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Sobre o curso

O curso de especialização em Ensino das Ciências da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus Serra da Capivara visa contribuir para uma efetiva mudança na dinâmica da sala de aula, na perspectiva de que a construção do conhecimento seja garantida por meio de um processo de ensino e aprendizagem  participativo e significativo. Esse processo se inicia com o professor-cursista buscando novos conhecimentos, socializando essa busca e ao mesmo tempo exercitando a reconstrução de saberes e o aprimoramento da ação docente.

O curso busca estabelecer uma especial integração da área do Ensino das Ciências e Pedagogia na Região do Sudoeste do Piauí. A intenção é desenvolver um curso de formação docente continuada pautado nas dinâmicas e nas necessidades advindas do trabalho cotidiano dos professores no espaço da escola e da sala aula, de modo a fortalecê-los no enfrentamento dos desafios postos por esse trabalho. Parte-se da ideia de que o processo formativo do profissional da educação, como de qualquer outra área, é contínuo. Desse modo, na condição de sujeitos da educação é fundamental fortalecer uma formação permanente em que sejam contemplados aspectos como:

 

  • O fortalecimento do compromisso com a melhoria da qualidade do processo de ensino e da aprendizagem;
  • O incremento na postura crítica acerca do ato educativo;
  • A construção de uma visão mais ampla do espaço escolar e da sala de aula e sua articulação com o ambiente escolar e com um projeto de sociedade;
  • A percepção das complexas relações entre a educação escolar, o ensino, a cultura, a tecnologia, a sociedade e o ambiente como uma das possibilidades de nos colocarmos no mundo moderno;
  • O aprimoramento epistemológico do professor;
  • A valorização do professor por meio do aperfeiçoamento de sua formação.

 

Dessa forma, pretendemos oferecer um curso que sensibilize e mobilize o professor, cada vez mais para a melhoria de sua práxis pedagógica e formação epistemológica, para que assim, se possa avançar na direção da garantia do direito de todos em aprender. Daí a importância de assegurar uma formação que possibilite ao professor compreender, que para além do título de especialista e dos ganhos na carreira, é urgente mudanças nas posturas e práticas em sala de aula.

Essas mudanças, por sua vez, devem ocorrer na direção de um processo de ensino e aprendizagem participativo e significativo para o professor-aluno, possibilitando ao professor em formação continuada, perceber e atuar como sujeito/autor do próprio conhecimento, tornando a sala de aula um espaço de discussões, pesquisas, descobertas e não um ambiente estanque e acrítico, de mera repetição e reprodução de ideias, conceitos e pré-conceitos.

A partir dessa compreensão o presente curso tem por objetivos:

 

  • Formar profissionais, em nível de especialização, no Ensino das Ciências, com vistas a assegurar o direito à aprendizagem e a realização do Projeto PolíticoPedagógico da escola, a partir de um ambiente escolar que favoreça ao desenvolvimento do conhecimento, da ética e da cidadania;
  • Contribuir para a efetiva mudança da dinâmica da sala de aula, na perspectiva de que a busca, socialização e (re)construção do conhecimento sejam garantidas por meio de um processo de ensino e aprendizagem interdisciplinar e participativo;
  • Aprimorar a práxis pedagógica e os conhecimentos epistemológicos de docentes da área de Ensino das Ciências; 
  • Garantir a articulação entre os conhecimentos, metodologias e conteúdos acadêmicos e suas implicações para Ensino das Ciências na educação básica, garantindo assim o diálogo permanente com a sala de aula; 
  • Promover espaço de formação continuada, buscando aprimorar a prática docente dos professores na área de Ensino das Ciências.

 

Nesse pensamento, o curso irá dialogar, permanentemente, com a sala de aula, com a prática docente, com a escola, a partir da construção de uma sólida fundamentação teórica, pensando a interdisciplinaridade e contemplando aspectos relativos às metodologias de ensino, aos saberes e conhecimentos dos conteúdos específicos da área de formação, à escola, ao cursista e ao próprio trabalho docente. O curso irá se constituir em espaços de diálogo, debates, questionamentos e, nesse processo, novos saberes, novos conhecimentos, sejam produzidos, sistematizados e construídos.

É importante que as relações se estabeleçam não apenas com a instituição formadora, mas também, com as instituições que os professores fazem parte. Este curso está inserido no esforço das políticas atuais pela valorização do professor. Essa valorização se efetiva não apenas na implantação de um piso salarial nacional, ou na progressão da carreira, mas, também, na construção de processos formativos que possibilitem o professor desenvolver atividades, conteúdos e metodologias com seus estudantes, na perspectiva de consolidação de uma educação pública de qualidade e inclusiva.

O desafio que está posto, portanto, é a realização de um curso que supere os processos formativos tradicionais do Ensino das Ciências, fortemente centrados no modelo da racionalidade técnica. Assim, idealiza-se um curso de especialização que seja desenvolvido de forma dialógica, em que os conhecimentos e práticas de professores e estudantes se complementam. Além disso, pretende-se desenvolver um processo formativo que possibilite o encontro, a interação, a socialização e a construção de saberes e práticas entre docentes e discentes.

PÚBLICO-ALVO

Poderão participar do processo seletivo candidatos que sejam portadores de diplomas de cursos de Licenciaturas em Ciências da Natureza, Química, Física, Biologia e Pedagogia, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Portadores de diploma em outras licenciaturas, bacharelados ou tecnólogos desde que comprovem docência na educação básica (regular ou profissional) ou ensino superior na área de Ciências.