Você está aqui: Página Inicial > Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

publicado 24/04/2017 10h48, última modificação 24/04/2017 10h48

1 - O que é e qual o objetivo do Programa Idiomas sem Fronteiras?

 

É um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESu) em conjunto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Tem como objetivo proporcionar oportunidades de acesso, através do programa Ciência sem Fronteiras e de outros programas de mobilidade estudantil, a universidades de países onde a educação superior é conduzida em sua totalidade ou em parte por meio de línguas estrangeiras. 

Para atender tal demanda, há três ações-base: aplicação do teste de proficiência TOEFL-ITP, oferta de cursos presenciais por meio do NucLi (Núcleo de Línguas) e oferta de curso a distância por meio da plataforma My English Online. 

O Programa IsF na UNIVASF é coordenado pelo Prof. Dr. Fulvio Torres Flores, mestre e doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP).

 

2 - Quais exames o Centro Aplicador da UNIVASF aplica?

 

Por ora, apenas o TOEFL-ITP, por meio do Programa Idiomas sem Fronteiras, da Secretaria de Educação Superior do Ministérioda Educação (SESu-MEC).

 

3 - Qual a diferença entre TOEFL-ITP e TOEFL-IBT?

 

TOEFL-ITP significa Test of English as a Foreign Language - Institutional Testing Program. O TOEFL-ITP testa os conhecimentos em língua inglesa relacionados a escuta, gramática e leitura. Saiba mais em: http://www.mastertest.com.br/produto/toefl-itp/

TOEFL-iBT significa Test of English as a Foreign Language - Internet-based Test. O teste TOEFL-iBT avalia sua capacidade de usar e compreender a língua inglesa em nível universitário, assim como sua capacidade de combinar as habilidades de Listening, Reading, Speaking e Writing para a realização de tarefas acadêmicas. Saiba mais em: https://www.ets.org/pt/toefl/ibt/about/

 

4 - Como me inscrever para o TOEFL-ITP?

 

O acesso de discentes e servidores é realizado pelo site http://isfaluno.mec.gov.br/index/acesso. 

Baixe o tutorial para mais informações: Clique aqui

 

5 - Como posso entender a pontuação e os níveis do TOEFL-ITP?

 

O TOEFL-ITP não aprova ou reprova, apenas diagnostica o nível de proficiência nas habilidades presentes no teste, isto é, escuta, estrutura (gramática) e leitura. 

Entendendo a pontuação: Nível 1, aplicado pelo CA-UNIVASF

SectionScore Scale
Listening Comprehension (LC) 31–68
Structure and Written Expression (SWE) 31–68
Reading Comprehension (RC) 31–67
Total 310–677

 

O resultado do TOEFL-ITP tem como referência o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (Common European Framework of Reference for Languages - CEFR), conforme abaixo:

CEFR LevelsScore ScaleLCSWERC
C1 627 points 64 64 63
B2 543 points 54 53 56
B1 460 points 47 43 48
A2 337 points 38 32 31

 

O nível A1 não aparece na tabela, mas corresponde à pontuação 310-336 pontos.

 

6 - Ao tentar me inscrever, o sistema envia mensagens identificando problema com informação sobre o nome da mãe ou credenciais inválidas. O que fazer?

 

Nesses casos, a resolução deve ser tratada diretamente com o MEC por meio do FALE CONOSCO. Baixe o tutorial para mais informações. 

Baixe o tutorial para mais informações: Clique aqui.

 

7 - Sou discente, mas não consigo me inscrever. O que fazer?

 

Se no seu cadastro no IsF consta outra universidade federal, é preciso solicitar ao FALE CONOSCO do MEC que faça a vinculação da UNIVASF ao seu perfil. Para realizar esta ação, siga os passos do tutorial abaixo:

Visualizar Tutorial

Para a resolução de outros problemas, escreva para: isf.univasf@univasf.edu.br.

 

8 - Sou servidor(a), mas não consigo me inscrever. O que fazer?

 

Servidores(as) técnicos(as) e docentes só podem se inscrever se estiverem com SIAPE há pelo menos seis meses. Caso já tenha seis meses ou mais com SIAPE ativo e não conseguir realizar a inscrição, entre em contato com isf.univasf@edu.br.

 

9 - Qual a validade do TOEFL-ITP?

 

O TOEFL-ITP é válido por dois anos a partir da data de realização do exame.

 

10 - Como acessar o resultado online do TOEFL-ITP?

 

O resultado estará disponível cerca de 40 dias após a realização do exame e pode ser acessado no próprio site usado para se inscrever http://isfaluno.mec.gov.br/index/acesso, no Menu Resultado.

 

11 - Como retirar o score (resultado em papel) do TOEFL-ITP?

 

O resultado em papel (score oficial) costuma chegar à UNIVASF em torno de 60 dias após a data de realização do exame e pode ser retirado na Assessoria de Relações Internacionais, campus Juazeiro, com a técnica em administração Celia Souza. Recomendamos entrar em contato com Celia para combinar a retirada: 

E-mail: celia.souza@univasf.edu.br
ARI campus Juazeiro: (74) 2102-7650

Discentes e servidores dos campi Senhor do Bonfim, Serra da Capivara e Paulo Afonso deverão retirar o exame no seu próprio campus, com o(a) técnico(a) informado na ocasião do contato.

 

12 - Como adquirir o certificado do TOEFL-ITP?

 

Aqueles(as) interessados(as) em obter o certificado devem entrar em contato diretamente com a Mastertest, empresa que administra o teste no Brasil. 

Saiba mais em: www.mastertest.com.br

 

13 - O que é NucLi?

 

NucLi – Núcleo de Línguas - é uma das ações do Programa Idiomas sem Fronteiras que oferece cursos presenciais de línguas estrangeiras para discentes de graduação, mestrado e doutorado stricto sensu, além de servidores (técnicos administrativos e professores).

 

14 - Por que o NucLi-UNIVASF só oferece cursos presenciais de inglês e francês?

 

A língua inglesa é considerada lingua franca, isto é, aquela tomada como língua comum de grupos sociais que falam, cada um, uma língua diferente dos outros. É a língua mais falada no mundo, considerando a soma de língua materna, segunda língua e língua estrangeira, permitindo, assim, romper as barreiras da comunicação internacional. Por essa razão, é a “ponta de lança” das ações de internacionalização do Programa Idiomas sem Fronteiras. No âmbito nacional, o Programa IsF ofereceu também cursos online de língua francesa no ano de 2015. No período de outubro de 2016 a maio de 2017 estão sendo oferecidos cursos presenciais de língua francesa. Há outras ações sendo desenvolvidas com cursos de italiano, alemão, mandarim, japonês e espanhol que estão em fase piloto em universidades federais que têm programas de graduação e pós-graduação nessas línguas. A partir destas ações-piloto o programa será expandido nacionalmente atendendo as necessidades e especificidades de cada região e/ou universidade.

 

15 - Quem leciona no NucLi-UNIVASF?

 

O corpo docente é formado por licenciandos e licenciados de Letras - Inglês com alto nível de proficiência. Cada professor(a) leciona para no máximo 3 turmas com o mínimo de 10 e o máximo de 20 alunos. Os professores recebem orientação da Coordenadora Pedagógica, Profa. Jennifer Louise Miner, bolsista de cooperação internacional da UNIVASF. Para conhecer a equipe do NucLi, clique aqui.

 

16 - Qual a diferença entre o NucLi e os cursos oferecidos pela PROEX?

 

As duas principais diferenças são: a) os cursos oferecidos pelo NucLi não têm sequenciamento, ou seja, não são se ensina por nível de proficiência. Por exemplo: Básico 1, Básico 2, Intermediário 1, e assim por diante; b) os cursos do NucLi visam a fortalecer o processo de internacionalização da universidade por meio de oferta de cursos com foco em comunicação, preparatório para testes, vivência no exterior, cultura etc. 

Os cursos da PROEX, por sua vez, focam no sequenciamento e não visam exclusivamente a internacionalização, isto é, são cursos que preparam discentes e servidores(as) para um conhecimento geral da língua inglesa.

 

17 - Quem pode se inscrever no NucLi e quais os requisitos?

 

Discentes de graduação presencial e a distância, discentes de pós-graduação stricto sensu presencial ou a distância, servidores(as) da UNIVASF. O requisito básico é ter realizado o TOEFL- ITP pelo programa IsF e já ter seu resultado publicado no Sistema IsF. Além disso, é preciso ter pontuação adequada de acordo com o nível do curso para o qual vai se inscrever. Por exemplo, se a pontuação corresponde ao nível A1, não é possível se inscrever para o nível A2, que está acima.

 

18 - Qual a regularidade de ofertas do NucLi?

 

O Programa Idiomas sem Fronteiras oferta calendários nacionais e cada universidade federal pode inserir cursos de 16h, 32h, 48h e 64h dentro deste calendário. O NucLi tem trabalhado majoritariamente com cursos de 16h e 32h. Para saber mais sobre os períodos de inscrição, recomendamos consultar regularmente este site na página NucLi / Inscrições abertas, assim como nossa página no Facebook e a página de notícias do site institucional da UNIVASF.

 

19 - O que é My English Online?

 

O curso My English Online (MEO) é uma das três ações-base do Programa Idiomas sem Fronteiras e é baseado na ferramenta para ensino de idiomas MyELT, que oferece aos usuários um pacote completo de atividades interativas para o estudo da língua inglesa em qualquer horário e em qualquer lugar. O usuário terá acesso a livros interativos, leituras graduadas (National Geographic), exercícios de gramática (com correção imediata), dicionários, atividades para prática oral e testes de acompanhamento. Além disso, os materiais podem ser impressos para prática posterior, sem necessidade de consulta ao computador.

 

20 - Como é dividido o curso My English Online?

 

O curso é dividido em cinco níveis de aprendizado. Cada nível contém três partes abrangendo atividades com e-book, vídeo, gramática e leituras. Ao final de cada parte, o usuário deverá fazer um Teste de Progresso como preparação para a Prova Final do nível.

 

21 - Quem pode se inscrever no My English Online e qual o site?

 

Discentes de graduação e de programas de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) recomendados pela CAPES não precisam ter feito o TOEFL-ITP, a inscrição é livre. Para se cadastrar, acesse: http://cadastro.myenglishonline.com.br 

Servidores(as) técnicos(as) e docentes precisam ter um resultado válido de TOEFL-ITP por meio do Programa Idiomas sem Fronteiras e cujo resultado já esteja online. Para se cadastrar, acesse: http://meo.capes.gov.br/sys/meo/inscricao/frontend