Você está aqui: Página Inicial > Vídeos > Vídeos home > Galeria de Vídeos

Galeria de Vídeos

publicado 03/06/2013 16h29, última modificação 14/05/2020 16h07
Importância da vitamina D e orientações sobre exposição solar

Importância da vitamina D e orientações sobre exposição solar

Seguimos em distanciamento físico, com muita gente sem sair de casa e, consequentemente, com mais possibilidade de não se expor ao sol, como na rotina normal. Mas é importante atentar para o banho de sol, que contribui para a produção de vitamina D pelo nosso organismo. Além de informações sobre o tema, a convidada explica a relação desse nutriente com a nossa imunidade. Quem detalha é a dermatologista do Hospital Universitário da Univasf, em Petrolina, Paulyane Sampaio. Confira!

publicado 07/08/2020 10h59 Multimídia
Projeto Unati em movimento estimula idosos a praticarem exercício em casa

Projeto Unati em movimento estimula idosos a praticarem exercício em casa

Desde o início do período de distanciamento físico, muitos idosos ficaram impossibilitados de fazer atividades físicas de forma regular. Por essa razão, a Universidade Aberta à Terceira Idade da Univasf lançou o projeto Unati em movimento para estimular os idosos e familiares a praticarem exercícios físicos em suas residências, por meio de vídeos de curta duração. Os vídeos são enviados semanalmente, mas também podem ser acessados no Instagram e Youtube do projeto para quem está interessado em participar. Saiba mais com professor do colegiado de Educação Física da Univasf, Marcelo de Maio.

publicado 04/08/2020 11h23 Multimídia
Saúde mental e atenção psicossocial no período da pandemia

Saúde mental e atenção psicossocial no período da pandemia

Tristeza, instabilidade, insegurança e medo podem ser algumas das sensações causadas pelo distanciamento físico, fundamental para evitar a transmissão do novo coronavírus. Mas segundo especialistas, esse período de "enclausuramento", por mais que seja necessário, pode acentuar problemas psíquicos de pessoas que já apresentam instabilidade, por isso, esse assunto tem produzido reflexões sobre a luta antimanicomial, que defende que o confinamento em manicômio não é a melhor forma de cuidado. A professora do colegiado de Psicologia da Univasf, Bárbara Cabral, traz mais informações sobre a saúde mental e a importância da atenção psicossocial na pandemia. Confira!

publicado 03/08/2020 10h32 Multimídia
Alerta para o uso correto do cartão alimentação fornecido pela Sec. de Educação e Esporte- PE

Alerta para o uso correto do cartão alimentação fornecido pela Sec. de Educação e Esporte- PE

Desde o mês de Abril, estudantes da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco recebem uma quantia mensal para a compra de alimentos com a finalidade de suprir a falta da merenda escolar. Mas a Secretaria Estadual de Educação faz um alerta aos pais desses alunos quanto ao uso incorreto desse benefício, como utilizar o cartão alimentação para adquirir bebidas alcoólicas, por exemplo. A Gerente técnica de alimentação e nutrição da Secretaria de Educação e Esporte do Estado de Pernambuco, Alessandra Jucene, traz mais orientações.

publicado 30/07/2020 12h03 Multimídia
Como identificar e denunciar casos de violência contra idosos

Como identificar e denunciar casos de violência contra idosos

No próximo domingo (26) é celebrado o dia dos avós, uma data que, para os cristãos, faz referência à santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus. A festividade também é um momento para reconhecer a importância e refletir sobre o cuidado com os idosos. Ainda mais nesses tempos de isolamento, período que essa parcela da sociedade necessita de atenção redobrada. Entre os problemas enfrentados pelos idosos estão o medo, o abandono e outros tipos de violência física e psicológica. Mas como identificar se aquele senhor ou senhora da sua família ou da vizinhança pode ser uma vítima? E como denunciar? Confira essas orientações com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Petrolina, Francineide Ribeiro.

publicado 23/07/2020 10h10 Multimídia
Cuidados com compras via internet

Cuidados com compras via internet

As compras pela internet aumentaram com a pandemia do novo coronavírus. Mas antes de adquirir um produto, é preciso ter alguns cuidados como, por exemplo, verificar se o site é confiável. O professor do colegiado de Engenharia da Computação da Univasf, Fábio Pereira, traz dicas de como realizar essas operações com segurança. Acompanhe.

publicado 22/07/2020 12h15 Multimídia
Cuidados necessários para a manutenção da imunidade do vegetariano

Cuidados necessários para a manutenção da imunidade do vegetariano

Agora, mais do que nunca, é importante evitar a imunidade baixa e garantir que a gente esteja saudável durante a pandemia da covid-19. Quem adota dietas vegetarianas também precisa tomar um cuidado especial e assegurar o consumo suficiente de nutrientes variados. A nutricionista do Hospital Universitário de Petrolina, Izabelle Araújo, traz mais informações sobre as medidas necessárias para o vegetariano preservar sua imunidade. Confira!

publicado 21/07/2020 10h32 Multimídia
Cuidados ao buscar o serviço de saúde durante a pandemia

Cuidados ao buscar o serviço de saúde durante a pandemia

O número de casos do novo coronavírus segue crescendo em todo o país e, em paralelo ao atendimento dos infectados, existem as outras doenças que continuam a afetar a população. Se alguém necessitar do serviço de saúde, é preciso ficar atento às medidas de segurança e saber para qual unidade se dirigir. Além dessas orientações, o infectologista Washington Luís Dantas faz um alerta para a importância do diagnóstico o mais cedo possível e o monitoramento de pessoas com a Covid-19. Confira!

publicado 20/07/2020 10h08 Multimídia
Hemoba adota medidas para manter doação de sangue durante a pandemia

Hemoba adota medidas para manter doação de sangue durante a pandemia

Nesse período de pandemia os procedimentos como cirurgias eletivas nos hospitais da região seguem sendo realizados. Por esse motivo, a demanda no banco de sangue continua a mesma e o estoque está baixo na unidade da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, Hemoba, em Juazeiro. Para reforçar a capacidade, é preciso que as pessoas continuem fazendo doações. Se você pode e deseja contribuir, saiba como está o funcionamento do serviço de coleta durante essa fase de distanciamento físico. Quem detalha é o hematologista da instituição, André Magalhães.

publicado 16/07/2020 11h08 Multimídia
Grupo de pesquisadores da Univasf analisa dados da pandemia em Juazeiro e Petrolina

Grupo de pesquisadores da Univasf analisa dados da pandemia em Juazeiro e Petrolina

Professores de sete colegiados da Univasf criaram o Grupo de Modelos Matemáticos para Covid-19 do Vale do São Francisco, o GMC-VASF. Após os resultados das análises, a equipe emite boletins com o panorama da pandemia em Juazeiro e Petrolina. A iniciativa pode auxiliar os governos da duas cidades na tomada de decisão e na elaboração de políticas públicas. Saiba mais com o professor do colegiado de Medicina da Univasf, Aristóteles Cardona Júnior.

publicado 14/07/2020 12h51 Multimídia
Univasf campus Senhor do Bonfim promove lives no mês de julho

Univasf campus Senhor do Bonfim promove lives no mês de julho

Será realizada hoje (13) uma live que vai abordar o papel das brincadeiras na melhoraria das relações de convívio familiar dentro e fora do isolamento social. O debate faz parte de uma programação com discussões on-line semanais com temas relacionados à Covid-19. A professora do colegiado de Ciências da Natureza da Univasf campus Senhor do Bonfim, Gisele Shaw, dá mais detalhes. Confira!

publicado 13/07/2020 15h10 Multimídia
Esclarecimentos sobre o uso da ivermectina contra a Covid-19

Esclarecimentos sobre o uso da ivermectina contra a Covid-19

O uso do antiparasitário ivermectina no tratamento da Covid-19 está em pesquisa e a divulgação de alguns resultados motivou uma grande procura do medicamento nas farmácias. Porém, é importante alertar que esse remédio, assim como qualquer outro, não deve ser administrado sem prescrição médica e que a utilização da ivermectina para tratar a doença ainda não é recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Saiba mais sobre essas questões com a professora do colegiado de Farmácia da Univasf, Isabel Dielle Pio.

publicado 13/07/2020 13h07 Multimídia
Univasf participa do desafio virtual Garoa no Campo

Univasf participa do desafio virtual Garoa no Campo

Estão abertas até a próxima terça-feira (14) as inscrições de uma maratona virtual para a criação de soluções inovadoras no setor da agropecuária. A Univasf é uma das parceiras dessa atividade que é organizada pela startup Garoa Habitat e tem a colaboração de instituições públicas e privadas. Saiba mais com o professor do colegiado de Administração e pró-reitor pro tempore de extensão da Univasf, Deranor de Oliveira.

publicado 10/07/2020 13h04 Multimídia
Cuidados com o lixo doméstico de pacientes e suspeitos da covid-19

Cuidados com o lixo doméstico de pacientes e suspeitos da covid-19

Com a confirmação ou suspeita da covid-19, as pessoas infectadas pelo novo coronavírus devem tomar uma série de cuidados, até mesmo com o gerenciamento do lixo. Sem as medicadas corretas de descarte, os resíduos podem acabar contaminando outras pessoas, inclusive quem trabalha na coleta de lixo. A enfermeira do programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Univasf, Geisiane Gomes, dá mais detalhes sobre como fazer o descarte de forma segura e evitar a propagação do vírus. Confira!

publicado 09/07/2020 12h50 Multimídia
Por que é importante manter o ar condicionado limpo durante a pandemia

Por que é importante manter o ar condicionado limpo durante a pandemia

O ar condicionado é considerado um dos bens necessários para o conforto de um ambiente, mas sem a manutenção periódica do aparelho, pode ocorrer a proliferação de fungos e vírus. De acordo com especialistas da área, é fundamental manter medidas preventivas de manutenção do equipamento para contribuir com o bem-estar no ambiente e controlar o contágio da covid-19. O professor do curso técnico em Refrigeração e Climatização do Senai-Petrolina, Michael Gonçalves, traz informações sobre como podemos limpar nossos aparelhos. Confira!

publicado 07/07/2020 11h18 Multimídia
Orientações sobre a prática de exercícios físicos ao ar livre

Orientações sobre a prática de exercícios físicos ao ar livre

A atividade física é uma aliada no aumento da imunidade, importante mecanismo de defesa contra a Covid-19. Com a reabertura dos espaços públicos para a prática esportiva, a atenção deve ser redobrada devido ao risco de contágio nesses locais. A professora do colegiado de Educação Física da Univasf, Fabíola Bertú , dá orientações de segurança para a realização das atividades ao ar livre. Acompanhe!

publicado 06/07/2020 10h04 Multimídia
Grupo de pesquisa Danor produz vídeos sobre projeto de extensão durante a pandemia

Grupo de pesquisa Danor produz vídeos sobre projeto de extensão durante a pandemia

O grupo de estudos sobre plantas daninhas no Nordeste, o Danor, do curso de Engenharia Agronômica da Univasf, iniciou durante a pandemia o projeto de extensão "Luz, foto, produção" com o objetivo de produzir vídeos curtos de relatos dos alunos pesquisadores. Os vídeos lançados nas redes sociais pretendem mostrar à comunidade que a Universidade e a ciência não pararam. O professor do colegiado de Engenharia Agronômica e coordenador do projeto de extensão, Bruno Lessa, traz mais informações sobre como o grupo está atuando neste período. Confira.

publicado 03/07/2020 14h48 Multimídia
Como incentivar crianças a usarem máscaras

Como incentivar crianças a usarem máscaras

Educar as crianças quanto ao uso das máscaras em ambientes públicos pode ser um desafio para muitas famílias. Recorrer a métodos criativos, como acessórios com personagens de animação e o diálogo permanente, pode ser um caminho na conscientização dos pequenos. A professora do colegiado de Pedagogia da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina, Nayanne Silva, orienta as famílias nesse trabalho de educação com o público infantil. Confira!

publicado 30/06/2020 12h05 Multimídia
Dicas para recompor o ritmo ideal do sono

Dicas para recompor o ritmo ideal do sono

Já destacamos em outro vídeo dessa série especial sobre a Covid-19 que dormir bem é essencial para melhorar a imunidade. Mas e se essa mudança da rotina durante a pandemia estiver te fazendo sair do ritmo habitual de sono? Existem algumas coisas que você pode fazer para evitar dormir menos do que precisa. Isso só vai exigir um pouco de dedicação, principalmente para abandonar alguns hábitos, como por exemplo, o de ficar olhando para a tela do celular antes de dormir. A otorrinolaringologista do Hospital Universitário da Univasf, Raquel Coelho, explica algumas questões relacionadas aos distúrbios do sono. Acompanhe.

publicado 26/06/2020 10h18 Multimídia
Como identificar sintomas de ansiedade

Como identificar sintomas de ansiedade

Você que está acompanhando a nossa série especial sobre a pandemia da Covid-19, já deve ter visto a nossa produção sobre as repercussões psicológicas desse período de distanciamento. Entre elas está a ansiedade. É sobre isso que o professor do colegiado de Psicologia da Univasf, Alexandre Barreto, vai conversar com a gente. Saiba o que pode afetar nosso estado psicológico, conheça alguns sintomas e confira uma dica de como lidar com esse problema.

publicado 25/06/2020 15h35 Multimídia
Orientações de cuidados com os idosos na pandemia

Orientações de cuidados com os idosos na pandemia

O Junho violeta é o mês dedicado à proteção dos idosos e nesse período de distanciamento físico, a atenção a esse grupo precisa ser redobrada. Cada família deve adaptar a sua realidade, levando em consideração as particularidades que o idoso vive. A professora do colegiado de Medicina Aline Cavalcanti explica, entre outras coisas, que nesse momento as visitas a esse grupo de risco devem ser evitadas. Acompanhe!

publicado 24/06/2020 09h32 Multimídia
Recado importante para curtir o São João com segurança

Recado importante para curtir o São João com segurança

Nossa esperada noite de São João está chegando, mas por causa da pandemia vamos ter que fazer o arrasta-pé em casa. A nossa equipe convidou o ator Marcos Aurélio Soares, da companhia Balançarte de Petrolina, para mandar um recado especial. Afinal, como bons sertanejos, não poderíamos deixar a melhor época do ano passar em branco, mas sem esquecer da segurança. Vem simbora conferir!

publicado 23/06/2020 17h09 Multimídia
Os riscos à saúde causados pelas fogueiras e a queima de fogos no São João

Os riscos à saúde causados pelas fogueiras e a queima de fogos no São João

Por causa da pandemia do novo coronavírus, especialistas e profissionais de saúde alertam sobre a queima de fogos e fogueiras no período junino. Segundo eles, a inalação de fumaça pode piorar os sintomas de pessoas que já possuem problemas respiratórios como asma, bronquite e rinite, principalmente idosos e crianças. O pneumologista Davi Coelho traz mais informações sobre os efeitos da fumaça no sistema respiratório. Confira!

publicado 23/06/2020 12h58 Multimídia
Alerta sobre fogueiras e queima de fogos no período junino

Alerta sobre fogueiras e queima de fogos no período junino

O período junino em Petrolina este ano não terá dois dos principais símbolos da festividade, as fogueiras e os fogos de artifícios. A decisão publicada em decreto municipal foi tomada por causa da pandemia do novo coronavírus, devido a fumaça que pode ser prejudicial ao sistema respiratório de pessoas infectadas e dos grupos de risco. O Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Charles Costa, traz mais informações sobre esse assunto. Confira!

publicado 22/06/2020 10h15 Multimídia
Início da montagem da estrutura para fazer teste da Covid-19 na policlínica da Univasf

Início da montagem da estrutura para fazer teste da Covid-19 na policlínica da Univasf

Já começou a implantação de um laboratório que vai realizar o diagnóstico da Covid-19 na Policlínica da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina. Um dos equipamentos tem capacidade para analisar pouco mais de 90 amostras a cada duas horas. Confira!

publicado 19/06/2020 13h32 Multimídia
Notícias falsas sobre o uso de plantas medicinais contra a Covid-19

Notícias falsas sobre o uso de plantas medicinais contra a Covid-19

Vez ou outra aparecem notícias circulando pela internet com informações de que algumas plantas teriam até a cura da Covid-19. Mas, por mais óbvio que pareça, é preciso destacar que isso não é verdade! Então fiquemos atentos a essas informações que são compartilhadas principalmente nos grupos de redes sociais. Confira alguns esclarecimentos sobre o assunto com o professor do colegiado de Farmácia da Univasf e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais, Jackson Guedes.

publicado 18/06/2020 14h06 Multimídia
Univasf discute pandemia na semana do químico

Univasf discute pandemia na semana do químico

Acontece nessa quarta (17) e quinta-feira, a partir das sete da noite, uma programação via internet em comemoração ao dia do químico. O encontro é organizado pelo colegiado de Química do campus Serra da Capivara e vai discutir o desenvolvimento de métodos para a análise de alimentos com mais rapidez. Os participantes também vão debater a importância da alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências no contexto atual de pandemia. O professor do colegiado de Química da Univasf campus Serra da Capivara, Thiago Pereira, detalha a programação. Confira!

publicado 17/06/2020 16h43 Multimídia
Programa de apadrinhamento afetivo auxilia crianças e adolescentes durante a pandemia

Programa de apadrinhamento afetivo auxilia crianças e adolescentes durante a pandemia

O programa de acolhimento afetivo de Petrolina "Acolhida Cidadã" permite que as pessoas apoiem afetivamente e financeiramente crianças e adolescentes em instituições de acolhimento. A cidade, que possui três casas abrigo, precisou adaptar algumas formas de contato entre os padrinhos e as crianças durante a pandemia. A pedagoga que atua na Vara de Infância e Juventude de Petrolina, Joana Dark Amorim, dá detalhes sobre como o projeto funciona e como novos candidatos podem se habilitar para o apadrinhamento. Confira!

publicado 16/06/2020 10h28 Multimídia
Conferência do projeto Unir sem Reunir debate relacionamentos em tempos de pandemia

Conferência do projeto Unir sem Reunir debate relacionamentos em tempos de pandemia

Acontece hoje (11) a partir das três horas da tarde, uma conferência online do projeto Unir sem Reunir da Univasf. O evento vai debater questões relacionadas às mudanças nos relacionamentos amorosos, principalmente nesse período de distanciamento físico. Quem faz o convite é a coordenadora pedagógica da Pró-reitoria de Ensino da Univasf, Danielle Dantas. Fique ligado porque a sala virtual tem limite de 50 vagas.

publicado 11/06/2020 09h58 Multimídia
Orientações de convívio com pessoas autistas em tempos de pandemia

Orientações de convívio com pessoas autistas em tempos de pandemia

O distanciamento físico continua sendo a melhor saída para evitar a proliferação da Covid-19. Mas essa mudança de comportamento pode ser mais difícil para pessoas que precisam de socialização para o seu desenvolvimento, como quem tem autismo . A professora do colegiado de Ciências da Natureza da Univasf, campus Senhor do Bonfim, Gisele Shaw, traz orientações de interação e convivência com pessoas que tem algum déficit neurológico. Confira!

publicado 11/06/2020 13h39 Multimídia