Você está aqui: Página Inicial > Vídeos > Vídeos home > Galeria de Vídeos

Galeria de Vídeos

publicado 03/06/2013 16h29, última modificação 14/05/2020 16h07
Reitoria da Univasf concede entrevista sobre o combate ao Covid-19

Reitoria da Univasf concede entrevista sobre o combate ao Covid-19

Ampliação do número de leitos de UTI no Hospital Universitário e a busca por recursos para investir no combate à pandemia de Covid-19. Esses foram alguns dos assuntos da entrevista coletiva à imprensa, por webconferência, concedida pelo reitor pro tempore da Univasf, professor Paulo Cesar Fagundes, na última sexta-feira (8). Confira!

publicado 11/05/2020 23h00 Multimídia
Escola em casa: como os pais podem ajudar filhos em fase de alfabetização

Escola em casa: como os pais podem ajudar filhos em fase de alfabetização

O aprendizado da leitura e escrita exige um intenso acompanhamento escolar. Por isso, durante esse período de distanciamento físico, os pais têm o papel importante de proporcionar o desenvolvimento das crianças de forma lúdica antes do retorno às escolas. Hoje a professora do colegiado de Psicologia da Univasf, Virgínia Passos, dá orientações sobre como os pais podem ajudar os filhos em processo de alfabetização. Confira!

publicado 12/05/2020 09h00 Multimídia
Escola em casa: orientações para os pais auxiliarem os filhos

Escola em casa: orientações para os pais auxiliarem os filhos

A maioria das escolas da região retomou as atividades agora em maio, mas com aulas virtuais. A professora do colegiado de Psicologia da Univasf, Virgínia Passos dá orientações sobre como os pais podem ajudar nesse período numa série de dois vídeos. Hoje com informações para estudantes de todas as idades e nesta terça-feira com detalhes sobre a educação de crianças em fase de alfabetização. Não perca!

publicado 11/05/2020 09h00 Multimídia
Cuidados com a visão durante a pandemia de Covid-19

Cuidados com a visão durante a pandemia de Covid-19

Você já deve saber que não pode tocar os olhos com as mãos sujas, mas durante esse período de pandemia de um novo vírus é preciso ficar ainda mais alerta para evitar um possível contágio. O professor do colegiado de Medicina da Univasf, Alfredo Andrade, reforça que cuidados devemos ter com a visão. Ele também orienta sobre o atendimento oftalmológico em tempos de distanciamento social. Acompanhe!

publicado 08/05/2020 09h00 Multimídia
Agroecologia e Desenvolvimento Territorial em tempos de pandemia

Agroecologia e Desenvolvimento Territorial em tempos de pandemia

Hoje (7) a Univasf em parceria com a Uneb e UFRPE promovem uma roda de conversa com o tema “Uma crítica desde a agroecologia ao desenvolvimento em tempos de pandemia”. A programação faz parte de uma série de debates que vai acontecer durante o mês de maio e que tem como temática central a agroecologia e o desenvolvimento territorial durante a COVID- 19. Acompanhe!

publicado 07/05/2020 09h00 Multimídia
Capacitação para profissionais da saúde sobre a pandemia de Covid-19

Capacitação para profissionais da saúde sobre a pandemia de Covid-19

Cerca de 200 profissionais que atuam na rede de atenção à saúde de 35 municípios da região já participaram das capacitações realizadas pelo colegiado de Enfermagem da Univasf. A ação está sendo desenvolvida em parceria com os gestores das secretarias regionais de saúde. Saiba mais com a professora do colegiado de Enfermagem da Univasf, Luiza Taciana Moura.

publicado 06/05/2020 09h00 Multimídia
Dia Mundial do uso racional de medicamentos

Dia Mundial do uso racional de medicamentos

Nessa terça-feira (5) é comemorado o dia mundial do uso racional de medicamentos e os cinco anos do Centro de Informações sobre Medicamentos da Univasf. A professora do colegiado de Farmácia e coordenadora do CIM da Univasf, Deuzilane Nunes, aproveitou a data para fazer um alerta sobre os cuidados com informações falsas a respeito do uso de medicamentos nesse período de pandemia da Covid-19. Confira!

publicado 05/05/2020 09h00 Multimídia
Como administrar o tempo para evitar excessos

Como administrar o tempo para evitar excessos

Após o Ministério da Saúde decretar o distanciamento social da população, muitas pessoas estão em casa com excesso de atividades que muitas vezes são prejudiciais ao nosso corpo. Saber administrar o tempo é uma importante saída para evitar os excessos. Confira!

publicado 04/05/2020 09h00 Multimídia
Perigos do consumo excessivo de bebida alcoólica

Perigos do consumo excessivo de bebida alcoólica

Com a impossibilidade de seguir uma rotina normal, as pessoas buscam outras opções de diversão para o confinamento nesse período de pandemia da Covid-19. Seja durante as apresentações de artistas ao vivo pela internet, as famosas lives, ou em confraternizações com as pessoas que estão na mesma casa, tem gente que exagera no consumo de bebidas alcoólicas. É importante ficar atento porque esse hábito pode provocar danos no organismo, inclusive na imunidade. Saiba mais sobre esse assunto com o professor do colegiado de Medicina da Univasf, Aristóteles Cardona Júnior.

publicado 01/05/2010 09h00 Multimídia
Auxílio na comunicação durante atendimento médico de pessoas surdas

Auxílio na comunicação durante atendimento médico de pessoas surdas

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Univasf criou o projeto Saúde em Libras Covid-19. A iniciativa reúne um grupo voluntário de 15 tradutores e intérpretes de Libras de instituições de ensino da região. O objetivo é auxiliar a comunicação no atendimento de pessoas surdas nas unidades de saúde durante a pandemia do novo coronavírus. Quem detalha o funcionamento desse serviço é o tradutor e intérprete do NAI-Univasf, Davi Lima. Acompanhe!

publicado 29/04/2020 09h00 Multimídia
Univasf participa do dia Internacional da Terra

Univasf participa do dia Internacional da Terra

Nessa quarta-feira (22) é comemorado o dia Internacional do Planeta Terra. A Universidade Federal do Vale do São Francisco preparou algumas atividades de forma remota. Serão realizados debates via internet hoje com a participação de outros órgãos públicos. Confira na entrevista gravada ontem à tarde!

publicado 22/04/2020 09h00 Multimídia

Limpeza correta de aparelhos eletrônicos

Por serem muito utilizados no cotidiano, os aparelhos eletrônicos merecem uma atenção maior no quesito limpeza. O professor do colegiado de Engenharia da Computação da Univasf, Rômulo Câmara, orienta como fazer a higienização adequada sem danificar os equipamentos, acompanhe!

publicado 21/04/2020 09h00 Multimídia
Higienização de frutas e verduras

Higienização de frutas e verduras

O alerta de hoje é para a higienização de frutas, hortaliças e demais produtos. A professora do curso técnico em alimentos da Escola Técnica Senai-Petrolina, Bruna Nascimento, traz dicas de como fazer a limpeza correta das frutas e verduras, além da limpeza de outros produtos comprados nos mercados e feiras livres, confira!

publicado 20/04/2020 09h00 Multimídia
Violência contra a mulher: canais de denúncia e de atendimento

Violência contra a mulher: canais de denúncia e de atendimento

Algumas pesquisas já começam a indicar um aumento da violência contra a mulher no Brasil nesse período de distanciamento social. É importante estar sempre atento e vigilante e, mais ainda, não esquecer dos canais de denúncia e de atendimento. No vídeo de hoje, saiba quais são os tipos de violência e como denunciar. Quem explica para a gente é a Guarda Civil do município de Petrolina, Sarah Lima. Ela é integrante da Patrulha da Mulher e também detalha como funciona esse serviço da Guarda na cidade.

publicado 10/04/2020 09h00 Multimídia
Economia e segurança elétrica

Economia e segurança elétrica

Com as famílias passando mais tempo em casa, é natural que o consumo de energia aumente. O Gerente de Operações da Companhia Energética de Pernambuco em Petrolina, Temonji Oliveira, traz dicas de como economizar energia e os cuidados com a segurança elétrica da sua residência. Confira agora!

publicado 08/04/2020 09h00 Multimídia
Importância da higiene no ambiente de trabalho

Importância da higiene no ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho higienizado é fundamental para garantir a saúde dos funcionários. Nesse período de prevenção de uma nova doença causada pelo novo coronavírus, todos os cuidados devem ser redobrados. Além de medidas emergenciais, é preciso ir além e criar uma cultura de higienização. Quem explica o que deve ser feito e qual a importância do cuidado é o professor do colegiado de Engenharia de Produção da Univasf, Carlos Eduardo Albuquerque.

publicado 06/04/2020 08h00 Multimídia
Economia de água em período de distanciamento social

Economia de água em período de distanciamento social

Em decorrência do isolamento domiciliar, as famílias tendem a aumentar o consumo de água. O gerente regional da Compesa, Marcelo Guimarães, traz algumas medidas simples que podem ajudar na economia de água.

publicado 30/04/2020 10h09 Multimídia
Univasf oferece atendimento psicológico gratuito

Univasf oferece atendimento psicológico gratuito

Começa hoje (27) o atendimento psicológico gratuito, via internet, para as pessoas que estão em sofrimento psíquico causado pelo momento atual de pandemia da Covid 19. A ação é realizada pelo Centro de Estudos e Práticas em Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco, que também é parceiro do projeto Rede Cuidar enfermeiros e vai dar assistência psicológica para profissionais da saúde. Acompanhe!

publicado 27/04/2020 14h13 Multimídia
Univasf antecipa a formatura de estudantes de Medicina

Univasf antecipa a formatura de estudantes de Medicina

Na tarde desta sexta-feira (24), trinta e dois estudantes de Medicina do campus sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco participaram da solenidade de colação de grau antecipada. A formatura nesse formato é uma ação da Universidade no combate à pandemia do coronavírus, em conformidade com as exigências do Ministério da Educação. Confira na reportagem.

publicado 24/04/2020 21h10 Multimídia
Orientações para quem está em isolamento

Orientações para quem está em isolamento

Em tempos de pandemia, qualquer pessoa que viajar precisa se isolar assim que chegar em casa por precaução. Quem apresentar sintomas de gripe também. Essas medidas são importantes para evitar a circulação do novo coronavírus. Mas, nessas condições, como fazer para que os cuidados sejam uma meta de todos os membros da família? Esse é o tema da nossa entrevista de hoje. Confira!

publicado 24/04/2020 10h57 Multimídia
Produção de álcool 70% no Laboratório Farmacotécnico Hospitalar da Univasf

Produção de álcool 70% no Laboratório Farmacotécnico Hospitalar da Univasf

Uma equipe de 30 pessoas formada por estudantes, professores, técnicos e egressos está atuando no mais novo laboratório do campus sede da Univasf, em Petrolina, para produzir álcool 70%. Já foram fabricados mais de 4 mil litros da substância. A ação é resultado de uma parceria com o Hospital Universitário - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e as secretarias municipais de Saúde de Juazeiro e Petrolina. Confira como funciona o processo de produção.

publicado 23/04/2020 18h07 Multimídia
Plano de ação no combate ao novo Coronavírus no Semiárido Piauiense

Plano de ação no combate ao novo Coronavírus no Semiárido Piauiense

Na tentativa de diminuir e formar estratégias de combate ao Covid 19, foi criado um plano de ação de enfrentamento ao vírus em São Raimundo Nonato. O trabalho é feito com a participação de professores do campus Serra da Capivara da Universidade Federal do Vale do São Francisco, no Semiárido piauiense, que integram a assessoria técnica do Conselho Territorial de Desenvolvimento da região. Confira na entrevista!

publicado 17/04/2020 19h07 Multimídia
Orientações para pessoas que têm doenças cardiovasculares

Orientações para pessoas que têm doenças cardiovasculares

O novo coronavírus pode ser muito grave em pessoas que já são acometidas por outras enfermidades, como a hipertensão. Por isso, existem algumas dúvidas sobre os cuidados que os cardíacos devem ter, principalmente em relação aos medicamentos de uso contínuo. O cardiologista e professor do colegiado de Medicina da Univasf, Anderson Armstrong orienta sobre esse tema.

publicado 16/04/2020 10h37 Multimídia
Orientações sobre o auxílio emergencial do governo federal

Orientações sobre o auxílio emergencial do governo federal

Com o aumento dos casos de Coronavirus no Brasil, o governo divulgou uma medida para ajudar pessoas que estão sem trabalhar devido a pandemia. Entenda melhor como funciona o auxílio emergencial na entrevista de hoje.

publicado 15/04/2020 17h11 Multimídia
Alergias respiratórias X Coronavírus

Alergias respiratórias X Coronavírus

Para as pessoas que sofrem com alergias respiratórias, o cuidado para não contrair o coronavírus deve ser redobrado. A alergologista Danielle Matoso Torreão faz um alerta para esse grupo de risco. Confira!

publicado 14/04/2020 10h57 Multimídia
Campanha para arrecadação de garrafas e produção de máscaras

Campanha para arrecadação de garrafas e produção de máscaras

Nesse momento de pandemia do novo coronavírus, inúmeras iniciativas têm ajudado a reforçar a proteção dos profissionais que trabalham na linha de frente, nas unidades de saúde. Aqui na região, uma dessas ações está sendo desenvolvida pelo Projeto Escola Verde, da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Os integrantes produzem máscaras e organizam uma campanha para fornecer embalagens para o álcool 70% produzido na Universidade. Confira na entrevista.

publicado 13/04/2020 14h58 Multimídia
Alimentos e reforço da imunidade de idosos

Alimentos e reforço da imunidade de idosos

A TV Caatinga continua com a série de vídeos educativos e informativos para a prevenção do novo coronavírus. E hoje o alerta vai para o reforço da imunidade com uma alimentação saudável. É importante redobrar os cuidados com as refeições de quem tem mais de 60 anos. Confira as orientações da nutricionista do Hospital Universitário da Univasf, Izabelle Araújo. Ela apresenta alguns exemplos de alimentos que garantem nutrientes fundamentais para as defesas do organismo.

publicado 09/04/2020 14h12 Multimídia
Possíveis efeitos causados pelo coronavírus em gestantes

Possíveis efeitos causados pelo coronavírus em gestantes

Outro grupo que causa preocupação nesse período de pandemia é o das gestantes. No vídeo de hoje, entenda os possíveis efeitos causados pelo COVID-19 para as futuras mamães. Quem explica sobre o assunto é o professor Marcelo Marques do colegiado de Medicina, da Univasf.

publicado 07/04/2020 09h37 Multimídia
Implantação de leitos de UTI na Policlínica da Univasf

Implantação de leitos de UTI na Policlínica da Univasf

Para atender a possíveis casos da Covid-19, a Policlínica da Universidade Federal do Vale São Francisco recebeu adaptações e agora conta com leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Confira o recado do Superintendente do Hospital Universitário da Univasf, Ronald Mendes.

publicado 04/04/2020 15h50 Multimídia
Dormir bem pode ser fator determinante para a prevenção da Covid-19

Dormir bem pode ser fator determinante para a prevenção da Covid-19

Além do distanciamento social, outra medida eficaz para proteção contra o Coronavírus é o reforço do nosso sistema imunológico. A alergologista Danielle Torreão explica como uma boa noite de sono pode ajudar no fortalecimento da imunidade, além de outras maneiras que contribuem para a defesa do organismo, acompanhe!

publicado 03/04/2020 11h21 Multimídia