Você está aqui: Página Inicial > TOEFL > Entenda a pontuação

Entenda a pontuação

publicado 24/04/2017 10h01, última modificação 22/06/2017 22h54

 A pontuação do teste inclui três seções e uma pontuação total. Cada questão correta conta igualmente em cada seção. Não há nenhuma penalidade para respostas erradas. O número total de acertos é chamado de "pontuação bruta." (NOTA: Algumas das perguntas do teste podem não contar para a seção ou pontuação total).

A pontuação bruta para cada seção é convertida estatisticamente em uma escala numérica. A pontuação bruta varia de 31 a 68 por seção enquanto a escala numérica varia de 310 a 677. O teste TOEFL ITP Level 2 possui questões com grau de dificuldade menor quando comparado ao Level 1, além disso, o Level 2 é menor em número de questões. Com isso sua pontuação bruta para o Level 2 é de 20 a 50 para cada seção e a escala numérica da pontuação que você poderá atingir será de 200 a 500.

A pontuação na escala numérica para cada seção é simplesmente uma indicação do desempenho do candidato por seção. A escala numérica não representa o número ou a porcentagem de perguntas respondidas corretamente.

O processo usado para converter sua pontuação bruta em escala numérica é chamado de “equacionamento de pontuação." O equacionamento garante que os resultados dos testes sejam iguais para pessoas de igual proficiência independentemente do nível de dificuldade do teste em particular. Pontuações escaladas são equiparadas por métodos baseados na teoria de respostas por item.

Para obter a pontuação total, adicione as pontuações brutas para cada seção e multiplique por 10/3. O exemplo mostra como três contagens brutas de seção são usadas para obter a pontuação total, ou seja, a escola numérica.

 

Os resultados dos testes não podem ser perfeitamente precisos. A pontuação de uma pessoa pode variar de uma aplicação para a outra, mesmo quando não houver nenhuma mudança no nível de proficiência do candidato. Portanto, há um erro padrão de medição – trata-se do índice calculado que descreve o grau de precisão numa medição. No caso dos testes ITP, o erro padrão de medição total é de aproximadamente 14 pontos. Isto significa que se um candidato atingisse a pontuação na escala numérica de 560, por exemplo, as chances são de cerca de 2/3 que a pontuação observada possa variar entre 546 e 574 (560 mais ou menos 14).

Fonte: Test Taker Handbook - TOEFL-ITP