Informações Gerais

publicado 06/09/2021 17h05, última modificação 25/07/2023 10h50

Prezados,

 

As submissões de trabalhos à CEUA-UNIVASF o pesquisador deverá nos enviar os seguintes documentos:

 

1 – Protocolo específico devidamente preenchido.

      O protocolo, devidamente preenchido, datado e assinado pelo pesquisador responsável, deve ser enviado em formato PDF para o e-mail ceua@univasf.edu.br. 

2 – Projeto de pesquisa / plano de aula, em português.

      O projeto deve ser enviado em formato PDF. para o e-mail ceua@univasf.edu.br, contendo, obrigatoriamente: resumo, introdução, objetivo, metodologia, cronograma, orçamento financeiro, bibliografia; e, opcionalmente: justificativa, revisão da literatura e resultados esperados.

3 – Currículo lattes atualizado do pesquisador/professor responsável pelo projeto ou plano de aula.

      O currículo lattes atualizado deve ser enviado em formato PDF. para o e-mail ceua@univasf.edu.br.

4 – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

      O TCLE é obrigatório quando o(s) sujeito(s) da pesquisa possuem um responsável legal, por exemplo: proprietários de animais que participarão de uma pesquisa/aula prática.

      O TCLE deve ser enviado em formato PDF. para o e-mail ceua@univasf.edu.br.

      O TCLE deve ser redigido de forma clara e conter todas as informações sobre a pesquisa e sobre seu responsável, contendo todas as informações solicitadas pela resolução CNS 466/12, a saber:

- Linguagem acessível;

- Justificativa, objetivos e procedimentos;

- Desconfortos e riscos;

- Benefícios esperados;

- Métodos alternativos existentes;

- Forma de assistência e responsável;

- Esclarecimentos antes e durante a pesquisa sobre a metodologia;

- Possibilidade de inclusão em grupo controle ou placebo;

- Liberdade de recusar ou retirar o consentimento sem penalização;

- Garantia de sigilo e privacidade;

- Informação sobre a possibilidade de se tornarem públicos os dados da pesquisa, mantendo a identidade dos participantes em sigilo;

- Formas de ressarcimento;

- Formas de indenização;

      No caso do uso de dados secundários (DATA-SUS, hiperdia, prontuários médicos, etc.) deve-se utilizar o termo de sigilo e confidencialidade.

5 – Termo de anuência da(s) instituição(ões) parceiras.

      Em casos de cooperação/ parceria com outra(s) instituição (ões), o pesquisador deverá escanear e anexar à mídia digital o Termo de Anuência, que deve conter, obrigatoriamente, nome do projeto, nome do(s) pesquisador(es) responsável(is) e período de execução do projeto.

      Deve ser enviado em formato PDF. para o e-mail ceua@univasf.edu.br

      No caso do uso de dados secundários (prontuário médico veterinário, museu, peças de abatedouro, quaisquer materiais biológicos, etc.) também é necessário o Termo de Anuência para a coleta de material, assinado pela instituição fornecedora.

6 - E-mail de submissão de projetos à CEUA.

O e-mail de submissão do projeto à CEUA deverá conter, obrigatoriamente, os seguintes arquivos, no formato PDF:

a) Projeto preenchido e assinado;

b) Protocolo preenchido e assinado digitalmente (pelo responsável, através do gov.br);

c) Orçamento assinado;

d) Currículo lattes atualizado do responsável pelo projeto.

Em casos específicos, deverá conter também:

e) TCLE e/ ou e) TERMO DE ANUÊNCIA DA(S) INSTITUIÇÃO(OES) PARCEIRA(S) e/ou f) AUTORIZAÇÃO DO IBAMA (quando se tratar de Animais Silvestres).