Drª. Janedalva Gondim

Essa pesquisa terá como tema central os saberes que compõem a docência em Artes Visuais partindo da problemática em que consiste estes saberes uma vez que a maioria que leciona a disciplina em nossa região não possui formação especializada e apresentam baixo volume de capital cultural (GONDIM, 2016). Diante desse questionamento procuraremos investigar a relação entre capital cultural e docência em Artes Visuais tomando como referência teórica, os conceitos bourdieusianos de capital cultural e disposição estética, o entendimento de Tardif (2002); Pimenta (2002) sobre saberes docentes e Pimentel (2014) sobre docência em Artes Visuais. Para tanto, iremos utilizaremos como instrumentos entrevistas semi-estruturadas (BAUER e GASKELL, 2002; POUPART, 2012) que serão gravadas (GIL, 1999), e transcrita na íntegra juntamente com as anotações de um diário de campo (CHIZZOTI, 2006). Entendemos que investigar esse objeto pode contribuir para compreensão dos entraves da formação e atuação do professor de Artes Visuais ampliando as análises sobre o ensino de Artes em nosso país.


Desdobramentos da pesquisa:
2.1. Docência em Artes Visuais: que saberes compõem a prática pedagógica do professor de Ensino Fundamental em Petrolina/PE
2.2. A prática pedagógica do professor de Artes Visuais do Ensino Fundamental: analisando o contexto da sala de aula

3. Artes Visuais e Mediação Cultural: analisando o acesso a arte nos espaços expositivos da cidade de Petrolina/PE (Edital 03-PIVIC 2017-2018)

Este estudo faz parte da Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Artes Visuais: docência e mediação cultural vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Poéticas Visuais - CNPq/UNIVASF e se propõe investigar como ocorre a prática educativa nos espaços de exposições de arte na cidade de Petrolina/PE.  Nesse aspecto, a prática educativa nos espaços expositivos é constituída pela “mediação cultural”, que se apresenta como meio de promover a apreciação e compreensão crítica das artes visuais (FRANZ,2004) de forma mais complexa, fundamentada e discutida por teóricos que se preocupam com a qualidade da interpretação de imagens como possibilidade de aprendizagem das artes visuais. Nesta direção o objetivo da pesquisa é analisar como ocorre o processo de mediação cultural realizada nos espaços expositivos, em especial, a Galeria de Arte Ana das Carrancas localizada no Sesc-Petrolina. Tomaremos como referenciais teóricos a perspectiva histórico-cultural (VIGOSTKI, 1991), Grispum (2014); Martins (2014; 2007) e Coutinho (2013;2004) sobre mediação cultural. Pelas características do objeto de pesquisa nos fundamentaremos em uma abordagem qualitativa (DENZIN e LINCOLN, 2006) a qual utilizará como instrumentos de produção de dados: observação, entrevista semi-estruturada e diário de campo (BAUER e GASKELL, 2002; POUPART, 2012; CHIZZOTI, 2006) que serão submetidos a Análise de Conteúdo (BARDIN,1971; MINAYO, 2007). A pesquisa parte do pressuposto que a mediação nesse espaço acompanha a política cultural da instituição, seja nacional ou estadual, e atua como intermediário cultural na formação de públicos de arte na cidade.


Desdobramentos da pesquisa:
3.1 Mediação Cultural na Galeria de Arte Ana das Carrancas: o que pensam os Mediadores Culturais? 
3.2. Mediação Cultural para o Público Infantil: Expandindo olhares


Linha: Artes Visuais, Juventudes e comunidade

Projeto Íris: o olhar dos jovens e a ocupação dos espaços urbanos por meio da Arte - Profª Colaboradora Wechila Andrade (IFPI)

A pesquisa se propõe a problematizar a relação entre as juventudes e as comunidades periféricas por meio da apropriação da arte urbana a partir da realização de oficinas destinadas aos jovens do bairro Maringá.