Prof. Dr. Carlos Eduardo da Silva Albuquerque

por Lenilson Olinto Rocha publicado 27/02/2020 18h37, última modificação 04/04/2024 10h50

Ensino:

Área da mecânica: Dentro dessa área estão incluídas as disciplinas: Desenho técnico, Introdução a Ciência dia Mateiras, Mecânica dos Sólidos: Estática, Resistência dia matérias e Eletrotécnica

Após cursado as disciplinas da área o aluno terá capacidade de ler e produzir plantas arquitetônicas e desenhos técnicos de peças, além de ganhar conhecimentos suficientes para selecionar materiais para usos de engenharia, entendimento de carregamento e forças aplicado a estruturas e leitura de projetos elétricos.

Projeto de Extensão:

Projeto Acolhida dos calouros do curso de Engenharia de Produção 2019.1: Evento de acolhimento aos Calouros do curso de engenharia de produção  2019.1 promovido pelos docentes do colegiado do curso de Engenharia de Produção (ProdSal) do campus Salgueiro/PE com intuito de introduzir  a Univasf, aproximar o aluno do ambiente universitário, apresentar as normas de convivência,  seus docentes e ao futuro campo de trabalho dos estudantes do curso de engenharia de produção

Equipe: Carlos Eduardo da Silva Albuquerque (Coordenador), Caio Fabio Teixeira Correia (Integrante), Elaine Ferreira Rocha(Integrante), Everton Crístian Rodrigues de Souza(Integrante), Glauce da Silva Guerra(Integrante), Kliver Lamarthine Alves Confessor(Integrante), Lenilson Olinto Rocha(Integrante) e Tayanara Menezes Santos(Integrante)

Projeto EcoPilha: Triagem e Reutilização de Pilhas Descartadas para Benefício Social: Neste projeto, serão desenvolvidas ações de extensão com foco nos três princípios fundamentais da sustentabilidade: redução, reutilização e reciclagem. No contexto da disciplina de Introdução à Ciência dos Materiais, os alunos terão a oportunidade de produzir, no mínimo, 10 modelos de coletores de pilhas. É importante ressaltar que esses modelos serão preferencialmente confeccionados a partir de materiais descartáveis ou de baixo custo. Após a produção, esses coletores de pilhas serão distribuídos estrategicamente em diversos pontos da cidade de Salgueiro-PE. Na segunda etapa do projeto, que ocorrerá seis meses após a distribuição dos porta-pilhas confeccionados, os alunos da disciplina de Eletrotécnica do curso de Engenharia de Produção serão responsáveis pela coleta das pilhas descartadas. Eles realizarão a triagem das pilhas, separando-as em duas categorias: aquelas adequadas para reuso e as que necessitam de descarte correto. A seleção será realizada com o auxílio de multímetros, em que os alunos verificarão a voltagem das pilhas descartadas. Aquelas que apresentarem voltagem adequada para serem reutilizadas serão classificadas como adequadas para reuso. Por fim, dois alunos voluntários serão responsáveis por conduzir uma pesquisa na cidade para identificar o local adequado de descarte das pilhas que não possuem capacidade de reuso. Em relação às pilhas consideradas adequadas para reuso, elas serão doadas à comunidade, instituições de caridade, asilos e outros locais que possam se beneficiar delas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .

Integrantes: Carlos Eduardo Da Silva Albuquerque - Coordenador / Lenilson Olinto Rocha - Integrante / DANILLO RODRIGUES SILVA BENTO OLIVEIRA - Integrante / Maria Valéria de Carvalho André - Integrante / Jose Tasso de Souza Alves - Integrante.

Publicações no âmbito do curso engenharia de produção

PESSOA, GÊNESIS DE BRITO ; ALBUQUERQUE, CARLOS EDUARDO DA SILVA .Economic and environmental influence of metal recycling in the central sertão region of PernambucoImpacto económico y ambiental del reciclaje de metales en la región del sertão central de Pernambuco. BRAZILIAN JOURNAL OF PRODUCTION ENGINEERING, v. 10, p. 167-177, 2024.

ALBUQUERQUE, C. E. S.; SILVA, B. S. D.; SILVA, D. V. A Cultura de Segurança do Trabalho: Comparativo entre a Gestão Tradicional e a Nova Tendência de Gestão da Cultura da Responsabilidade Social In: IX SEPVASF, 2019, Juazeiro-BA.Anais do Evento: SEPVASF 2019, 2019.

ROCHA, O. L; GOMES, M. L. B.; FARIAS, L. M. S.; ALBUQUERQUE, C. E. S.; LEITE, W. W. P. A. DISCUSSÕES SOBRE PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: O QUE DIZEM OS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL NO AGRESTE PARAIBANO In: XXXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO “Os desafios da engenharia de produção para uma gestão inovadora da Logística e Operações”, 2019, Santos.  Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Enegep. , 2019.

ROCHA, O. L; GOMES, M. L. B.; FARIAS, L. M. S.; ALBUQUERQUE, C. E. S.; LEITE, W. W. P. A.Discussões sobre percepção da qualidade de vida no trabalho: O que dizem os técnicos de enfermagem de um hospital no Agreste Paraibano. December 2018, DOI: 10.36229/978-85-7042-197-5.CAP.07 In book: Tópicos em Administração – Volume 27

Comissões

Núcleo Docente Estruturante – NDE do curso de Engenharia de Produção

Comissão Gestora do Programa de Desenvolvimento e Capacitação Estudantil  (PRODESCAPE) - Titular