Você está aqui: Página Inicial > Menu Lateral > ENSINO > Matriz Curricular

Matriz Curricular

por João Pedro Reges Ribeiro publicado 05/01/2024 18h22, última modificação 05/01/2024 19h09

A estruturação e a sistematização do currículo do Curso de Engenharia Civil se dá pela subdivisão das áreas de conhecimento em disciplinas e atividades, hierarquizadas e integradas horizontal e verticalmente, de modo que os futuros profissionais desenvolvam habilidades e competências inter, multi e transdisciplinar.
As disciplinas estão agrupadas em três núcleos de conteúdos e um núcleo de atividades:

I - Núcleo de Conteúdos Básicos que fornecerão embasamento teórico­prático necessário para que o profissional possa desenvolver o seu aprendizado;
II - Núcleo de Conteúdos Profissionais Essenciais que fornecerão a identidade do profisssional, integrando as sub­áreas de conhecimento que identifi quem as mínimas atribuições, deveres e responsabilidades para formação do profissional em Engenharia Civil;
III Núcleo de Conteúdos Profissionais Específicos que será responsável pelo aprofundamento dos conteúdos do núcleo de disciplinas essenciais garantindo o aprimoramento e desenvolvimento das competências e habilidades estabelecidas nesse projeto e, quando couber, pela inserção no currículo do atendimento às peculiaridades locais e regionais formando uma identidade própria.
IV Núcleo de Atividades que permitirá e facilitará ao estudante de Engenharia Civil a inserção no mercado de trabalho.

A fim de incorporar ao PPC uma atividade acadêmica inovadora e que aumentasse a integração da Universidade com a população, foi criada a disciplina — com caráter obrigatório ­ denominada núcleo temático. Essa disciplina possui características de multidisciplinaridade, tendo função prática, visando o estudo, a pesquisa e a aplicação de conhecimentos integrados na solução de problemas socioeconômicos, ambientais, culturais, científicos e tecnológicos. Para o núcleo temático será reservada uma carga horária mínima de 120 horas/aulas na matriz curricular.

As disciplinas optativas serão ofertadas pelo Colegiado de Engenharia Civil e objetivarão complementar e/ou aprofundar outras disciplinas do núcleo de conteúdos básicos e de conteúdos profissionais essenciais. Serão de livre escolha do estudante, devendo ele escolher, a partir do 9° período, perfazendo um total de 180 horas/aulas, até o final do Curso, dentre as que serão ofertadas pelo Colegiado.

As disciplinas eletivas são de livre escolha do estudante dentre as diversas disciplinas oferecidas pelos demais cursos da UNIVASF, e não poderão abranger o núcleo de conhecimentos básico ou essencial do seu próprio curso. As eletivas têm o importante papel de consolidar ainda mais o caráter multidisciplinar dos estudantes buscando estimular a interação entre as mais diversas áreas. A Matriz Curricular do Curso de Engenharia Civil contém, em sua estrutura, uma carga horária mínima de 120 horas/aulas em disciplinas eletivas de caráter obrigatório.

Matriz Curricular

Ementário

Rol de Disciplinas Optativas