Você está aqui: Página Inicial > Engenharia de Produção - UNIVASF, Salgueiro - PE > Notícias > Perspectivas profissionais do engenheiro de produção

Notícias

Perspectivas profissionais do engenheiro de produção

4ª Edição do ciclo de palestras

Este projeto tem o objetivo de contribuir para a formação dos discentes do curso e despertar interesse da comunidade local por conhecer esta graduação.
por Lenilson Olinto Rocha publicado: 30/07/2020 00h44 última modificação: 30/07/2020 00h47

 4_Ciclo_palestra_perspectiva_Profissionais_EP

No dia 28 de julho de 2020 aconteceu mais uma edição do projeto Perspectivas Profissionais do Engenheiro de produção. Este projeto tem  o objetivo de contribuir para a formação dos discentes do curso e despertar interesse da comunidade local por conhecer esta graduação. Na ocasião, o evento online, aconteceu através da plataforma virtual da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e abordou abordar as possibilidades de atuação do engenheiro de produção (EP) em regiões interioranas. A web conferência foi gratuita, e haverá emissão de certificado aos inscritos.

 A conferência foi mediada pelo docente do Prodsal e coordenador do projeto Kliver Lamarthine, e contará com a presença dos professores de Engenharia de Produção do Campus Juazeiro (BA) Ângelo Macedo e Francisco Pinheiro e do docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Gaudêncio Freire, membro da diretoria da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO).

Durante a palestra, foram discutidas questões relacionadas à saúde e segurança do trabalho, logística e tecnologias e as expectativas da ABEPRO com relação aos engenheiros do futuro, dialogando sobre como aplicar estes conhecimentos à produção no interior e no sertão nordestino. Assim, foram abordados temas como a atuação do EP em Arranjos Produtivos Locais (APLs) e as tecnologias utilizadas por estes profissionais, além da realização de planejamentos, projetos e controles de Sistemas de Produção em regiões afastadas; organização do trabalho; uso de agrotóxicos; e higiene no ambiente de trabalho.

Segundo o professor Kliver Lamarthine, a área da Engenharia de Produção está vinculada a um mercado globalizado e esta atividade é mais uma oportunidade para mostrar como ela pode ser útil para a produção local, além de promover reflexões sobre a aplicabilidade e importância da graduação da Univasf, localizada no interior do estado do Pernambuco, para a região. Assim, de acordo com o docente, a importância da participação da comunidade está na oportunidade de conhecer onde é possível para o EP atuar regionalmente e como contribuir com o desenvolvimento local.

 

A comissão organizadora do projeto agradece a participação dos mais de 50 inscritos e nesta edição e comunica que em breve teremos outras ações.