Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Programas e Ações de Extensão

Programas e Ações de Extensão

por admin publicado 04/11/2016 17h13, última modificação 09/04/2018 10h49

Degustação de Teoremas

por admin publicado 04/11/2016 17h14, última modificação 31/05/2021 16h26

 A proposta desse evento é promover um ambiente integrador, propício para o compartilhamento de experiências, ideias, conhecimentos e oportunidades para estudantes e profissionais que utilizam, de alguma forma e intensidade, o conhecimento matemático.

Dentre as atividades previstas estão a exposição de teoremas, relatos pessoais de experiências com a matemática, divulgação de pesquisas, aplicações da matemática e relatos de experiências pedagógicas bem sucedidas.

As atividades ocorrem geralmente  na última sexta-feira de cada mês. Submeta uma proposta de  palestra enviando um e-mail para profmat@univasf.edu.br 

Próxima Palestra

O trabalho intitulado “Um método matemático para estimar subnotificação de casos de COVID-19 será apresentado pelo Prof. Dr. Alison Marcelo Van Der Laan Melo,  docente do PROFMAT/UNIVASF.

 Data: 18/06/2021 - Horário: 17:0 - Webconferência: meet.google.com/csr-nkht-pfp.

Resumo da Palestra:

Nesta apresentação consideramos uma população que pode ser dividida em dois grupos. Supomos que para o grupo 1 há notificação adequada para os casos de COVID-19, enquanto que para o grupo 2 não há. Queremos estimar o número acumulado de casos do segundo grupo a partir dos dados do primeiro. Contudo, antes é necessário discutir quais condições são necessárias para tal estimativa.  Nessa abordagem usamos o modelo SEIRD com dois grupos.

Por fim, será apresentada uma aplicação desse método às cidades de Petrolina e Juazeiro num período em que apresentam diferenças significativas no nível de testagem para COVID-19. A apresentação é baseada num trabalho em desenvolvimento, em colaboração com o Prof. Matheus Santos (UFRGS), e a aplicação usa dados coletados pelo Grupo de Modelos Matemáticos para a COVID-19 do Vale do São Francisco.

                

Palestras Realizadas

  1.  O ressurgimento das Essências, a convicção dos Elos. Palestrante: Prof. Aroldo Ferreira Leão, UNIVASF.
  2. A Matemática e o impacto ambiental de transgênicos.  Palestrante: Prof. Dr. Rinaldo Vieira da Silva Júnior, UFAL.
  3. O grau Topológico de Brouwer e o Teorema da Esfera Cabeluda. Palestrante:  Prof. Dr. Alison Marcelo Van Der Laan Melo
  4. Ensino de Geometria e Matemática: Um relato de Pesquisas. Palestrante: Profa. Mírian Ferreira de Brito.
  5. Toda  função  Continua  é   Lipchitziana ?   Palestrante: Beto Rober Bautista Saavedra
  6.  Integrais de Linha: Aplicação do Teorema de Green no desenvolvimento de um planímetro polar para fins didáticos. Palestrante: Marcos Antônio O. Lima, Graduando em Eng. Mecânica, UNIVASF.
  7. “NENHUM A MENOS NA AULA DE MATEMÁTICA: expectativas da escola em relação a aprendizagem de estudantes com deficiência”. Palestrante: Prof. Dr. Evanilson Landim Alves (UPE - Campus Petrolina).
  8.  “Aproximações de funções por polinômios ortogonais”.  Prof. Dr. Adson Mota Rocha,  (UFRB).

Introdução ao LaTeX

por admin publicado 04/11/2016 17h17, última modificação 09/01/2017 10h38

Minicurso com carga horária de 20 horas, as aulas serão ministradas no PEMD possuindo vagas são limitadas.

O LaTeX é um “software” de editoração eletrônica que permite preparar documentos – principalmente científicos – com alta definição gráfica.  Assemelha-se muito a uma linguagem de programação; cada comando LaTeX é interpretado por um programa, o qual gera, ao final, um arquivo contendo instruções para gerar de forma gráfica o texto contido no documento.

As inscrições para este minicurso são de fluxo contínuo  e podem ser realizadas através deste link.

Computação científica nas escolas do Ensino Básico através do software Scilab

por admin publicado 04/11/2016 17h20, última modificação 09/01/2017 10h38

Projeto aprovado no edital 01/2016 - PROEX/Univasf

O Scilab é um software livre de computação e programação numérica desenvolvido na França, em 1990, por pesquisadores do INRIA (Institut National de Recherche en Informatique et en Automatic) e do ENPC (École des Ponts ParisTech). Atualmente, o mesmo é mantido pelo Scilab Consortium. A aplicação é similar aos softwares Matlab, Octave e Gauss (Gomez, 1999). Atualmente o Scilab é muito utilizado no meio acadêmico como ferramenta para as mais diversas aplicações incluindo o ensino-aprendizagem de Cálculo Numérico.

Biênio da Matemática

por Manoel Pereira da Silva Filho publicado 09/04/2018 10h23, última modificação 09/04/2018 11h07

O projeto do Biênio da Matemática caracteriza-se por oferecer aos estudantes do ensino fundamental e médio, principalmente da rede pública de educação, e à comunidade em geral, uma visão diferenciada da matemática, mostrando formas de aplicação dessa matéria no dia a dia, de forma lúdica e interativa, por meio de atividades e oficinas, além de palestras e mesas redondas, durante o Biênio da Matemática. As atividades do projeto que é coordenado por um grupo de professores de matemática da Univasf em parceria com o EACC, acontecerão ao longos dos anos de 2017 e 2018. Uma das principais atividades será a realização do evento Trilha da Matemática, uma atividade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, cujo tema é "A matemática está em tudo". 

Assista uma matéria da Tv Caatinga no vídeo: