Notícias
Inscrição aberta: bolsas mobilidade discentes - Hungria 2026 / 2027
Programa de bolsas para discentes - Stipendium Hungaricum
Inscrição aberta para o programa de bolsas para discentes Stipendium Hungaricum, para o ano letivo 2026/2027 (da Hungria).
O site do programa: https://stipendiumhungaricum.hu/apply/
O prazo da inscrição: 15 de janeiro de 2026.
A Assessoria de Relações Internacionais ARI - UNIVASF fica a disposição para acompanhar as vossas inscrições, compartilhando as demais informações uteis e necessárias e acompanhando o processo de inscrição. Info: international@univasf.edu.br
Atualmente, o programa Stipendium Hungaricum do governo húngaro conta com mais de 90 países parceiros em todo o mundo. O programa é coordenado pela Fundação Tempus, uma organização ligada ao governo húngaro.
A bolsa está disponível para estudos parciais (3-9 meses) em nível de mestrado e doutorado em qualquer área de interesse. O Brasil é um país parceiro desde 2016 e os primeiros bolsistas SH brasileiros começaram seus estudos na Hungria em setembro de 2017. Anualmente são contemplados pelo programa SH 250 estudantes brasileiros com o intuito de dar continuadade à marcante presença de perto de 2200 estudantes brasileiros do Programa Ciência Sem Fronteiras (SH) entre os anos 2013 e 2016. As áreas acadêmicas de destaque são as ciências naturais e agrárias, além de cursos de engenharia, incluindo os estudos nucleares. Confira aqui os cursos contemplados: https://stipendiumhungaricum.hu/study-finder/
• O detalhamento da bolsa
O programa prevê a isenção de taxas universitárias, um auxílio mensal de cerca de 110 euros para os cursos de graduação e mestrado e de 350-450 euros para doutorado durante todo o período de estudos. As bolsas também incluem alojamento gratuito (dormitório) ou uma ajuda de custo para acomodação (aprox. 100 EUR). Os selecionados têm direito a seguro médico no sistema público de saúde da Hungria e também recebem uma carteirinha de estudante que confere descontos no transporte público, museus, eventos etc. A legislação húngara permite 24 horas semanais de trabalho para quem possuir uma permissão de residência como estudante no país.
• Requisitos e candidatura
Os interessados têm a oportunidade de escolher entre opções de uma lista de quase 30 instituições de ensino húngaras e mais de 600 cursos em inglês nas mais variadas áreas. Há também a possibilidade de estudar em outras línguas, como alemão ou francês, ou mesmo em húngaro. A relação completa dos cursos disponíveis para os estudantes conforme seus países de origem constam dos editais e podem apresentar variações de um ano para o outro.
• Cronograma do edital (plano para o ano 2026/27)
1. até 15 de janeiro: época de inscrição online através da página www.stipendiumhungaricum.hu
2. 15 de janeiro: prazo de inscrição
3. 28 de fevereiro: começo do processo de nomeação dos candidatos
4. 15 de março: declaração do orientador, se exigido pela escola de doutorado
5. 15 de abril: apresentação de atestado médico
6. março – maio: procedimentos de admissão nas instituições
7. final de junho: notificação para os candidatos sobre as admissões
8. julho – agosto: preparação para a viagem a Hungria. O programa não cobre os custos de viagem.
9. Visto: os estudantes não precisam de visto para entrar na Hungria, basta a documentação que receberão pelo sistema. Eles deverão solicitar suas permissões de residência no país logo após a chegada, junto ao Serviço de Estrangeiros.
10. Aconselha-se chegar na Hungria até o dia 31 de agosto.
A candidatura às bolsas de estudo ocorre por meio de inscrição na página do programa: https://apply.stipendiumhungaricum.hu/
Info: intereurisland@univasf.edu,br



