Notícias
Perspectivas profissionais do engenheiro de produção
4ª Edição do ciclo de palestras
No dia 28 de julho de 2020 aconteceu mais uma edição do projeto Perspectivas Profissionais do Engenheiro de produção. Este projeto tem o objetivo de contribuir para a formação dos discentes do curso e despertar interesse da comunidade local por conhecer esta graduação. Na ocasião, o evento online, aconteceu através da plataforma virtual da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e abordou abordar as possibilidades de atuação do engenheiro de produção (EP) em regiões interioranas. A web conferência foi gratuita, e haverá emissão de certificado aos inscritos.
A conferência foi mediada pelo docente do Prodsal e coordenador do projeto Kliver Lamarthine, e contará com a presença dos professores de Engenharia de Produção do Campus Juazeiro (BA) Ângelo Macedo e Francisco Pinheiro e do docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Gaudêncio Freire, membro da diretoria da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO).
Durante a palestra, foram discutidas questões relacionadas à saúde e segurança do trabalho, logística e tecnologias e as expectativas da ABEPRO com relação aos engenheiros do futuro, dialogando sobre como aplicar estes conhecimentos à produção no interior e no sertão nordestino. Assim, foram abordados temas como a atuação do EP em Arranjos Produtivos Locais (APLs) e as tecnologias utilizadas por estes profissionais, além da realização de planejamentos, projetos e controles de Sistemas de Produção em regiões afastadas; organização do trabalho; uso de agrotóxicos; e higiene no ambiente de trabalho.
Segundo o professor Kliver Lamarthine, a área da Engenharia de Produção está vinculada a um mercado globalizado e esta atividade é mais uma oportunidade para mostrar como ela pode ser útil para a produção local, além de promover reflexões sobre a aplicabilidade e importância da graduação da Univasf, localizada no interior do estado do Pernambuco, para a região. Assim, de acordo com o docente, a importância da participação da comunidade está na oportunidade de conhecer onde é possível para o EP atuar regionalmente e como contribuir com o desenvolvimento local.
A comissão organizadora do projeto agradece a participação dos mais de 50 inscritos e nesta edição e comunica que em breve teremos outras ações.